contorno branco em guitarra, como chama? e como fazer ?

Autor Mensagem
REX CARROLL
Veterano
# jan/05
· votar


Eu conheço isso por friso, talvez se vc conversar com um luthier de confiança eles te deem umas dicas.

EU QUERO ESSA GUITARRA
Veterano
# jan/05
· votar


zerozero
Vc é loco, bem quando eu ia te explica o baguio da cola vc fecha o troço??? é uma cola especial, depende da madeira do braço ou do corpo, algumas guita é feito alem da colagem alguns parafusos são colocados, o bolt-on-neck, eu acho que é isso!!! sei lá tb!!! num tem nada a vê com esse topico, mas ajudei...

EU QUERO ESSA GUITARRA
Veterano
# jan/05
· votar


e esse barato do frizo é uma tinta que passa antes do verniz, se vc quisé faze isso na sua guitarra, vai te que lixa o corpo (estraga se mau-feito) e passa a tinta do fundo depois de seco o contorno com tinta branca ou qualquer outra cor, dá pra fazr vários efeitos com pintura...

zerozero
Veterano
# jan/05
· votar


EU QUERO ESSA GUITARRA

meu topic ja tava virando , uma #***#, ai eu nem vi q vc falo, mas valeu, ajuda, mas se sabe tbm qual q se usa pra cola os frisos?

zerozero
Veterano
# jan/05
· votar


EU QUERO ESSA GUITARRA

mas o q eu vi vo site da gibson é q eles colocam um friso, mas se da pra faze com pintura melhor

EU QUERO ESSA GUITARRA
Veterano
# jan/05
· votar


Com pintura é mais fácil, fica com menos brilho mas fica da hora!!!

EU QUERO ESSA GUITARRA
Veterano
# jan/05
· votar


vc tá montando uma guita????

zerozero
Veterano
# jan/05
· votar


EU QUERO ESSA GUITARRA

o q eu to falando é de fazer um corpo de guitarra , entendeu, e ñ mudar um pronto

se der pra fazer com pintura eu faria o seguinte então:

fazer todo o corpo, na madeira, buracos, etc,...

ai na pintura eu passaria o seladora( acho q é isso {pra ter uma pintura solida}), depois eu passaria as camadas de tinta , pintando a guita de preta e com o canto q seria o friso em branco (com tinta automotiva ,) e depois aquelas camadas de poliuretano( em vez do verniz)

acho q isso é o correto , mas ficaria bom no lugar de frisos, uma pintura, para parecer frisos?

zerozero
Veterano
# jan/05
· votar


EU QUERO ESSA GUITARRA


vc tá montando uma guita????

to pretendendo, montar o corpo, pq montar braço é f**da, por isso eu to pesquisando bem antes de começar

eu compraria o braço, captação, tarracha, ponte, etc..
e faria o corpo , e depois montava

EU QUERO ESSA GUITARRA
Veterano
# jan/05
· votar


não vai ficar ressaltado, mas pra fazer com o tubo,( eu vi aquele site que vc passou) vai dá um trabalho lascado.... hehe haja saco pra fica dobrando aqueles pedacinho da plástico, a quantidade de seladora depende da madeira, vc sabe qual vc tá ai???

zerozero
Veterano
# jan/05
· votar


EU QUERO ESSA GUITARRA

eu ainda to vendo qual lugar melhor pra compra, e qual usar, ñ sei se uso marupa, ou basswood( apesar q eu acho q vai ser ruim de acha)

pq mogno vai ser caro( o q eu queria), e se eu fizer m##rda ja era

mas acho q vou usar marupa, q se acha?

zerozero
Veterano
# jan/05
· votar


EU QUERO ESSA GUITARRA

da uma olhada nessa q o whitexplorer, fez com marupa
http://www.whitexplorer.weblogger.terra.com.br/index.htm

EU QUERO ESSA GUITARRA
Veterano
# jan/05
· votar


Mogno (mahogany) ficaria loco, mas é caro msm! :P
Marupa eu nunca ouvi fala, mas se for fazer uma coisa bonita mesmo, dá uma olhada no resumo das madeiras, peguei na web!!!

_______________________________________________________

I.) Espruce (spruce): embora não tão bonita quanto Bordo (maple), é a vencedora de todos os tempos para o tampo de violões "flat top" (tampo plano). Espruce é leve e tem veio apertado. Isto faz com que a madeira, quando corretamente cortada, vibre de maneira muito semelhante a um cone de alto-falante. Melhor ainda, com o passar dos anos, a seiva escondida nos veios seca gradualmente e cristaliza-se, acentuando ainda mais o brilho e qualidade de resonância da madeira. Espruce "engleman" é a preferida para tampos de violão.

II.) Jacarandá (rosewood): esta madeira, principalmente o Jacarandá Brasileiro, tem-se tornado o padrão de qualidade máxima para traseiras e laterais de violões acústicos. Denso e de aparência maravilhosa, jacarandá proporciona um grave cheio, ótima "mordida" em tons de pico e um distinto médio "quase piano" ao timbre. Enquanto o jacarandá é obviamente perfeito também para escalas, fabricantes tem tido várias limitações para o seu uso em outras partes de guitarras elétricas de corpo sólido. As guitarras ficam muito pesadas, com timbre demasiadamente brilhante e/ou com preço proibitivo. Isto porque a madeira é rara e muito cara. Além desses problemas, a sua porosidade natural requer uma quantidade enorme de selador (e consequentemente mão-de-obra de acabamento) antes da laqueação ou pintura.

III.) Mogno (mahogany): o mogno tornou-se popular para violões pela sua beleza e por ser bem mais barato. Um exemplo? nquanto o "top de linha" Martin D-28 tem traseira e laterais em jacarandá, seu "primo pobre", o Martin D-18 usa mogno; de resto, são idênticos. O uso do mogno proporciona um timbre mais "sala de estar" ao violão. Em outras palavras, o som é estridente, e não brilhante. Não tem uma sonoridade "potente", mas tem sua característica própria - que agradou, inclusive, aos Beatles, em suas primeiras gravações, quando utilizavam Gibson acústicas de construção em mogno. Indo mais longe, até as elétricas de corpo sólido, pode-se construir uma guitarra inteira somente com mogno (exceto a escala). O timbre em elétricas é marcado pelo som morno, repleto de frequências de baixas a médias.

IV.) Amieiro (alder): amieiro é o material clássico usado no corpo das Stratocaster (embora os primeiros modelos tivessem corpo em freixo). O amieiro é de fácil manuseio na fabricação, porque independe do uso de muita seladora. Tem como característica um som cheio e encorpado, mas não chega a ter a "mordida" do freixo. Segundo Fritz, o amieiro é o Chevrolet das madeiras densas (para nós no Brasil, seria o Fusca...). É também muito utilizada nas semi-acústicas.

V.) Freixo (ash): estridente, porosa e pesada seriam as palavras ideais para descrever o freixo, o ingrediente clássico do timbre Telecaster.

VI.) Bordo (maple): os principais usos desta madeira são na cosntrução de braços e como "capa" em guitarras elétricas. O bordo é extremamente denso e duro. Ao mesmo tempo que é ideal para suportar o stress da tensão das cordas como braço, é pesada e muito brilhante para servir como corpo em guitarras sólidas. As Les Paul STD usam a "capa" de bordo para dar um brilho ao som morno do corpo em mogno. A "capa" de bordo pode ser ainda trabalhada de modo a "desenhar" de maneira extraordinariamente bonita o corpo do instrumento, já que os padrões dos veios, cortados de maneira artística, ao serem preenchidos com os mais diversos processos de acabamento disponíveis são enfatizados. Vide as PRS de Carlos Santana ou as Gibson Les Paul Flamed Maple. O bordo pode ser também utilizado em fundo ou laterais de violões, mas não com tanta frequência como jacarandá ou mogno.

VII.) Ébano (ebony): quando não usado em pianos, é um ótimo material para escalas. É uma madeira extremamente forte, brilhante e durável. O ébano do Gabão, vindo somente desta província na África, é o preferido, por sua cor pura e profundamente negra. O ébano Macassar é, porém, o mais utilizado, por ser muito mais barato - mas possui veios na cor marrom. Por isso, é frequentemente "tingido" para se passar pelo outro...

VIII.) Nogueira (walnut): a nogueira é uma ótima alternativa para o mogno. É forte, tem timbre morno e é naturalmente bonita. Funciona bem em corpo de guitarras sólidas, e fundo e lateral de acústicas. Se cortado apropriadamente ( perpendicular ao crescimento anual da árvore ou uma fatia abaixo do centro do tronco ), é estável o bastante para ser utilizada até em construção de braços.

IX.) Cedro (cedar): o cedro é uma das poucas alternativas para substituir espruce na confecção de tampos planos em violões. Tem brilho, leveza, e a cor vermelho profundo adiciona um "look" diferenciado ao instrumento - além do quê, você nunca mais terá traças na sua case...

X.) Madeiras "alternativas": as "madeiras alternativas" mais comuns são "purple heart", pau-ferro, "wenge" e "bubinka", que vem encontrando seu lugar na construção de instrumentos de corpo sólido. Estranhamente, elas tem sido usadas com maior frequência por fabricantes de baixos (que são muito mais aventureiros do que os tradicionais conterrâneos guitarreiros). Basicamente, estas madeiras são marcadas por sua força, densidade, e por sua especial utilidade quando multiplamente laminadas (combinadas) em construções do tipo neck-trough-body (braço inteiriço ao corpo). O resultado é um instrumento com incrível sustain e estabilidade. Tanto é que elas vêm ganhando espaço até em alguns modelos de fabricantes conceituados.
Além das madeiras acima, existem milhares de outros tipos que são ou foram experimentadas com qualidades e defeitos na construção de instrumentos, já que constantes experiências vêm sendo feitas neste sentido por um motivo óbvio: o suprimento de madeira mundial está cada vez mais limitado, e o uso das madeiras tradicionais, de características já conhecidas e testadas através dos anos, tem em contrapartida o elevado preço final do instrumento de qualidade.

EU QUERO ESSA GUITARRA
Veterano
# jan/05
· votar


hehe enchi seu topico

zerozero
Veterano
# jan/05 · Editado por: zerozero
· votar


EU QUERO ESSA GUITARRA

heheehe agora to na duvida da madeira, qual se acha melhor, queria um som grave, e q ñ custasse o preço de um mogno

EU QUERO ESSA GUITARRA
Veterano
# jan/05
· votar


Pau-ferro é bom pra violão, eu acho o timbre do meu di giorgio bom pra caramba, já ouvi falar em guitarras com essa madeira, mas nem tenho noção do preço... hehe, mas é boa, com pouca seladora, ela cristaliza rápido. é bacana dá uma pesquisada dela antes. A white explorer fico bacana, mas a marupa é muito clarinha, se for pinta de preto eu acho que vai fica feio.... sei lá

zerozero
Veterano
# jan/05
· votar


EU QUERO ESSA GUITARRA

valeu cara, se ta ajudando pra caramba!, vou dar uma olhada nesse pau-ferro

zerozero
Veterano
# jan/05
· votar


EU QUERO ESSA GUITARRA

olha esse topic

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/5484/

parece q a tagima usa marupa

janick
Veterano
# jan/05
· votar


o mogno tornou-se popular para violões pela sua beleza e por ser bem mais barato.

zerozero
Veterano
# jan/05
· votar


hehehe mogno barato?!?!? aonde isso

zerozero
Veterano
# jan/05
· votar


EU QUERO ESSA GUITARRA

um cara me falou de vinhatico, e gonçalo alves para o braço, sera q é bom, o cara disse q é

zerozero
Veterano
# jan/05
· votar


EU QUERO ESSA GUITARRA

um cara me falou de vinhatico, e gonçalo alves para o corpo, sera q é bom, o cara disse q é

REX CARROLL
Veterano
# jan/05
· votar


um cara me falou de vinhatico, e gonçalo alves para o corpo, sera q é bom, o cara disse q é
[/i][i]

Olha essas madeiras naum são lá muito conhecidos, eu tenho a impressão de que já ouvi elogios do vinhático, mas também naum tenho certeza, dá uma olhado no tópico fixo de luthieria e que lá tem umas dicas bem legais de madeiras.

O pau de ferro parece ser legal e acho q naum é lá tão caro!

zerozero
Veterano
# jan/05
· votar


REX CARROL

é q o cara disse q essas madeiras tinham bastante graves, e dissew tbm q eram boas, esse pau de ferro eu nem conheço, o timbre dele é bom?

EU QUERO ESSA GUITARRA
Veterano
# jan/05
· votar


janick
O mogno é mais barato que algumas madeiras, vê o preço de um teco de ebony hehehe

zerozero
O pau-ferro é uma madeira boa, eu gostei, nunca fiz uma guitarra, nada, mas um luthier disse que é a mais indicada pra violões e guitarras semi-acústicas, agora elétrica eu sei lá como o som vai ficar!!! :}

REX CARROLL
Veterano
# jan/05
· votar


É como o EU QUERO ESSA GUITARRA disse, num violão fica bem legal mas numa guita elétrica, naum sei se alguém já fez, talvez se vc perguntasse pra um luthier, eles poderiam indicar a madeira ideal pro som que vc quer.

Lisca
Veterano
# out/05
· votar


Para a colocção do friso é preciso fresar a guitarra em seu contorno na largura e fundura do friso. Depois colocar o friso que pode ser da cor preta, branca ou intercalar uma camada de cada cor. Todo esse procedimento deve ser feito antes de pintar ou envernizar o corpo.
Mais duvidas é só perguntar..

White Explorer
Veterano
# out/05
· votar


Acho q da pra usar o cano de PVC sim, basta vc conseguir cortar as tirinhas retinhas.
Mais se vcs naum querem fazer pode comprar pronto, sai meio caro mais ta ai o link pra quem se interesar.
Bind
http://www.vintagebrasil.com/produtos.asp?PaginaAtual=5&codigo_categor ia=1&nome_categoria=Acessórios

Flw!

Guitar_L
Veterano
# out/05
· votar


zerozero
A Tagima usa Marupá em todas as guitarras eu axo, dah uma olhada no site deles.

Guitar_L
Veterano
# out/05
· votar


White Explorer
basta vc conseguir cortar as tirinhas retinhas.
Ou se ficar meio torto vai lixando ateh ficar certinho...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a contorno branco em guitarra, como chama? e como fazer ?