Autor |
Mensagem |
dizzy182 Veterano |
# jan/05
ae galera.. alguem recebeu no mail essa parada ae da revista gringa que ensinava rapidaum a penta?? se alguem tiver diz ae... ou manda pra mim please que eu tranformo o tif em jpg e hospedo num servidor web pra td mundo poder baixar... alguem recebeu??? vlw!!!!!
|
BlaCk LaBeL Veterano |
# jan/05
· votar
Vixi, acho que o Curly escreveu em grego... hehehehe! Mas, eu traduzo: TÁ NA CENTRAL DE DOWNLOADS!
|
dizzy Veterano |
# jan/05
· votar
qual eh o mail da central de downloads please? vlw!
|
dhelly Veterano |
# jan/05
· votar
Site
www.walla.com
ID: guitarraclub
senha: guitarra
|
_ YzY _ Veterano |
# jan/05
· votar
recebi sim ... vlw
|
metal hell Veterano |
# jan/05
· votar
vlw kra , jah recebi. abração :]
|
dizzy Veterano |
# jan/05
· votar
ae galera.. os jpgs:
http://gramofocas.com.sapo.pt/pentatonic_1.jpg
http://gramofocas.com.sapo.pt/pentatonic_2.jpg
http://gramofocas.com.sapo.pt/pentatonic_3.jpg
http://gramofocas.com.sapo.pt/pentatonic_4.jpg
http://gramofocas.com.sapo.pt/pentatonic_5.jpg
http://gramofocas.com.sapo.pt/pentatonic_6.jpg
vlw ae dhelly pela senha... BlaCk LaBeL tú queria msmo que eu ficasse lendo trocentas paginas de espostas.. neguinho querendo ser vitima de spammers... eu naum...
|
BlaCk LaBeL Veterano |
# jan/05
· votar
dizzy
Ah, cara... não levaria nem 3 minutos pra ler... Mas, tá resolvido o "pobrema".
|
sinpronet Veterano |
# jan/05
· votar
o fera me mande pro meu email aiiiii essa escala!!!!sinpronet@hotmail.com
|
italo_angra Veterano |
# jan/05
· votar
eh em ingles?
|
REX CARROLL Veterano |
# jan/05
· votar
italo_angra
Sim é em inglês!!!!
LEGAL né to até agora pra consegui traduzi
|
dizzy Veterano |
# jan/05
· votar
alguem tem a manha de traduizir isso ae e postar pra galera??
sinpronet
clica nos links na pagina... melhor vou te mandar os links... hotmail sabe como eh.. 1,5 megas estora a caxa...
|
crau Veterano |
# jan/05
· votar
no walla tem o metodo completo para guitarra de 6 e 7 cordas do Rusty Cooley
|
Fabiano_GuItAr Veterano |
# jan/05
· votar
dizzy
tem um programa na net q xama lingoware (ou alguma coisa assim) eh soh vc clica nele e arrasta o mouse pra onde vc quer traduzi, ele traduz tudo, mas eu num posso ajuda pq o q vc axa na net expira em 30 dias, e o meu ja expiro, ai nao da pra instala + heheeh
|
dizzy Veterano |
# jan/05
· votar
Fabiano_GuItAr
vlw ae.. acho que ja usei ele.. o problema eh que eh imagem.. ele consegue tbm?? acho que vo ter que digitar o texto da img neh?? vlw
|
reylle Veterano |
# jan/05
· votar
por favor galera algeum que manja traduz ae pra gente tem nego(que nem eu)que nao consegue traduzir e os programas que traduzem mais parecem o mestre yoda...por favor galera ajuda ae...
|
dizzy Veterano |
# jan/05
· votar
reylle
mestre yoda heuehuehueheuheuheuheueuehuehuehuehuehuehuehuehueheuheuehuehueehuehueh ueehuehuehuehuehehueuheuehehueehheuheheuehuheuehuehuehuehuehue
|
prog_jam Veterano |
# jan/05
· votar
penta_1.jpg:
Enquanto eu era um estudante em Berklee, um dos meus professores era Bill Leavitt, escritor de todos esses Métodos Modernos de Guitarra.
Toda semana, parte de meus afazeres era aprender uma nova escala ou arpeggio. Eram muitos e uns bastantes "tricky"(derivado de trick, que quer dizer truque).
Perguntei a Bill se tinha de aprender a todos, ao que respondeu: "Bem, sim e não. Aprendendo todos você começa a enxergar o que é possível e também aprende a aprender. Começarás a utilizar o que lhe for mais confortável e jogará fora o restante, mas o que você gosta não poderá ser limitado ao que seus dedos são capazes de fazer hoje.".
|
prog_jam Veterano |
# jan/05
· votar
penta_2.jpg:
Mês passado pegamos escalas pentatônicas e as quebramos de maneira a conseguir 5 formatos: Box H, Retângulo, Box L, Trapezóide "Forward" (pra frente) e Trapezóide "Reverse" (pra trás ou ao contrário) - EXEMPLO 1 - .
Também discutimos o princípio de refração "warp" (quando a pegada está "offset" de um traste enquanto cruza a "warp refraction threshold" entre a segunda e e terceira cordas) - isso é, o efeito de humming na sutileza da passagem de cordas e quando se busca outra nota na mesma corda e se faz um indesejado slide. - . Conectando esses formatos (Ex 1 ainda) "across the neck" (de maneira vertical) e "diagonally" (diagonalmente) ao mesmo tempo faz-se formar um interessante relação.
Os exemplos musicais a seguir são um "attempt" para mostrar "A Grande Figura".
ACROSS THE NECK:
O EXEMPLO 2 mostra como essas conexões de formatos se movem pelo braço.
O EXEMPLO 3 mostra coo elas se conectam na próxima posição, só que de forma mais aguda. Se você já conhece escalas pentatônicas esses vão parecer-lhe familiar. Novamente, o Ex3 é uma continuação do Ex2; eles se encaixam como peças de quebra-cabeças.
|
prog_jam Veterano |
# jan/05
· votar
penta_3.jpg
Vamos agora adicionar essas digitações à tabela dada mês passado no "Captain's Log.". Veja CHART A.
Se estás prestando a devida atenção a como isso emerge, verás que de maneira horizontal a ordem seguida é Box H, Retângulo, Box L, Trapezóide "Forward" e Trapezóide "Reverse". Já de maneira vertical: Box H, Box L, Trapezóide "Reverse", Retângulo e Trapezóide "Forward".
Pense nisso po um momento. Memorizando 5 formatos, a digitação vertical e a horizontal e combinando isso com o entendimento de como o princípio de refração "warp" funciona, você será capaz de mapear as pentatônicas atravéz de todo o braço da guitarra. Não só isso, mas será muito mais fácil memorizar 3 simples idéias a milhões de pontos. Pense menos, toque mais.
Aqui está a tabela de escalas em sua forma mais completa (CHART B). Seja capaz de visualizar essas letras quando olhar para a escala do braço. Copie a tabela para uma pauta e mantenha-a em sua estante de pauta se isso for lhe ajudar a memorizar a seqüência dos "patterns". No fim, isso será seu guia de referência para pentatônicas.
|
dizzy Veterano |
# jan/05
· votar
prog_jam
pow cara vlw ae.. eu ia demorar umas horas pra entender essa parada... vlw ae...se puder traduzir o resto please|!!! vlw msmo!!
|
prog_jam Veterano |
# jan/05
· votar
penta_4.jpg:
DIAGONAL
Aqui temos 2 exemplos de pentatônicas em diagonal.
O EXEMPLO 4 está baseado no Box L em um set de 3 cordas. Tem uma nota extra de slide (você acessa a nota escorregando sua mão esquerda -direita para os canhotos- para a próxima posição) no fim de cada seqüência de notas. A nota extra ainda está na escala, mas não contida no Box L. Isso é uma ótima ilustração de quão fácil pode ser utilizar isto efetivamente.
Veja agora como o Ex4 funciona na tabela C (veja CHART C). É interessante que todos os 5 formatos apareçam diagonalmente da mesma maneira.
O EXEMPLO 5 utiliza todos os 5 formatos. Quando movendo-se em diagonal, os formatos aparecem na mesma ordem da vertical de cima (2&1) para baixo (6&5). A tabela D (veja CHART D) mostra isso de maneira clara. Legal, né?
|
Curly Veterano |
# jan/05 · Editado por: Curly
· votar
prog_jam
vou complementar a sua tradução, usando uma interpretação mais livre:
penta_2.jpg:
Mês passado pegamos escalas pentatônicas e as quebramos de maneira a conseguir 5 formatos: "H", "Retângulo","L", "Trapezio", "Trapézio invertido" (EXEMPLO 1). Também discutimos o princípio do "portal" (quando a digitação fica deslocada de um traste enquanto cruzamos a linha imaginária entre a segunda e e terceira cordas). Conectando esses formatos ao longo do braço e diagonalmente ao mesmo tempo alguns padrões interessantes começam a ficar claros. Os exemplos a seguir são uma tentativa para visualizar a coisa como um todo.
ACROSS THE NECK:
O EXEMPLO 2 mostra como essas conexões se formam ao longo do braço.
O EXEMPLO 3 mostra como elas se conectam com a posição acima. Se você já conhece escalas pentatônicas esses formatos vão parecer-lhe familiar. Novamente, o Ex3 é uma continuação do Ex2; eles se encaixam como peças de quebra-cabeças.
|
prog_jam Veterano |
# jan/05
· votar
penta_5.jpg:
REVERSE DIAGONAL (Diagonal Reversa)
O EXEMPLO 6 começa lá em cima do braço, nas cordas 6&5, e move-se em diagonal na direção do "headstock" (mão do braço) para as cordas 2&1. Os slides do indicador (dedo da mão numerado como 1) levam-te de posição para posição exatamente.
Todos os 5 formatos estão presentes em cada coluna diagonal. Aqui, a ordem dos fomatos aparece da mesma maneira de quando tu te moves horizontalmente. Compare os dois movimentos na tebela E (veja CHART E).
A TWO-DIMENSIONAL WORLD REVEALED (Um mundo bi-dimensional revelado)
A geometria da escala, mais que qualquer coisa, é intensionada a prover um mapa que faça sentido e ao mesmo tempo que seja de fácil memorização. Todos os exemplos musicais dados são apenas variações de um único pequeno exercício. Foram eles desenhados especificamente para mostrar as idéias aqui apresentadas. A grande idéia (ou o mapa da mina ou qualquer outra analogia que prefiram) é entender como os diagramas de escala, os exemplos musicais e as tabelas são relacionados uns com os outros. Uma vez que você "pegue isso" pode ser uma boa idéia vir à tona com alguns de seus próprios "riffs". Tentem seguir seus próprios caminhos através das tabelas (charts), começando por diferentes posições ou diferentes pares de cordas ou ainda melhor: tente "comping up" sua própria maneira de organizar pentatônicas.
|
prog_jam Veterano |
# jan/05
· votar
Curly
sinta-se livre para continuar. vou postar a seguir a última página.
|
Curly Veterano |
# jan/05 · Editado por: Curly
· votar
(aqui não é tradução, é só um comentário meu) Na verdade a coisa é muito simples: o cara visualiza a pentatônica como formada por 5 pedacinhos (de 4 notas), formados sempre em 2 cordas adjacentes, q ele chama abreviadamente de H, L, Rect (retangulo), F (trapézio) e R (trapézio invertido). A posição relativa desses "pedacinhos" ao longo do braço é sempre fixa. Assim o H está sempre acima do Rect, o L está sempre a direita do H, o R a direita do Rect e assim por diante, conforme a tabela q ele chama de CHART B. E quando passar da 3a p/a 2a corda lembrar deslocar um traste p/baixo. Só isso mesmo.
|
prog_jam Veterano |
# jan/05
· votar
penta_6.jpg:
Por último você quererá alcançar um ponto onde isso se torne automático e seus dedos simplesmente "entendam". Mais de sua concentração poderá assim ir para o que você ouve e sente.
A filosofia de Socrates dizia que o "ultimate" conhecimento era conhecimento nenhum. Antes de "I stumbled" nessa aproximação, achava eu saber algo sobre guitarra. Quando realmente percebi isso, meu conhecimento em pentatônicas cresceu "a hundredfold" (poderia ser traduzido como monstruosamente). Quanto mais nisso me aprofundava, mais coisas encontrava, e 10 anos depois, ainda não encontrei o fundo.
Tudo isto acontece enquanto percebo o quanto aprendi, o quão pouco ainda sei e quão longe ainda posso ir.
CAP, SHE'S BREAKING UP
Nota do tradutor: neste capítulo é falado apenas um pequeno desfecho com muito pouca didática e muita falação sobre lógica e entropia, que são fontes de força criativa. Com relação à entropia é citado um cara brilhante chamado Stephen Hawking (Universo em uma casca de noz e outros títulos de física, meta física e por aí segue, a quem interessar)
que é tetrapégico e escritor (fascinante, não?) e por fim faz uma piadinha em cima do texto.
espero que tenha servido. Grande abraço,
Bruno
|
thengel Veterano |
# jan/05
· votar
meu ingles eh bom e eu mesmo traduzi soh ke isso eh mto confuso a parti da pagina 3 eu nao intendi mais nada...isso eh mto confsio nao consigo entder
|
dizzy Veterano |
# jan/05
· votar
ae galera... vlw.. vcs são 10!!!.. vo estudar essa parada agora... qm sabe naum eh dessa vez que eu aprendo a penta e dexo de ser taum mediocre
|
Brunopessoa Veterano |
# nov/07
· votar
E ai galera blz tem como vcs enviarem esse lance ai das pentatonicas pro meu e-mail...por favor!! vlw ae!! brunovfpessoa@gmail.com
|