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o tartaruga Veterano |
# mai/03
no bio guitar fala que o slash usava muitos bends e poucos harmonicos......oq eh harmonico?
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MKazan Veterano |
# mai/03
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harmônico é qdo vc da a nota, e encosta na corda para fazê-la vibrar algumas oitavas (por exemplo).
encosta, sem apertar contra o braço, o dedo na quinta corda, sobre o ponto onde está localizado o quinto traste e dê uma palhetada. isso é um harmônico. fica legal qdo vc estiver usando bastante ganho na distorção.
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MadMan Veterano |
# mai/03 · Editado por: MadMan
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Quando vc toca uma corda presa nas duas extremidades, o movimento vibratório forma ondas (observe a corda vibrando). Porém em alguns pontos ela não vibra (Nó), que é exatamente o ponto do harmônico. MadMan é "curtura" ehehehe.
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Death Veterano |
# mai/03
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é no 12°, no 8° e no 5° traste q da p/ fazer
Deatlhe! não é apertar! vc tem q apenas dar uma encostada de leve bem em cima do traste e fazer soar
Quer um exemplo de um guitarrista q fazia isso e outras coias muito loucas c/ harmonicos?
veja o ex-guitarrista do Ozzy, o Tony Iommi, esse sim é um animal
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naka Veterano |
# mai/03
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tony n era ex guitarrista do ozzy... ozzy é ex vocal do tony :-)
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JPedro Veterano |
# mai/03
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Mas o Zakk Wylde (não o Tommi Iommi, hehe), do Ozzy, usa outro tipo de harmônico, harmônico artificial. O que eles tão falando do harmônico "natural" mesmo.
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MKazan Veterano |
# mai/03
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JPedro
ah mano! Harmonico natural q vc quer? então ta.
muito bem. quando você tem uma onda senoidal base, vc pode somar a ela outras ondas senoidais (os matemáticos juram de pés juntos q vc pode representar qualquer onda existente pela soma de ondas senoidais). Uma onda senoidal é a onda mais pura que pode existir, ela não carrega informação nenhuma, tem um som meio chato e nenhum instrumento real é capaz de gerar uma onda senoidal (algumas flautas conseguem chegar perto).
muito bem, quando você dá uma nota na sua guitarra, dela sai uma onda senoidal de base (a qual a nota está afinada) e junto a ela, são somadas algumas ondas multiplas da onda de base. essas ondas múltiplas a mais q são somadas são os harmonicos naturais. eles é que definem o timbre do instrumento.
daí também vem aquela discução interminável sobre amps válvulados e transistores.
A distorção dos amps transistorisados gera harmonicos tanto pares quanto ímpares, por isso o som sai embaralhado.
A distorção da válvula, só gera um tipo de harmonicos (mas agora não lembro se são os pares ou os ímpares), por isso a distorção da válvula é mais definida q as outras. mas isso é uma discução a parte.
em resumo, harmonico artificial são esses q agente explicou, encosta o dedo e faz a corda vibrar (por exemplo) uma oitava acima do normal.
harmonico natural são as ondas múltiplas da onda de base q saem do instrumento qdo vc bate a corda. esses harmonicos naturas são responsáveis pelo timbre do seu instrumento.
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JPedro Veterano |
# mai/03
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Blz, MKazan
mas os artificiais não são os tipo Zakk Wylde??? akeles que a gente aperta a corda e bate com a palheta??
e os naturais não são os que a gente apenas coloca o dedo na corda e sai o harmônico sem nenhum esforço??
pelo que eu entendi você falou que era o contrário...
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MKazan Veterano |
# mai/03
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os q agente encosta o dedo na corda sem apertar contra o braço são os artificiais.
os naturais ja existem na nota, vc não controla com a mão. eles são uma caracteristica da onda sonora. a única forma de controlá-los é com (por exemplo) o botão "Tone". quando vc "fecha" o Tone, na verdade está tirando do som uma parte dos harmonicos naturais. quando você "abre" o tone, está deixando a maior parte deles passar.
ta ligado quando o pessoal fala: "O captador do braço é mais grave e o da ponte é mais agudo."? na verdade, oq eles querem dizer é q a região próxima da ponte é mais rica em harmonicos naturais e que na região do braço, a frequencia de base tem amplitude bem maior q os harmonicos naturais.
esse q aperta a corda e bate com a palheta com força, deixando a mão raspar na corda para o som ficar agudinho é uma espécie de harmonico artificial tb.
sacou?
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MadMan Veterano |
# mai/03
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MKazan
No que diz respeito à presença de harmônicos, cabe lembrar que a maioria dos sons musicais não ocorre apenas em seu modo mais simples de vibração (modo fundamental), pois são compostos sempre deste modo (fundamental) e de mais outros, chamados de modos harmônicos, que nada mais são do que o corpo vibrante oscilando também com freqüências múltiplas inteiras (x2, x3, x4, etc) da freqüência do modo fundamental.
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MadMan Veterano |
# mai/03
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MKazan- Complementando, existem os Harmônicos Fundamentais e os Naturais.
Os pontos de harmônico no braço, são os naturais. Os fundamentais são os da corda solta, conforme abaixo:
Segundo a física, as cordas da guitarra em movimento formam ondas estacionárias. Estas, por sua vez, sao as percursoras dos harmonicos ou modos de vibraçao. O primeiro modo ou harmonico fundamental é a corda solta,
ou seja nao há nenhum NÓ no meio dela. Nó é o nome dado ao ponto onde a corda nao vibra.
O TIMBRE da corda esta diretamente relacionado ao seu
tamanho (daí a afinaçao puxando ou soltando a corda).
Os termos Timbre, altura e intensidade têm as seguintes definiçoes, segundo a física:
- Altura: qualidade que permite aos nossos ouvidos distinguir o som grave (baixa frequencia) do som agudo (alta frequencia).
- Intensidade: qualidade q nos permite distinguir o som forte (grande amplitude) do som fraco (baixa amplitude). É o q chamamos de volume.
- Timbre: qualidade q nos permite distinguir sons de mesma altura, intensidade mas q sao diferentes. Esta relacionado ao numero de harmonicos da onda, ou seja, as notas.
Por aí, concluímos q as notas se originam dos harmonicos ou modos de vibraçao das cordas.
Depois do harmonico fundamental (corda solta) temos o segundo harmonico, q é qndo se tem um nó e dois ventres na corda... (ventre= parte da corda q vibra...)
o terceiro harmonico, qndo vc tem 2 nós e 3 ventres... e por aí vai.
Na guitarra, esses nós seriam equivalentes aos harmomnicos naturais do braço. Pq, se vcs perceberem, a corda só nao vibra no ponto q vcs colocam o dedo. Pra tras e pra frente ela continua vibrando. Na prática, na guitarra só existem harmonicos fundamentais e do 2º modo. Pq nao há como vc segurar a corda em dois pontos distintos sem q ela pare de vibrar. A nota só muda pq a extensao da corda até o ponto fixo (a ponte e o capotraste) tb mudou.
Ja qndo vc coloca o dedo na casa, vc diminui a extensao da corda, como se tivesse cortado um pedaço fora.O harmonico fundamental dessa nova distancia será outro, provocando outra nota....
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MKazan Veterano |
# mai/03
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MadMan
ISSO!!!!! FUNDAMENTAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
era essa a palavra q eu tava querendo lembrar e não lembrava valeu! por isso q saiu besteira no meu texto.
corrige pra mim, por favor?
obrigado por me corrigir!
abraço!
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JPedro Veterano |
# mai/03
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Ahh, agora entendi!!
Valeu, MKazan!!
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MadMan Veterano |
# mai/03
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MKazan Cara, aprendi um monte de coisas pesquisando na internet... Tem umas páginas duca!!! Valeu
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