Tá, eu sei escalas, e daí?

    Autor Mensagem
    romulo_ctba
    Veterano
    # jan/05


    Bom, veja...
    Eu posso saber d cor e salteado os desenhos da escala maior
    Tipo, a de sol
    mas d q adianta?
    como vou adaptar?
    veja
    eh akele
    1--2-----4--
    ---2-----4---
    1----3--4---
    1----3--4-----
    1-2-----4------
    --2-----4----
    e tem na casa 5 da corda E
    e assm va

    mas... pra q demonios vou usar isso?
    (e plz, n me digam "improvisar", se falarem, me diz comoooo)

    thanx
    desculpe ser grosso e preguiçoso XD

    Marcelodeoliveira
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    vc usa para improviso, formar acordes etc...

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
    · votar


    romulo_ctba

    Se você quiser, use também a busca. Tem excelentes tópicos com dicas pra improvisação.... comece fazendo isso:)

    romulo_ctba
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Maaaas
    e pra q diabos escala?
    uheaeauauheaea
    tipo...
    se eu quiser fazer um solo, eu n posso fugir da escala?
    TENHO q usar escalas?
    o.O

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
    · votar


    romulo_ctba

    Não, tem que usar a cabeça!

    Hocus Pocus
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    cara vc memorizar as escalas é uma coisa que você faz para facilitar na parte mecânica, de tocar mesmo, metar a mão na guitarra e saber os intervalos, as notas...
    agora se você sabe, você tem que começar a extrair melodia das notas que estão ai...

    Snarf
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    tipo ele ta querendo dizer o seguinte...............
    como q ele cria um solo em cima dessa escala??
    ou um acorde saka

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
    · votar


    Snarf

    Com certeza não é do tipo de coisa que se aprende em um tópico.

    Não é por aí o caminho. É bom estudar mais teoria como noções de intervalos, formação de acordes, etc...

    _ YzY _
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    pra cria um solo vc usa, naum necessariamente, as notas da escala ..solta sua imagina;caum e criatividade nessas notas ... o chape eh soh pra memoriza ...

    bulldog
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Ouve uns blues e pega aquelas frases. Nada melhor pra começar.

    Victor Rodrigues Barbosa
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    tire solos, entenda o que o guitarrista fez, analisando a escala utilizado, isso é mto bom.

    bulldog
    Ouve uns blues e pega aquelas frases. Nada melhor pra começar.
    Concordo plenamente.

    É extremamente necessário ter um cd de bases para improvisar em cima delas, ou até um cd normal, qualquer um, basta descobrir a escala utilizada.

    O MELHOR A FAZER É ENTRAR EM UMA AULA.

    Light Angel
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    cara tem uma revista ótima que saiu agora que explica isso tudo mas só que tem que ter uma base de harmonia pra entender.
    É a Método de guitarra tudo sobre improvisação de Daniel Sá coleção Toque de mestre edição 5
    [i][/i]

    zacaoamargo
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    romulo_ctba
    Escute muito blues e jazz.......
    gosto de escutar solos de violino (Mozart e outros caras). Tudo isso é bom pra treinar o ouvido e a percepção.
    Saber as escalas é fundamental para se localizar no braço, eu creio.
    Mas para improvisar tem muito de ouvido também....percepção, sentimento, criatividade. Não é algo que se ensina.....mas se pode treinar e crescer isso.

    Alexandre Souza
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Não, tem que usar a cabeça!

    Boa

    Adriano Medeiros
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    romulo_ctba
    já q vc está tendo dificuldades para criar alguma coisa com essas escalas decoradas entao está na hora de vc tocar cara escala dessa e cantando as notas q esta tocando ao mesmo tempo, assim vc começará a perceber as coisas

    nao tem como vc aprender a usar uma escala em um topico do forum, vc aprende a usa-las com sua criatividade

    Renato gomes
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: Renato gomes
    · votar


    romulo_ctba
    Criatividade é muito bom, mas antes disso vc precisa saber um pouco de teoria musical, teoria sozinha não faz milagre, e criatividade sozinha tb não.

    Existe algo que toda música tem que se chama campo harmônico. Trocando em miúdos, é a harmonia da música, os acordes e tonalidades que estão rolando na música...
    Em uma determinada tonalidade vc tem algumas notas que vc pode usar pra soar bem naquela tonalidade e outras vc não pode tocar pq soam mal.
    a escala é só um "guia" com as notas que vc pode usar em determinada tonalidade.
    Por exemplo: Se a música tem os seguintes acordes: Dó Maior, Fá Maior e depois Sol Maior.
    Essa música se encaixa na tonalidade de Dó Maior, pois esses três acordes que eu falei tem todas as notas dentro da escala de Dó maior, não é mesmo?
    Então, se vc na hora de improvisar nesta música vc usar as notas da escala de dó maior, tudo vai ficar bonito.
    Experimente em casa... Grave uma base com vc tocando esses acordes (do maior, fa maior e sol maior) e depois improvise em cima utilizando as notas da escala de dó maior. vc vai ver que vão soar bem. claro que pra improvisar bem é necessário mais que isso. tem algumas notas que vc não pode terminar uma frase nelas pq soam mal, etc... mas isso vc só pega com a prática.
    depois pegue a mesma base e improvise usando as notas da escala de mi maior em cima dela por exemplo. vc vai ver que vai soar horrivelmente ruim!! por vários motivos. por exemplo: a escala de mi maior tem a nota mi bemol, se vc tocar ela enquanto estiver rolando o acorde de dó maior na base, este mi bemol vai chocar com o mi natural(que é a terça do acorde de dó maior). e esse choque não cai bem. fica horrível.
    já com as notas da escala de dó maior isso não acontece. tudo soa bem.
    é pra isso tb que servem as escalas. pra vc ter notas que caiam bem na hora de improvisar em uma determinada harmonia (conjunto de acordes).
    O bom improvisador sabe muito bem escalas, e ele sabe quando e como usa-las, dependendo dos acordes (harmonia) que estão rolando na música.

    Espero ter te ajudado,
    Renato Gomes

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Cara, a melhor coisa que vc faz é ir procurar um professor...

    Philipius
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    O que falta é o famoso feeling, saber o que fazer com tanta nota que você consegue tocar.

    Escute mais músicas, tire mais músicas. Sinta a música!

    Abraço!

    deathmeister
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    EU tbm tinha decorado todos os shapes de escalas, mas ai eu tentava criar musica e eu ia andando nos shapes, mas depois que eu passei a pensar nas notas da escala e nao em formato, ai sim.

    Gooya
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Cara.. não consegue usar escala?? Não sabe pra que serve?? Vai fritar ovo mermão!!!

    Gooya
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Cara.. não consegue usar escala?? Não sabe pra que serve?? Vai fritar ovo mermão!!!

    Humberto Nunciaroni
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Pega a escala, coloca um pouco da sua alma e
    manda bala

    ps--uma otima musica para improvisar (talvez a melhor) é
    WHILE MY GUITAR GENTLY WEEPS dos Beatles

    cidbacam
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Daí Caras,

    Bom, não quero complicar, mas me batí muito até entender como usar as escalas em improviso numa base. Não encontrei uma regra clara de como usar as escalas. Somente conseguí aplicar as escalas da seguinte forma. Criei e gravei uma base no violão com 3 acordes. C, Am, G . Começei com uma escala de C (maior) improvisando aleatoriamente pela escala (em C) passando pelos 3 acordes. Ficou legal, mas algumas notas pareciam fora do tom, notei que ficava melhor deixar soar mais a Tonica (no caso C) e passar rapidamente pelas demais notas. Tornei isso uma regra (pra mim) e decorei mais alguns shapes (desenho) da escala maior para ter mais opções.

    Depois na mesma base quando o playback estava tocando o C apliquei uma escala de C, quando o tom mudou para Am, apliquei uma escala em Am, quando o foi para o G apliquei a escala de G. Funcionou! mas a tonica deve sempre estar em destaque. Depois começei a decorar "licks" de outros guitarristas e apliquei estes licks sobre a mesma harmonia. Funcionou. Percebí que alguns destes licks não coincidiam com as notas da escala, mas funcionavam, descobri que foram feitos sobre escalas pentatonicas, egipcias, napolitanas e modos doricos... etc... mas só funcionavam se as notas fossem digitadas na sequencia, qualquer mudança na ordem das notas dos licks o solo saia do tom. Ainda não entendo exatamente o porque, sei que está ligado com o "campo Harmônico", e este estou estudando no momento.

    O que quero dizer com tudo isso é que a teoria é importânte, mas o mais importânte é prestar atenção na harmonia e "imaginar" o solo antes de tocar, fica bem mais legal. As escalas, as digitações (shapes) e licks são fundamentais para fazer um solo legal e mesmo para tirar os solos das musicas. Outro ponto importante é o treino. Treinar os dedos para poder tocar "rápido" e "limpo", uma vez que hoje a maioria das músicas tem solos extremamente rápidos. Voce pode criar seus próprios exercícios a partir de shapes. Exercícios usando a escala cromática, na sequencia da escala, alternando os dedos ex.: dedo 1-2-3-4, dedo 1-2, 1-3, 1-4, 2-3, 2-4, 3-4 (este é porrada) em todas as cordas, alternando cordas na 6ª corda pulando para a 1ª corda, depois para a 3ª e assim por diante. Dá pra ficar semanas só brincando com o cromatismo. Um metronomo ajuda bastante no desenvolvimento da velocidade.

    Estou aprendendo muito com as video-aulas do Kiko Loureiro. Vale a pena.

    amico
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    usa as notas das escalas em outra parte do braço. exemplo: vc pode usar a nota , vamos dizer, o dó, em todos os dó que tem no braço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tá, eu sei escalas, e daí?