Vcs decoram os modos?

    Autor Mensagem
    inthelight
    Veterano
    # dez/04


    Ae pessoal, queria saber se vcs decoram cada modo como uma escala diferente (e consequentemente decoram os shapes diferentes e tudo) ou pensam em cada modo pela escala (jonio) q o originou? Pq assim eh bem mais facil, mas eu queria saber se decorando como se fosse escalas independentes tem alguma vantagem

    LeandroP
    Moderador
    # dez/04
    · votar


    inthelight

    Eu sempre comparo uma escala que tem o formato de maior com a escala padrão maior e assim eu vejo qual o intervalo que muda dentro desta escala.

    Por exemplo, eu sei que o modo lídio é igual ao modo jônio, mas tenho que aumentar a quarta. O modo dórico é igual ao modo menor natural, só que tem o intervalo de 6a maior, enquanto a natural tem 6a menor.... e por aí vai.

    Acho bem mais fácil assim!

    Emerson Guita
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    inthelight
    Eu faço igual a vc e acho bem mais fácil.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/04
    · votar


    inthelight

    Eu respondi na correria e nem deu pra ler direito. Mas estudar os shapes de outras escalas é fundamental. Quando eu disse que uso os intervalos eu me referia a nota que muda na escala, mas de modo geral é bom ter uns shapes guardados na manga.

    zerozero
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    inthelight

    naum, parei um tempo de estudar teoria e agora so lembro de uma pentatonica,

    Marisco
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Os shapes e os intervalos eu nem preciso mais pensar (de tanto que eu ja estudei esses modos). Com o tempo vc acaba associando também acordes a certos modos.

    Agora eu conheci um cara que sabia todos os intervalos dos modos em todos os shapes no braço da guitarra. Era muito legal, o cara ficava improvisando (uma coisa mais linda que a outra) e ficava te explicando: "agora eu usei o jônio e parei na 3a., passei agora pro Frígio Maior e usei a tríade e parei na sexta menor pra ressaltar o som..."
    Esse sim tinha os modos na ponta dos dedos!

    algo
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Eu decoro todos os shapes, agora estou estudando os gerados pela menor harmônica e melódica.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/04
    · votar


    Marisco

    Eu também sei decor todos os intervalos que estou fazendo. Aliás, eu me condicionei a pensar assim. Meu único problema é fazer algo realmente maravilhoso he he he he

    Pra ser mais prático eu penso sempre nas notas alvo, então eu tenho que ter pelo menos os intervalos T, 3, 5 e 7 na cabeça. O resto é fácil de decorar porque está entre estes intervalos.

    Marisco
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    LeandroPanucci
    Bah, eu tenho uma dificuldade com isso. Mas o que mais me impressionava é que o cara pegava umas músicas bem complexas harmonicamente (tipo jazz, bossa, e até uns fusion) e tinha a habilidade de fazer um excelente improviso, pensar em todos intervalos que estava tocando (e olha que tinha algumas musicas com 2 e até 3 acordes por compasso), e ainda explicava tudo que tava fazendo enquanto tocava.
    Eu cheguei a desconfiar que ele tinha uns 3 cérebros, hehehe.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/04
    · votar


    Marisco

    he he he he caraleo... 3 cérebros he he he he

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vcs decoram os modos?