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Tic Tac Veterano |
# jan/05
Opapap....
Issu ai..eu queria saber como usar as escalas!
Tipo...uso nos acordes da base ou no tom da base?
Queria sabe tbm.. os campos harmonicos..escalas ,acordes,notas..seila..o q tiver de campo harmonico.
Se alguem puder responder..me explicar um pouco agradecu muitisisisimu! = )
Vlw
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janick Veterano |
# jan/05 · Editado por: janick
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Tic Tac
kra
pelo q eu saiba, tu vai usando conforme vai a musica(por exemplo, c vai em D, E, C, eh recomendavel tu usar coisas como a terça de cada um ali, ou quinta, sétima, quarta, nona,... isso vai depender do tipo de sonoridade que voce queira.
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_ YzY _ Veterano |
# jan/05
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Queria sabe tbm.. os campos harmonicos..
bom pelo campo harmonico vc podera saber os acordes q vc pode usar: por exemplo
em C :
no 1(eiro) grau: tera o acorde C7M
No 2(undo) grau: tera o acorde Dm7
no 3(eiro) grau: tera o acorde Em7
no 4(arto) grau: tera o acorde Fm7
no 5 (into) grau: tera o acorde G7
no 6(exto) grau: tera o acorde Am7
e no 7 grau : tera o Bm7(b5) (meio diminuto)
os acordes
7M: formado por : T, 3M, 5J e 7M
m7 formado por: T, 3m, 5J, 7m
7 formado por: T, 3M, 5J, e 7m
m7(b5) fomado por : T, 3m, 5d, e 7m.
asssim vc passa para os outros tons
ou seja no campo de C: vc tera todos esses acordes ... e com esses acordes vc tbm podera gerar arpejos .... e naum apenas acordes secos e manjados ... e muitas outras paradas q eu naum sei dizer agora
flw
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_ YzY _ Veterano |
# jan/05
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para vc usar as escalas como pentatonica e modos:
tipo ... vc pega o tom, distribui as escalas nos tons .. entáo vc sabera onde improvisar sem c perder .. sem errar notas q possam estragar um improviso ... por exemplo:
em G vc pega os desenhos da pentatonica ... joga ele no tom (G no caso) entao vc tera akelas notas para soltar sua imaginaçaum e sentimentos naquele xape .... a naum ser q vc seja bom e improvise de ouvido no feeling .... a pentatonica sáo 5 notas q soam de um geito, tem tbm a penta blues, q eh a pentatonica adicionada uma nota (a blues) essa escala eh boa pra blues (obvio) claro q naum soh pra blues isso depende d vc ... ai os modos, nos modos sao todas as nota q vc pode usar no tom , soh q com uma sonoridade diferente ( tanto q em cada modo (jonio,dorico) tem notas de destaque q caracteriza o modo ) ai vc tbm solta sua imaginacaum e sentimentos, usa a escala q achar melhor e pau na maquina ....
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Tic Tac Veterano |
# jan/05
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Opappa vlw caras..ai..tipo... o cara tah na base C, G e D..bem simples..o cara q tah solandu..sola no tom da musica ou em cima de cada nota?
vlw
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Alan411 Veterano |
# jan/05
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Tic Tac
tanto faz eu acredito..o problema é q tem musica q os acordes passam rapido demais entao nao vai da tempo de solar em cada acorde..dae tu fika só no tom da musica..ou em outras varias possibilidades
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Tic Tac Veterano |
# jan/05
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opa intendi..intaum... o cara tah fazendu base...possu solar em qualquer campo, qualuqer nota no braco q corresponde naum soh o tom q tah..mas sim o campo harmonico inteiru..ou seja..uso por exemplo..Base de E...posso solar na escala de E e tbm nas outras q esteja dentru dele..eh issu?
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Tic Tac Veterano |
# jan/05
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opa to entendendu..continuein ai q tah bom!
vlw genti..eh foda..to sem grana entaum to aprendendu tudu sozinhu..nem guitarra eu tenhu! tenhu q usa violaum..e esse anu vo ve se compro guita..pa chega nela e pelu menus ja sabe algumas coisitas!
vlw pessoal..continuem
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Alan411 Veterano |
# jan/05 · Editado por: Alan411
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Tic Tac
tipo.........acorde como vc disse C G D .supondo q o Tom esta em C
vc pode solar em C a hr q quiser independente dos acordes q tiverem rolando
agora vc só pode usas o G na hr q tiver rolando só o G ...e no D na hr q tiver rolando só o D
nao considerando modos gregos e outras coisas
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Tic Tac Veterano |
# jan/05
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ah..intaum por issu q quandu veju clip e shows veju os caras solandu no bracu inteiru..pois mesmu se F# naum eh do tom de Do....o cara faz o D (q tem na escala o F#) e assim por diante..certu?
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Cae Veterano |
# jan/05
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Tic Tac
Deixa eu ve se entendi. Sempre q tu vai improvisa sobre uma base tenta analisar ela, ou seja, ver a formação de cada acorde. Por exemplo tu falo no E, a formação dele vai se essa: E, G# e B, a partir disso procure escalas q possuam estas notas. Por exemplo:
a escala de E maior, a sua relativa, a escala de C#m, Penta de E maior, a Penta de C#m etc...
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Tic Tac Veterano |
# jan/05
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Intaum...mas intam tah no ton de C...solo na sua escala...no tom de C..ai o cara faz um G...posso i pa escala de sol,ou continua na escala de C q eh o ton...bom...posso usa as relativas...entaum...posso usa notas de outras escalas? ou seja..posso usa qualquer nota no braco, portanto q seja do tom ou do acorde..pq se tiver no tom de C...e faze no C# naum podi..mas quandu eu tive fazendu um acorde do tipo D eu possu usa aquela nota pois esta na escala de D...naum seria usa nota de outra escala..seria apenas usa a nota correspondente ao ton ou a nota na base... sabe as escalas,todas..pois posso faze solo no tom de C..mas uma certa nota se tranforma em outra quandu uso Bmol..a seila..mas ai,seis achaum q to intendendu?
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_ YzY _ Veterano |
# jan/05
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acho q vc tah querendo dize assim:
tipo tah no tom de C ... e no tom de C naum tem por exemplo F#...
mas c na base o cara faze um D ... eu usa a escala de D, que tem o F# e ai sim usa o F#???
bom uma coisa, c vc ve no campo de C, lah em cima, eh C e depois eh Dm7, no caso o menor ficaria F e naum F# ...
acho q vc teria q usar a escala de D dorico que naum tem F# .... mas ai tem outros fatores q poderia fazer usar o F# como nota de destaque, naum sei, posso estar falando besteira .... eh bixo tem q pensa muiiiito
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Tic Tac Veterano |
# jan/05
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opa vlw caras pela ajuda..continuem postandu casu alguem xega alguma conclusao! Vlw memu!
vo da umas olhadas em apostilas online
Mas alguem ai sabe me passa varius campos harmonicus?
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ziotti Veterano |
# jan/05
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abaixo, todos os maiores... pra s eobter os menores basta começar os maiores pelo 6º grau...
C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(b5)
G7M Am7 Bm7 C7M D7 Em7 F#m7(b5)
D7M Em7 F#m7 G7M A7 Bm7 C#m7(b5)
A7M Bm7 C#m7 D7M E7 F#m7 G#m7(b5)
E7M F#m7 G#m7 A7M B7 C#m7 D#m7(b5)
B7M C#m7 D#m7 E7M F#7 G#m7 A#m7(b5)
F#7M G#m7 A#m7 B7M C#7 D#m7 E#m7(b5)
C#7M D#m7 D#m7 F#7M G#7 A#m7 B#m7(b5)
F7M Gm7 Am7 Bb7M C7 Dm7 Em7(b5)
Bb7M Cm7 Dm7 Eb7M F7 Gm7 Am7(b5)
Eb7M Fm7 Gm7 Ab7M Bb7 Cm7 Dm7(b5)
Ab7M Bbm7 Cm7 Db7M Eb7 Fm7 Gm7(b5)
Db7M Ebm7 Fm7 Gb7M Ab7 Bbm7 Cm7(b5)
Gb7M Abm7 Bbm7 Cb7M Db7 Ebm7 Fm7(b5)
Cb7M Dbm7 Ebm7 Fb7M Gb7 Abm7 Bbm7(b5)
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ziotti Veterano |
# jan/05
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_ YzY _
no 4(arto) grau: tera o acorde Fm7
no caso do campo harmônico maior de Dó, o 4º grau seria F7M
m7(b5) fomado por : T, 3m, 5d, e 7m.
ñ existe 5d... o q existe é b5
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Blade Veterano |
# jan/05
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ziotti
mas tipo as notas da escala de G são as msm q as de Em, mas e pra tipo eu fazer uma base em Em, como ficariam os acordes???
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ziotti Veterano |
# jan/05
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Blade
esse é o campo harmônico de G:
G7M Am7 Bm7 C7M D7 Em7 F#m7(b5)
para achar a relativa vc pega o 6º grau e começa a escala à partir do 6º grau, então ficaria:
Em7 F#m7(b5) G7M Am7 Bm7 C7M D7
observe que os acordes que compõem Em são os mesmos que compõem G. A diferneça é que estão dispostos de uma maneira diferente
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_ YzY _ Veterano |
# jan/05
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eh soh vc continuar ... :
C - C7M, Dm7, Em7, F7M, G7, Am7 e Bm7(b5) (meio diminuto)
G – G7M, Am7, Bm7, C7M, D7, Em7, F#m7(b5)
D – D7M, Em7, F#m7, G7M, A7, Bm7, C#m7(b5)
A – A7M, Bm7, C#m7, D7M, E7, F#m7, G#m7(B5)
E – E7M, F#m7, G#m7, A7M, B7, C#m7, D#m7(B5)
B – B7M, C#m7, Dm7, E7M, F#7, G#m7, A#m7(b5)
F# - F#7M, G#m7, A#m7, B7M, C#7, Dm7, E#m7(b5)
C# - C#7M, D#m7, E#m7, F#7m, G#7, A#m7, B#m7(b5)
tem mais eh soh fazer os Db, Eb .... flw
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_ YzY _ Veterano |
# jan/05
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ziotti
eh .. o Fm7 eu realmente errei ao digitar ...
o 5d seria: 5 diminuta ... q eh o mesmo q b5
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ziotti Veterano |
# jan/05
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_ YzY _
sim, eu saquei q vc quis dizer 5ª diminuta, mas na cifragem vc ñ encontraria por exmeplo um 'Bm7(5d)'... a grafia correta pra 5ª diminuta seria 'b5'
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Blade Veterano |
# jan/05
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ziotti
uma outra dúvida, tipo muitas vezes percebo em revistinhas q os acordes não batem com os do C. H. do Tom da musica, existe alguma explicação pra isso???
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ziotti Veterano |
# jan/05
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Blade
sim, podem ser AEM(Acorde de Empréstimo Modal) que são acordes que não pertencem à tonalidade em que se encontra o trecho musical... pode ocorrer também uma modulação que é uma mudança de tom no decorrer da música(o Iron Maiden faz muito isso nos solos)
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