Por que não se fazem mais bandas boas com solos de guitarra belos ?

Autor Mensagem
Livin in Sin
Veterano
# dez/04
· votar


o foda é que muito guitarrista tem vontade de tocar aquelas coisas mais antigas , mas achar uma banda que queira fazer essa viagem é dificil,eu ia me amarra em toca numa banda cheia de caras cabeluds,roupas de couro , mas só eu num adianta.

zacaoamargo
Veterano
# dez/04
· votar


BlaCk LaBeL
1. Acho que as coisas devem progredir, afinal "a única coisa permanente é a mudança". Mas, creio que as mudanças são toleráveis até certo ponto. Depois de determinado limite, de difícil e imprecisa determinação, as mudanças são tamanhas que passam a se tornar aberrações.
Uma plástica aqui e acolá para melhorar é até aceitável, mas mudar a face por inteiro não o é.
Quando me lembro do blues gostoso do tempo de Muddy Waters e outros e quando comparo com Ramones e Sex Pistols (e olha que nem citei coisas recentes como Offspring, Green day, Charlie Brown jr, J Quest, ...o rock está vivendo a sua "Idade das Trevas")......pqp, me dá uma dor no coração. Por exemplo, Ramones é audível e escutável, som e canções gostosas de se ouvir e dançar, punk rock muito bom indiscutivelmente. Mas por si só já é uma aberração. Não se pode negar que são fenômenos de massa, do povo, popular, mas não deixa de ser lixo tamanha a simplicidade harmônica....é pegajoso ao mesmo tempo em que é bom de ouvir. Ou seja, musicalidade zero (Vão me matar aqui depois dessa!). Mas afinal, os caras conseguiram criar uma coisa nova...mas é lixo! Lixo musical puro!
Nos anos '90 tivemos até algumas coisas interessantes como Nirvana e o Pearl Jam (esses continuam por aí ainda), mas o movimento grunge se afogou nele mesmo depois da morte de Cobain...que pena!
Não vou dizer que não gosto de U2, The Cure, etc....mas os caras abusam demais de efeitos....música de boate....não estou dizendo que é ruim...até porque gosto dessas bandas. Estou apenas avaliando a metamorfose do uso da guitarra e de seu som, na minha humilde e ignorante avaliação.
REPITO: GUITARRA PRA MIM É O INSTRUMENTO LIGADO NA CAIXA E PRONTO.........VIVA O BLUES.

2. você não gostou porque eu disse que não precisamos de guitar heros. Até aí tudo bem. Mas depois você prosseguiu a crítica sem falar coisa com coisa. Não precisamos, a meu ver, de guitar heros, mas sim de bons músicos e de boas composições. Quem faz os guitar heros é o marketing que gira em torno dos caras... Me diga uma memorável e inesquecível obra-prima musical dos últimos dez anos? Precisamos de novas "Sultans of Swing", novas "money for nothing", novos hinos que marquem essa geração.....você pode citar algum?

3. Bons guitarrista, ou seja bons instrumentistas existem em todo canto do mundo.

4. O que é que você chama de novas possibilidades? som digital? V-amp? POD Line 6?

nIgHtWoLf
Veterano
# dez/04
· votar


Cada um toca do jeito que quiser, usa o efeito que quiser, etc. O importante é que soe bom a quem ouvir. Foda-se se é digital ou analógico, valvulado ou não, se é de mogno ou compensado...

The Blue Special Guitar
Veterano
# dez/04
· votar


Gosto de Chuck berry, BB King, Eric Clapton, Buddy Guy, Robert Cray, SRV, Jimi Hendrix, Mark Knopfler, etc. São guitarristas de verdade, cada um em seu estilo. (2)

zacaoamargo
Veterano
# dez/04
· votar


The Blue Special Guitar
Tu repetiste meu texto por que? Crítica ou elogio?

The Blue Special Guitar
Veterano
# dez/04
· votar


Na minha opinião tanto o rock como o blues já morreram.
Com raríssimas exceções, hoje em dia só se faz copiar estilos já criados, de maneira totalmente sintética.
Se você mostra um blues para um jovem de hoje em dia (não que eu seja velho rs), certamente, irá dizer:
"Pô, isso é música de viado" ou "Putz, que música mais careta. Música de verdade é Linkin Park..."
Eu amo blues, é meu estilo favorito, mas nunca consegui ninguem que quisesse formar uma banda de blues comigo. O povo só quer tocar Metallica, Black Sabbath, etc...

The Blue Special Guitar
Veterano
# dez/04
· votar


zacaoamargo
Elogio.

zacaoamargo
Veterano
# dez/04
· votar


The Blue Special Guitar
É verdade.......na realidade o blues não morreu. Pelo contrário, continua mais vivo do que nunca.
Eric Clapton que o diga.
Buddy Guy andou gravando um CD (em 2002 se não me engano) e dizem que foi algo fantástico, mas não ouvi ainda esse disco.
É um estilo mais elitizado. Só gostam de blues e jazz os iniciados em música. É de difícil aceitação para quem não conhece música, pelo menos no Brasil, onde a tradição gira em torno de samba e axé-music. Não consigo acreditar que um guitarrista que esteja em franca evolução não venha a se interessar pelo blues em alguma etapa dessa sua evolução. É algo até natural de acontecer, uma vez que o rock surgiu do blues.
BLUES FOREVER!

The Blue Special Guitar
Veterano
# dez/04
· votar


zacaoamargo
No que eu disse que o blues morreu, é que não se vê as novas gerações se interessarem por este tipo de música.
Os blueseiros que fazem sucesso, como Clapton, Guy, são blueseiros há mto tempo...

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/04
· votar


zacaoamargo
Fala, cara! Bom, vou começar minha resposta lhe parabenizando. Tivemos opiniões divergentes, mas nem por isso você retrucou com ofensas ou besteirol. Baseado em alguns posts que vemos por aí, quase dá pra dizer que é raro conseguir argumentar decentemente com alguém. Muito bacana.

Agora, vamos aos argumentos...


"Mas, creio que as mudanças são toleráveis até certo ponto."

Não concordo. Para mim, isso soa como censura e não parece nada legal. Como falei, é impossível parar o progresso. Tente enxergar de outro modo: ninguém é obrigado a aderir às invoações. Há espaço pra todo mundo. Quem quiser revolucionar e "fazer tudo moderno", tudo bem. E, se quiser "tocar à moda antiga", tudo bem também.


"quando comparo com Ramones e Sex Pistols"

Aí já é uma questão de gosto. Para mim, Ramones está muito longe de ser minha banda preferida. Mas, não considero lixo. Como todos os que fazem sucesso, eles estavam no lugar certo e na hora certa. E, dado o contexto em surgiram, acho que foi justamente a simplicidade das músicas, somada da energia contida nas mesmas, que conquistou o gosto do pessoal.
Sobre o grunge, ao meu ver, foi a época mais sombria para a guitarra. Pouca coisa ali prestava.


"você não gostou porque eu disse que não precisamos de guitar heros"

Não é que não gostei. Apenas discordei. :)
Eu curto mesmo os guitar heroes. E não precisa, necessariamente, os super velozes ou técnicos. Stevie Ray Vaughan, para mim, é um guitar hero. Hendrix, Blackmore, Page e muitos outros, também são.


"Me diga uma memorável e inesquecível obra-prima musical dos últimos dez anos? Precisamos de novas "Sultans of Swing", novas "money for nothing", novos hinos que marquem essa geração.....você pode citar algum?"

Só pra esclarecer... se em meu post pareceu que eu quis dizer que a música feita hoje em dia é melhor do que "nas antigas", esqueça essa idéia! Eu curto MUITO os clássicos. Claro, tem várias coisas atuais que gosto também. Mas, a grande maioria do som que ouço é de décadas passadas. Nada como uma blueseira/rock clássico de 60/70, o hard rock/metal de 80/90, etc...
Sobre músicas que marcaram essa geração, realmente não me ocorre nenhum. Nisso estamos de acordo. Mas, os tempos são outros mesmo. Esses caras também estavam no local certo e na hora certa. Se estivessem lançando essas coisas hoje, não emplacariam da mesma maneira.


"O que é que você chama de novas possibilidades? som digital? V-amp? POD Line 6?"

Sim. Todo tipo de tecnologia criada para a música. Sejam pedais de efeito, amplis ou equipamento para gravação... caberá ao bom músico utilizá-los para fazer boa música.

[]´s

Speed_of_light
Veterano
# dez/04
· votar


bocadecachaca

Cara, se tu só ouvir essas bandas novas americanas, tá perdendo teu tempo. Escuta algumas bandas europeias ou japonesas: são cheias de solos de guitarra.

FoccaguiT
Veterano
# dez/04
· votar


Pq o Dire Staits akabo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bruno Vieira Machado
Veterano
# jan/05
· votar


Desculpe a intromissão mas não é preciso abolir os efeitos dos pedais, e sim fazer o que nós chamamos de velho e bom rock n ´roll.
Ainda existem muitas bandas que insistem com os solos,um exemplo é o iron.Mas não é preciso somente uma,precisa de um guitarrista com uma super vontade de fazer rock,estilo Van Halen

Bruno Vieira Machado
Veterano
# jan/05
· votar


É preciso de solos bons,não eses solinhos pequenos que só complementam uma parte da música.Um solo com mt técnica.

Slash yaung
Veterano
# jan/05
· votar


Eu acho que todos os guitarristas quem que fazer solos como antigamente os caras colocavão o seu sentimento na guitarra fazendo assim um bom solo as bandas novas de hoje em dia só querem saber de dar altografos,aparecer em programas de Tv e ai vai.
Não são como Antigamente os caras sentavan e enquanto eles não faziam o solo perfeito pra eles não estava bom.
Hoje eles fazem qualquer bosta só pra completar a musica.
Pra mim uma musica sem um solo bom não é uma musica feita por guitarristas bom e sim um principiante que só por que está famoso Acha que é bom guitarrista.

Bruno_Guitarplayer
Veterano
# jan/05
· votar


Hoje em dia os caras famosos tocam por dinheiro só

vAsKiNhU tHe TrOoPeR
Veterano
# jan/05
· votar


naum li todos os posts, entaum num sei se jah falaram: axo q se nós aki do forum mesmo pegarmos firme nos estudos de musica, irão surgir otimas bandas com otimos solos de guitarra.eh isso ae

bocadecachaca
Veterano
# jan/05
· votar


eh uma pena nunca mais poderemos ouvir solos de verdade como os do Randy rhoads....

bocadecachaca
Veterano
# jan/05
· votar


eh uma pena nunca mais poderemos ouvir solos de verdade como os do Randy rhoads....

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05
· votar


bocadecachaca
O Rhandy morreu, mas tá cheio de caras bons por aí.

Mackabr0
Veterano
# jan/05
· votar


logico q fazem, so nao rola divulgaçao =]

felipecrepaldi
Veterano
# jan/05
· votar


PORQUE NAO DA GRANA DINHEIRO INTENDEU MAIS O SLASH EH O MELHOR GUITARRISTA DO MUNDO

bocadecachaca
Veterano
# fev/05
· votar


nothing else matters

Como Frejat fala:
"Solos de guitarra já estão ultrrapassados/desgastados"

O Frejat fala isso pq ele não toca nada que preste, detesto aquele cara! infelizmente as bandas Brasileiras que prestam só estão reservadas aos caras que realmente querem tocar bem uma guitarra como o ANGRA DR.SIN e outras que nem conheco, não ficar tapiando com solinhos de passagem de nota...

HxCx
Veterano
# fev/05
· votar


a minha opinião é a seguinte: não existem mais belos solos e belas harmonias também por pura PREGUIÇA!!!! quem começa a tocar guitarra hj em dia(a maioria) tem muita preguiça de ESTUDAR!!!! Por isso a maioria das bandas naum sabem nem criar uma bela harmonia pra uma música, q dirá solar!!!! essa é minha humilde opinião....
Ah!!! eu sou um exemplo do que eu citei aí em cima, e realmente me envergonho por isso.... = (

Leandro Brito
Veterano
# fev/05
· votar


bocadecachaca

infelizmente as bandas Brasileiras que prestam só estão reservadas aos caras que realmente querem tocar bem uma guitarra como o ANGRA DR.SIN e outras que nem conheco, não ficar tapiando com solinhos de passagem de nota...

É verdade até hoje não vi nenhuma banda brasileira dar um solo q preste (com excessão das citadas acima entre outras q tb nao conheço), por exemplo jota quest, capital inicial, detonautas, cpm 22 e um trilhão de outras q fazem sucesso por aqui.
Infelizmente no meu caso preciso decidir se quero entender a letra da música ou ouvir um bom som instrumental com harmonia, solos etc no final sempre fico com a segunda opção deixando de lado o significado das palavras ditas pelo cantor já q não sei inglês tão fluentemente assim (mas ainda bem q tem tradução para ajudar =D)

zacaoamargo
Veterano
# fev/05
· votar


bocadecachaca
Frejat é um incompetente. Olha, não sou profissional. Toco por diversão...é um hobbie do qual não abro mão e ao qual procuro me dedicar sempre. Por isso, não me considero competente o suficiente. E posso avaliar qualquer guitarrista e saber se ele é bom ou não, assim como qualquer outro por aqui poderia fazê-lo també, afinal não há dificuldade em avaliar a performance de outro cara. Digo isso porque há inúmeras bandas tocando nas escuras da noite por aí às quais os meios de comunicação não dão atenção. Ainda bem!
Quando saio aqui em Recife à noitevejomuitas coisas boas por aqui, bandas de rock, jazz, blues, etc. Muita coisa boa. Agora, escutar Charlie Brown Jr, LS Jack, J Quest....me perdoem, mas não dá.

zacaoamargo
Veterano
# fev/05
· votar


Definitivamente a guitarra elétrica está em sua "ERA DAS TREVAS". Ouseja, ninguém cria nada.
Alô, alô, Inglaterra! Está vindo alguma coisa boa daí nesses próximos dias?
Alô, alô, Tio Sam! Está vindo alguma coisa boa daí nos próximos dias?

bocadecachaca
Veterano
# mar/05
· votar


zacaoamargo

engracado sou de Recife também, do bairro de Afogados uhahahahauahuaua
jin3_@hotmail.com

Paulo Teixeira
Veterano
# mar/05
· votar


caras a maior realidade é essa tipo eu sou polivalente toco violao e guitarra os ritmos que mais gosto de tocar é bossa,mpb(no violao) e blues e rock(na guitarra) por isso concordo com todos que disseram que o blues é um dos melhores ritmos por q vc nao precisa enganar ninguém com coisas q vc nao esta fazendo(nao que todos os roqueiros o façam mas a maioiria atual sim!) e so nao temos bandas sinistras de rock pelo que o amigo ali disse por q ninguém quer estudar nem treinar sao todos preguiçosos gente! caiam na real até mesmo os auto-di-data treinavam e ouviam pra caramba!

Zandor
Veterano
# out/05
· votar


por que nao da dinhero, nao tem publico (2)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que não se fazem mais bandas boas com solos de guitarra belos ?