Se ligue menos em equipamento.

Autor Mensagem
Fabiano_GuItAr
Veterano
# jan/05
· votar


fernandosales

+ ele soh tem o catalogo, ele nao vende, soh quero pra fika por dentro dos preços de la

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/05
· votar


fernandosales
Concordo apenas em parte com vc. Nem tanto ao mar nem tanto à terra.
Meu critério para recomendar um instrumento para um moleque que está começando é pautado nos seguintes pressupostos:
Simplicidade - o instrumento deve ser simples e objetivo, pois quanto mais "peripécias" e dispositivos complexos, maior o custo de manutenção e a possibilidade de quebra.
Madeira - Instrumentos de compensado não prestam em princípio e dificilmente podem ser melhorados por "up-grades".
Confiabilidade e boa construção - instrumentos que vem de fábrica com defeitos não servem para nada e algumas fábricas são "useiro e veseiro" nessa prática de falta de controle de qualidade.
Possibilidade de melhorias - algumas guitarras não vão se transformar em uma Fender Strato 1962 ou numa Gibson Les Paul 59, mas podem ser significativamente melhoradas com uma troca de captadores e tarrachas, já outras não.
Muitos garotos, por desinformação ou "feitiche da mercadoria", compram instrumentos novos de baixa qualidade tendo a possibilidade de comprar um usado que muitas vezes é muito superior ao novo; esquecem-se também que a guitarra precisa de um amp no qual ele possa no mínimo estudar e ensaiar numa garagem, bem como de efeitos (se for o caso) duráveis e de boa qualidade. Música, mesmo se for encarada como hobbie, é uma atividade cara e que exige muito mais do que a prática (ou estudo) do instrumento.
Música é arte acima de tudo, não egolatria, e isso é dificílimo de um adolescente compreender em sua totalidade. Por outro lado também é uma profissão como outra qualquer, e um profissional da música tem que pagar suas contas e trabalhar como qualquer pai-de-família; e, se a "maré não está para peixe" para 99% das pessoas do mundo, também na PROFISSÃO de músico as coisas não são nada fáceis.
Estas são apenas algumas opiniões que julgo serem capazes de enriquecer o debate.
Abç

nothing else matters
Veterano
# jan/05
· votar


fernandosales
Não concordo completamente,no lado profissional por exemplo,você precisa sim,ter um bom equipamento para que "olhem pra você".

fernandosales
Veterano
# jan/05
· votar


Concordo com vc! como disse, não estou recomendando a ninguém que compre instrumentos ruins, e quando eu disse um boa regulagem, não é pra transformar um gianini numa gibson 59, apenas num som que seja interessante dentro das possibilidades financeiras. Quando alguns de meus alunos me pedem orientação quanto a compra do instrumento, recomendo até se puderem, fazerem com um luthier especializado, no qual vc terá a possibilidade de escolha desde a madeira que vai ser utilizada até as tarrachas e captação, e existem alguns instrumentos feitos por luthiers que são bem melhores que alguns de marcas famosas. Mas existe o outo lado da moeda, gente que ama a música mas realmente não tem possibilidade de comprar um instrumento bom, mesmo usado, então dessa forma, não vou desestimulá-lo dizendo que espere mais 1 ou 2 anos para comprar um instrumento realmente bom. Existem na música, como em todos os segmentos de consumo, materiais bons e caros e materiais que não tão bons mas que servem também pelo menos pra começar e estimular. Alguns instrumentos são realmente ruins, mas se é só isso que se pode comprar, então dá sempre pra melhora ele pra tentar tirar um som melhor.Acho que o importante é começar, meu primeiro carro foi um fusca, aprendi a dirigir nele... entende... Digo isso porque vejo muita gente boa que desiste por não conseguir comprar logo um instrumento de ponta e não aguentam a gozação dos outros por andar com um gianini no braço.
O Equipamento é importante, mas não mais do que o talento humano.
Obrigado por sua opinião, vc é extremamente inteligente e tem razão no que diz.

fernandosales
Veterano
# jan/05
· votar


A mensagem a cima foi enviada para Maurício Luiz Bertola.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/05
· votar


fernandosales
É isso aí cara, essa discussão é importante e espero que a molecada que frequenta esse fórum a leia.
A propósito, eu tenho um Gol 1980 (1° ano de fabricação) eh,eh,eh,eh,eh...
Também sou Professor...
Abç

fernandosales
Veterano
# jan/05
· votar


nothing else matters

O lado profissional é outra coisa, estou realmente falando da grande maioria dos guitaristas que não o são. Tem gente que paga 3000 reais numa guitarra pra ficar tocando no quarto. É melhor pagar 800 e gastar o resto do dinheiro com outra coisa.
No lado profissional, equipamento impõe respeito, mas não menos do que o guitarrista. Senão pode-se virar o famoso "mascarado" O cara chega com um Super equipamento e na hora de tocar não sai nada. Lógico que se vc puder comprar o que há de melhor, compre.... Eu não sou tão bobo a ponto de não concordar com isso. Se puder unir o melhor guitarrista ao melho equipamento, ótimo. Se for pra escolher, eu prefiro pagar um bom e caro professor do que comprar um equipamento mais caro.

__spike__
Veterano
# jan/05
· votar


fernandosales

Concordo com você, inclusive esse tópico me fez lembrar que também é a "pegada" do guitarrista que faz o som, senão não haveriam guitarristas que se destacassem exclusivamente por seu estilo de tocar... Como desde os harmônicos destruidores do Zakk Wylde até a guitarra virtuosa do Satriani.. (o Zé Lídio, hehe)..
Valeu! achei muito construtivo esse tópico, para mim a guitarra ainda é um hobbie, mas um dia pretendo me empenhar para ser um profissional...
Abraços

fernandosales
Veterano
# jan/05
· votar


Spike

Vc falou bem ESTILO, é o que diferencia os guitarristas uns dos outros. Podem ter dois guitarristas com o mesmo equipamento, mas um se destaca mais, pelo virtuosismo e talento na execução da música.

Repito, o talento e dedicação é mais importante.

Abraço.

Claudio Natureza
Veterano
# jan/05
· votar


fernandosales

vc é muito marrento isso sim, vai dar aula pras tuas negas seu ninguém.

ai galera, a lista de preços de instrumentos está num tópico, digitem paraguai na busca, em música em geral que aperece, valeu, fui, vou sair desse tópico cretino.

fernandosales
Veterano
# jan/05
· votar


Claudio Natureza

Típico de uma pessoa que fica sem argumento.

Passoka
Veterano
# jan/05
· votar


não vejo mal nenhum na galera querer equipamentos. Se reparar bem, em qualquer hobby/atividade é assim.

Muita gente tem um Pentium 4 HT quando poderia ter um celeron. Muita gente compra ferraris para andar a 80km/h.

Por que com música seria diferente? Se alguns podem gastar, sem problemas. Esse giro ajuda as empresas a desenvolverem novos produtos e a baratear outros, o que também ajuda aqueles que precisam de novos instrumentos, melhor qualidade e não tem recursos para pegar o top de linha.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/05
· votar


A alguns anos atrás, quando estava a terminar meu Mestrado em SP, fui com um amigo e colega de Pós comprar um baixo Condor. Na Loja (Teodoro Sampaio) havia um moleque, sua mãe e o seu professor de guitarra comprando uma Fender e um amp Princeton. O vendedor estava nas nuvens e o professor dando força para o moleque. Ficamos meio chateados, afinal, nós dois éramos experientes, inclusive na vida, sabíamos tocar razoávelmente e pais-de-família, lutávamos duro para poder comprar algo para nós enquanto um "filhinho-da-mamãe" ganhava "de mão-beijada" uma Fender Strato American Standart e um Fender Princeton... Meu amigo, ao entrarmos na fila para pagarmos, segurou firmemente o ombro do moleque e disse-lhe olhando bem nos olhos: "...tu vai aprender a tocar essa p... direito hem..."
Filhinhos da mamãe existem, e o mundo não é um lugar justo de maneira nenhuma, mas acho que o nosso desconforto foi ter percebido (Deus queira que estejamos errados!) que aquele gurí iría tocar aquela p... guitarra por uns 6 meses e esquecê-la em um canto qualquer de sua mansão, enquanto (eu e meu amigo, como professores que somos) temos alunos pobres, mas talentosos, para qual aquela guitarra e amp seriam um passaporte para uma vida melhor.
De fato, equipamento é secundário, mas a injustiça social é a causa de todos os males desse mundo, e quando alguém justifica isso como se o sistema capitalista fosse uma realidade "per se" incontestável, ainda não percebeu que esse tipo de atitude feitichista, egoísta, consumista e irracional está levando a todos para o buraco.
Não estou emitindo nenhuma opinião que se pretenda verdade absoluta, mas apenas mais um tópico para reflexão.
Abç

b0fh
Veterano
# jan/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
pelo menos nao era uma PRS de 12.000 reais e um mesa-boogie de 15.000 :)

Beatlemaniac
Veterano
# jan/05
· votar


Passoka
concordo plenamente com vc, tem nego q compra um pentium 4 pra jogar campo minado ou naum faz a minima ideia de como usar um computador.
axo q, quando se pode comprar um bom equipamento pode comprar tranquilamente. eu fiz 6 meses de aula de violão e tocava em casa com meu tonante. 2 anos depois tendo evoluido pouco coisa em musica eu consegui comprar uma shelter les paul. mesmo sabendo q naum toco muito bem eu comprei pq gosto de tocar e pretendo tomar aulas de guitarra, mas se eu naum quiser mais tocar a minha les apul vai ter um otimo preco de revenda, coisa q a maioria das guitarras baratas naum tem

Mauricio Luiz Bertola
concordo com vc, mas eh melhor o cara gastar milhares em guitarra e amp do q por um carro na mao de um boyzinho de merda e ele sair atropelando todo mundo ae

aratohendrix
Veterano
# jan/05
· votar


ahh cara tdo isso é mto bonito, eu pego minha guitarra q é boa, comprei usada e hje ela deve ta valendo uns 1200, eu gosto dela, mas pow, dai eu ligo num MXR+(q montei) q até ai tdo bem mas dai ligo num frahm(q eu ja agradeço pq é emprestado ainda uaehaueh), desanima cara.
Pow, eu to na luta prum amp, não tem nem como tocar numa banda com um multiuso destes.
E sempre compro o melhor q da, eu penso alto mesmo, pq é mto duro conseguir as coisas, então quando consigo tem q ser algo realmente bom, to vendo fender, laney, e tbm os nacionais baratos, mas nem q eu fique mto tempo eu vou pegar algo legal.

Enquanto isso eu tento aqui tirar alguma coisa bonita, concordo com vc, eu tenho é q treinar e foda-se, mas alem de esse "equipamento" me desanimar, eu ja to cansado de ficar treinando no meu quarto, eu quero procurar uns caras e tentar montar uma banda.


falow

falow

Passoka
Veterano
# jan/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, concordo em parte com o que você disse. Alguem ali ralou para conseguir esta grana (independente da forma). Gaste como quiser, certo? Ainda mais para nossos filhos, sempre exageramos um pouco quando o assunto é presente. Difícil (não impossivel) um pai que não faça isso.

Agora, o lance da guitar ficar encostada, é complicado, porque uma atitude de responsabilidade social não nasce na pessoa da noite para o dia. A pessoa precisa estar aberta a estas idéias e algum fato disparar este sentimento. Ou a pessoa já é criada com estes valores.

Talvez este garoto venha ser um grande guitarrista. E se a mãe dele comprou com esta tranquilidade, garanto que está arriscando (dentro da realidade dele) muito menos que muitos comprando uma guitarra de 300R$ quando o orçamento destes é muito, mas muito menor.

Ivanovisk
Veterano
# jan/05
· votar


[/b]Fernandosales[b] ME esclaressa oq seria uma boa regulagem?? flw abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/05
· votar


Beatlemaniac
Tem toda a razão!
Passoka
Idem! Mas eu também sou pai e minha filha não tem moleza não! Aliás, sou da opinião de que nada pelo qual não se luta tem valor. Quando eu era moleque eu nem pensava assim, mas agora... Com mais de 40, pai-de-família e responsabilidades mil...
Abç à todos.

The Blue Special Guitar
Veterano
# jan/05
· votar


Eu batalhei muito para conseguir os instrumentos básicos que tenho.
Acho que o fundamental é o guitarrista, a qualidade dos instrumentos é só um complemento...

Agente Smith
Veterano
# jan/05
· votar


Olha , realmente, o guitarrista e sua abilidade contam muito, mas pega a uma tonante e pluga numwattsom de 10 watts, depois pega uma fender e pluga num marshall, c vai ver a diferença. Tipo, a habilidade conta mas um bom timbre ajuda

Frederico
Veterano
# jan/05
· votar


Não adianta, sem instrumento bom não tem música, no mínimo tem que ser uma guitarra e um amplificador medianos que não façam com q o garota desista de tocar ou até nem consiga tocar por ser tão ruim...

Essa história de talento e blá blá blá é muito polêmica, eu acho q é muito mais fácil de ver talento num cara tocando numa gibson e um Marshall valvulado, do que num cara com uma Tonante com uma caixa Frahm multi-uso.

Não adianta, a qualidade dos instrumentos faz grande parte da diferença, é claro que o sujeito tenque ser bom tbm né!

Frederico
Veterano
# jan/05
· votar


O Fundamental é ter o mínimo, as mãos e instrumentos descentes...

adelio
Veterano
# jan/05
· votar


no minimo tem q ter um equipamento ao nivel do q o musico deseja ser

c o cara quer tocar blues pode ter um equip mais simples, mas c quer tocar os dream theater da vida vai ter q adequar o equipamento para q possa executar aquele mundareu d tecnicas (distorcao boa, captador com mais ganho, guitarra com floyd q nao desafina, com braço fino)

mas q muita galera ai so pensa no equipamento, ao inves d estudar d verdade, sem preguica d fazer os 1234 e d escutar musica d boa qualidade, isso é verdade!

Mr Page
Veterano
# jan/05
· votar


realmente veio, n adianta ter uma puta guitarra sem saber nem um dó

agora tpw... dah uma Tonante pro Vai e uma caixa Frahm multiuso que o kra faz um show.

so pra terminar... conheço um kra que eh mo filhinho de papai, tem uma Jem e n sabe tocar nem nunca teve interesse, ganho a guitarra do pai mas n curte rock...

isso eh realmente foda... mas eh a vida

adelio
Veterano
# jan/05
· votar


tambem conheco um q tem uma jem, um marshal, uma pedaleira boss e um violao takamine e com 2 meses enjoou d tudo e preferiu andar d skate!!

caralho, da uma vontade d amarrar aquele pia d merda no carro e sair esmerilhando ele no asfalto por uns 300km!!!

Mr Page
Veterano
# jan/05
· votar


adelio

faz melhor... enfia todo o equipa que ele tem na bunda dele, um a um... ele vai voltar a fazer música rapidinho (afinal ele vai ter de tirar as porras do cú =P)

tpw outro lançe, minha prima tem um Takamine de 5000 mil conto e nunca quis aprender a toca, compro so pra dizer que tem (ela pode, trabalha, o dinheiro eh dela) mais ainda eh foda... eu tokei nele, as tarrachas pela falta de uso n afinam mais.... os slides do equalizador taum emperrando.... ela akabo o violão não usando... isso eh sux....

MatheusMX
Veterano
# jan/05
· votar


BlaCk LaBeL
mas eu falo em custo/beneficio , será q esses simuladores saum tão bons assim ?

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05
· votar


EduArdanuy
Em custo/benefício, sem dúvida, são muito bacanas. Eles têm uma boa qualidade de som e, podendo siumular mais de 30 amps, custam mais barato que apenas qualquer um dos amps que simula.

zerozero
Veterano
# jan/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola

A alguns anos atrás, quando estava a terminar meu Mestrado em SP, fui com um amigo e colega de Pós comprar um baixo Condor. Na Loja (Teodoro Sampaio) havia um moleque, sua mãe e o seu professor de guitarra comprando uma Fender e um amp Princeton. O vendedor estava nas nuvens e o professor dando força para o moleque.

putz quando foi isso,pq eu me lembro q a um tempo atras eu e meu amigo estavamos andando na teodoro pesquisando em todas as lojas um baixo pra ele, e quando a gente passou em frente uma loja , e tava um moleque com uma fender ,sentado e com sua mãe, um cara e um vendendor do lado, eu lembro de ter ouvido +- isso do vendedor ´´é melhor comprar essa guitarra pq daqui a alguns anos ele vai querer trocar, se vc comprar uma pior`` e a mãe acreditando , e o filho la mexendo nas cordas da fender

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Se ligue menos em equipamento.