Ajuda com Harmonia

    Autor Mensagem
    drederson
    Veterano
    # jan/05


    Dae galera, to com uma duvida aqui em uma música.

    A musica usa os seguintes acordes:
    Am - C - D - F - E7 - E

    E a melodia usa a escala de C (só no finalzinho aparece um Lab)


    Duvidas:
    -Qual o tom da musica?
    -Qual a escala utilizada na melodia?
    -Pode acontecer de a base estar em um tom e a melodia usar uma escala diferente? Isso tem a ver com modos?
    -Será q falei alguma besteira?


    EU gravei ela mas não to conseguingo botar na net agora. Quem estiver afim de ajudar pode deixar o e-mail ai q eu mando a musica (é bem pequena(406Kb)).

    Se alguem puder esclarecer minhas duvidas eu agradeço

    Valeu!

    Paulo Feresin
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    hum, vc mesmo falou q a escala é em C...

    acho q num entendi direito hehe

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
    · votar


    drederson

    Nesta harmonia ocorre modulações e aparentemente está no tom de Lá menor, mais precisamente sobre o modo dórico.

    Veja os modos de cada acorde:

    Am --> dórico = A - B - C - D - E - F# - G - A

    C --> lídio = C - D - E - F# - G - A - B - C

    D --> mixolídio = D - E - F# - G - A - B - C - D

    Perceba que até aqui as notas das escalas acima são as mesmas, só muda a ordem, e todas elas são derivadas de uma escala só: de Sol maior.

    O acorde E ou o E7 é uma preparação pro Lá menor, e tem sua origem na escala de Lá menor harmônica (A - B - C - D - E - F - G# - A), só que começando pela nota Mi (E - F - G# - A - B - C - D - E).

    Já o acorde F me parece ser uma preparação para o acorde E, e se for assim, você pode usar a escala conhecida como Lídiob7 ou Mixolídio#4, que tem as seguintes notas: F - G - A - B - C - D - Eb - F.

    Mas o lance mesmo é você dar um jeito de postar a mp3 pra fazer uma análise harmônica com mais precisão. No entanto eu acho que é isso aí.

    Paulo Feresin
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    caramba LeandroPanucci vc sabe das coisas heim? vc fez/faz facul ou curso de musica? ou é autodidata mesmo?

    drederson
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: drederson
    · votar


    LeandroPanucci

    Valeu kra.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
    · votar


    Paulo Feresin

    Sou autodidata (ainda)... espero passar na U.L.M. este ano.

    drederson

    Por nada meu caro! Veio de graça, vai de graça:)

    drederson
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    LeandroPanucci
    Então a musica é em G, né?

    Caramba como vc sabe q o E7 é uma preparação p/ o Am?
    O acorde F não é preparação pro E, alias se a musica é em G daonde saiu esse F???

    Vou tentar botar ela na net pra ficar mais facil.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
    · votar


    drederson

    Todo acorde tem um dominante (acorde preparatório) uma 5ª justa acima, uma 4ª justa abaixo. O substituto do dominante está 1/2 tom acima ou 1/2 tom abaixo do acorde que vai resolver. Logo o E7 (que é 5º do Lá) é uma preparação.

    Já o acorde F, por estar antes do acorde E7 (meio-tom acima) pode ser um substituto do dominante do E7 por estar 1/2 tom acima. Mas também pode ser encarado apenas como lídio também (escala de Dó começando pela nota Fá).... é preciso ouvir pra sacar a intensão da melodia também. Só lhe mostrei algumas da inúmeras possibilidades.

    Paulo Feresin
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    LeandroPanucci

    parabéns cara... eu pretendo fazer facul tbm!

    ziotti
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    LeandroPanucci
    Todo acorde tem um dominante (acorde preparatório) uma 5ª justa acima, uma 4ª justa abaixo.

    são os dominantes secundários?!

    e vc falou ali q o E seria uma preparação pro Am, dae o Am seria a resolução?! se a resposta for sim, pq ñ poderia ser um A a resolução? parece q soaria melhor...

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
    · votar


    Paulo Feresin

    Não é faculdade não. A U.L.M. é livre e nem se chama mais U.L.M. (este é o nome antigo)... agora se chama Centro de Estudos Musicais (C.E.M.)

    Eu só tenho o 1º grau completo.... necas de faculdade :(

    Que curso pretende fazer? Música?

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
    · votar


    ziotti

    Na verdade não é um dominante secundário, é direto mesmo.

    É que um acorde com sétima menor resolve tanto num acorde maior como no menor. No caso o E7 prepara tanto pro A como pro Am

    O que muda são algumas tensões. Um E7(b13) resolve no menor, já o E7(13) resolve no maior.

    Este nogócio de 5ª justa acima ou 4ª justa abaixo é só contar, veja:

    ... A - B - C - D - E - F - G - A - B - C - D - E - F ....

    Se você contar do A pra trás uma 4ª justa, vai encontrar o E, e se você contar pra frente uma 5ª justa vai encontrar o E também.

    Dominante secundário seria se pintasse um B7 por exemplo.

    O B7 é dominante de E7, que é dominante de A7, que é dominante de D7, e por aí vai... aí sim, são dominantes secundários.

    Paulo Feresin
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    ah pode cre.... eu passava lá perto todo dia antes....

    eu ia fazer dessenho industrial... mas fiquei com uma puta duvida se era isso ou musica....... e tinha uma coisa q me falava q era musica saca?

    pois bem, fiz o vestibular pra desenho industrial (antes dessa "coisa" ) e provavelmente passei, só sai dia 12 o resultado.... mas eu fui ver o preço, tava 927 real..... um absurdo.... e impossivel no momento, eu vou ter q parar com a aula de musica por falta de dinheiro.... e talvez até com o ingles........

    e estou pensando o seguinte: se coneguir algum tipo de emprego "fixo" esse ano, eu vou prestar musica... mas vou pensar muito antes de tomar essa decisão... ta foda a situação. (rimou heeh)

    é isso ae... tem algum trampo pra mim cara??

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
    · votar


    Paulo Feresin

    Eu conheço um pouco de desenho industrial. Aprendi quando fiz um curso de Torneiro Mecânico no Senai (1993).

    Por que não tenta fazer um curso de Desenhista Projetista na PROTEC... é mais barato.... só não é superior, é técnico.

    ziotti
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    LeandroPanucci
    vlw

    drederson
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Consegui!!!

    www.walla.com

    usuario: drederson@walla.com
    senha: abc123

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
    · votar


    a senha ou o nome do usuário na está funfando.....

    vejo amanhã... t+

    drederson
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Ah, acho q eu tinha q da un "sign out", hehe

    Paulo Feresin
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    LeandroPanucci

    eu ia fazer desenho industrial, mas nesse curso, há dois caminhas q vc pode escolher, projeto do produto, ou designer grafico, eu iria fazer designer grafico...

    mas vamos ver no que dá... se td der certo vou fazer musica mesmo... mas não tenho certeza... eta indecisão haha!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com Harmonia