que acorde eh esse

Autor Mensagem
gustavo macaco
Veterano
# jan/05


T 3M 4j

existe isso? seria um M11?

Passoka
Veterano
# jan/05
· votar


Parece ser um acorde maior com 4a ou 11a.

Livin in Sin
Veterano
# jan/05
· votar


tom,terça maior e quarta jonio

gustavo macaco
Veterano
# jan/05
· votar


quarta justa

e isso eu sei, queria saber o nome, tipo acorde maior com 4a ou 11a. ou M11

mas valeu mesmo assim

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar




Exemplo em Sol

e-------
b--1----
g--4----
D--5----
A-------
E-------


Schenker
Veterano
# jan/05
· votar


Kra, na verdade este é um Cmaj7 com a terça omitida, vc está se baseando na tônica estar na quinta casa na corda ré, mas a tônica está na corda si. Vc tem a tônica, a quinta e a sétima. é simplesmente um dó com sétima invertido.

Vlw.

gustavo macaco
Veterano
# jan/05
· votar


foi isso que eu imaginei


e------------------------------------------------------
B------3-----------------------------------------------
G------0-----------------------------------------------
D------4-----------------------------------------------
A------5-----------------------------------------------
E------------------------------------------------------


king_arthur
Veterano
# jan/05
· votar


mas isso ai tu viu aonde e como? tipo tu viu lah "Sol Si Dó" ou "T 3M 4j " como tava no inicio do topico? se tu jah pego isso como T 3M 4j , nao seria um dó, pois jah ta especificado que a tonica seria o sol

gustavo macaco
Veterano
# jan/05
· votar


nao vi em lugar nenhum, eu dedilhei isso ontem e queria saber o que era

ai imaginei que pudesse ser um D com 4a, mas como sou prego de teoria perguntei aqui

king_arthur
Veterano
# jan/05
· votar


ah tah.... eh entao acho que eh o Cmaj7 sem a 3 sim, como o schenker falo...

a musica GoodBye Blue Sky do pink floyd tem um dedilhado parecido, mas em outra tonalidade... dah uma ouvida pra ti ve...

gustavo macaco
Veterano
# jan/05
· votar


king_arthur

mas a tonica é D na corda A com a oitava na corda B

Schenker
Veterano
# jan/05
· votar


gustavo macaco

Este acorde que vc mostrou na segunda vez já é outro, este outro acorde é um D4 (ré com quarta).

king_arthur
Veterano
# jan/05
· votar


ah tah... eh q eu vi o primeiro exemplo ali e me confundi...

nisso ai q tu posto, seria um Gmaj7 sem a terca.... eh q tipo, nao existe acorde sem quinta que eu saiba... a quinta eh uma nota essencial do acorde, entao nao se poderia nomear esse acorde pensando no D como tonica, pq dai nao teria quinta... entao nesse caso tu tah oitavando, nao a tonica, mas a quinta...

mas acho que , se tivesse um outro instrumento na banda tocando um D completo junto com isso ai, e com a quinta, dai isso poderia ser considerado um Dadd4

isso eh o q eu acho... nao tenho certeza...

ziotti
Veterano
# jan/05
· votar


Schenker
o nome certo não seria Dadd11?

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05
· votar


Schenker
Foi o que pensei. Mas, de acordo com o "padrão" de cifragem estrangeiro, o D4 é mesma coisa que Dsus4. Sendo assim, ele seria T 4j 5j e não T 3M 4j. Porém, acho que no "padrão" nacional é D4 mesmo.

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05
· votar


king_arthur
Na verdade, existem acordes sem quinta. É uma nota que pode ser omitida. A terça desempenha uma função mais importante que a quinta e também pode ser omitida, gerando os acordes suspensos.

Acho que usar o "add" fica estranho, pois, pra mim, o "add" implica numa tríade com uma nota adicionada. E, nesse caso, não rolou uma tríade.

ziotti
Veterano
# jan/05
· votar


BlaCk LaBeL
Acho que usar o "add" fica estranho, pois, pra mim, o "add" implica numa tríade com uma nota adicionada.
é msm...

gustavo macaco
Veterano
# jan/05
· votar


mas é um D4 ou um D11?

na pratica dá no mesmo, mas tem algum padrão, como 9a e 2a?

ziotti
Veterano
# jan/05
· votar


BlaCk LaBeL
mas ñ sei ñ kra... ainda fiko achando qpode ser um Dadd11 com a 5ª omitida... creio que o certo, seja 11 ao invés de 4 uma vez que o acorde é maior

king_arthur
Veterano
# jan/05
· votar


BlaCk LaBeL
pois eh... mas a quinta esta no acorde, mesmo que nao esteja soando, pois o motivo eh a falta de possibilidades de tocar varias notas muito proximas na guitarra... nesse caso, se tivesse um teclado por exemplo, tocando um D gavetao, seria um Dadd4...

e outra, que eu saiba o D4 seria a omissao da 3, e nao da 5... me corrijam se eu estiver errado... mas ainda acho que seria um Dadd4 mesmo

king_arthur
Veterano
# jan/05
· votar


ziotti
creio que o certo, seja 11 ao invés de 4 uma vez que o acorde é maior
pode ser

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05
· votar


gustavo macaco
Só se for D11 com 7º e 9º omitidas. Hehehehe!

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05
· votar


king_arthur
Sobre o D4... foi que eu comentei ali em cima: "D4 é mesma coisa que Dsus4. Sendo assim, ele seria T 4j 5j e não T 3M 4j."

king_arthur
Veterano
# jan/05
· votar


BlaCk LaBeL
entao... D4 pra mim eh sus, ou seja, omissao da 3 e nao da 5... por isso nao dah pra considerar o tal acorde como 4 nem como sus4, um add seria mais apropriado na minha opiniao

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05
· votar


king_arthur
Bom... esse lance do D4 ser igual Dsus4 é nos padrões de cifragem estrangeiros. Tenho impressão que aqui é tratado de maneira diferente. Vou dar uma pesquisada nisso...

Schenker
Veterano
# jan/05
· votar


D4 é quando tem a quarta justa e Dsus4 é quando tem a quarta aumentada.E as nomenclaturas referentes a 4 ou 11 se referem se a nota em questão está na mesma oitava da tônica ou na oitava acima, isto é mais para diferenciar no caso do músico estiver lendo partitura e ele saber qual oitava ele vai tocar a nota.

Neste caso é D4 mesmo, o sol está na mesma oitava do ré.

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05
· votar


Schenker
D4 e Dsus4 são a mesma coisa, e se referem à quarta justa.
Sobre a nomenclatura 4 e 11, usa-se 4 somente nesse caso (sus4) em que a quarta justa substitui a terça. De resto, usa-se 11, não importando em que oitava esteja.

king_arthur
Dei uma pesquisada e vi que nesse caso do D$ e Dsus4 a cifragem usada é a mesma, tanto aqui quanto lá fora.

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05 · Editado por: BlaCk LaBeL
· votar


Post duplo.

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


Este acorde não pode ser um sus4, pois a 3ª está lá (T 3M 4j)

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05
· votar


É o que eu falei, uai! Hehehehe!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a que acorde eh esse