São Paulo espera show dos 'deuses' da gu

Autor Mensagem
Sincero
Veterano
# nov/04


Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC

A espera, que já dura quase oito anos, está prestes a acabar. No mês que vem, dias 4 e 5, os brasileiros finalmente poderão conferir, ao vivo, o show do G3. O projeto especial criado em 1996 por Joe Satriani e Steve Vai reúne no mesmo palco os dois guitarras mais um artista convidado e que seja especializado no mesmo instrumento – Robert Fripp é o nome da vez. Os ingressos para esses shows imperdíveis, que ocorrem no Credicard Hall, estão à venda.
O formato das apresentações é o mesmo desde sua origem: cada guitarrista faz um set com músicas próprias e, no fim, é realizada uma espécie de jam session. Pela série, já passaram vários nomes. O primeiro foi Eric Johnson, cujo show rendeu os primeiros vídeo e CD, batizado G3 Live in Concert, em 1997. O mais recente foi o trabalho com o sueco Yngwie Malmsteen. Sua participação foi registrada no álbum duplo Rockin’ in The Free World e no DVD Live in Denver, ambos de 2003.

Fripp, o convidado, traz ao Brasil uma bagagem profissional acumulada em 35 anos. Seu nome e sua história estão ligados à banda King Crimson, uma das pioneiras do rock progressivo a partir de 1969. Seu som tinha como característica mais notável o experimentalismo, temperado com uma pitada de jazz e de música concreta.

De lá, saíram nomes como o do baixista Greg Lake, que mais tarde migrou para a Emerson, Lake & Palmer, e Belew, que tocou com Frank Zappa, David Bowie e Talking Heads. O primeiro participou de uma fase mais melódica da banda; Belew integrou um período da King Crimson em que a música soava mais nervosa, elétrica, uma espécie de new wave com tempero de vanguarda. Robert Fripp foi o único que permaneceu na formação desde o início.

Mas muita gente deve ir ao Credicard Hall a fim de ver mesmo criador e criatura. É que Steve Vai, que aprendeu a tocar piano aos 6 anos, e acordeom aos 10, migrou para a guitarra aos 12. E ele precisava de alguém que lhe ensinasse os fundamentos do instrumento. Preferiu ir atrás de um conceituado professor de sua mesma cidade, Long Island. E se deparou com Satriani, ainda ausente da mídia.

Vai deu seqüência a uma carreira gloriosa. Aos 19 anos, mudou-se para Los Angeles, onde transcreveu para partituras músicas de Frank Zappa, e assim, ganhou uma vaga na banda. Em 1985, entrou no Alcatrazz, substituindo o mesmo Yngwie Malmsteen que depois reencontraria no G3. David Lee Roth, assim que deixou o Van Halen, chamou Vai para seu grupo e, em 1989, o ex-aluno de Satriani tomou o lugar do guitarrista acidentado do Whitesnake, Vivian Campbell.

A carreira de Satriani, até agora, não pode ser considerada menos prestigiosa. Como professor, ajudou a pavimentar o caminho de guitarristas como David Bryson (Counting Crows), Kirk Hammett (Metallica) e Alex Skolnick (Savarage, Testament). Teve uma banda, a The Squares e, em 1983, Vai conseguiu levar o mestre para a Relativity Records, onde lançou Not of This Earth. Mas foi em 1987, com o disco Surfing With the Alien, que Satriani se consagrou. E, durante a turnê deste álbum, caiu na estrada com Mick Jagger por duas vezes. O guitarrista substituiu ainda, mais tarde, Richie Blackmore no Deep Purple.

Satriani recebeu várias indicações ao Grammy, embora nunca tenha levado uma estatueta para casa. No Brasil, sua popularidade é grande. Tanto que lotou o mesmo Credicard Hall em 2003, quando veio para uma apresentação solo.

A atual formação do G3 já cumpriu cerca de 50 shows, na Europa, Japão e Estados Unidos. As apresentações no Brasil – ainda há uma no Claro Hall, Rio, dia 3 – integram a turnê latino-americana, que se completa com os espetáculos no México (dia 30 deste mês), Argentina (8) e Chile (10).

G3 – Show com Joe Satriani, Steve Vai e Robert Fripp. Dias 4, às 22h, e 5 de dezembro, às 20h. No Credicard Hall – av. das Nações Unidas, 17.955, São Paulo. Tel.: 6846-6010. Ingr.: R$ 200 (camarotes setor 1), R$ 180 (camarotes setor 2), R$ 150 (poltronas setor 1), R$ 130 (poltronas setor 2) R$ 100 (em pé na platéia), R$ 80 (platéia superior).



AH se eu tivesse grana...

JediKnight
Veterano
# nov/04
· votar


HMmmmmmmmmmmmmm Acho q é show pra ver sentado né ? o duvida, só sei q nesse final de semana irei comprar os ingressos

John Johns
Veterano
# nov/04
· votar


meu amigo vai na poltrona... hahahahaah Riquinha da...

Eu pdi ro meu pai e ele disse q o steva vai é um drogado maldito

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


Pretendo ir nesse show. Pena que não é mais o Malmsteen, Eric Johnson ou Petrucci.

John Johns
Veterano
# nov/04
· votar


Pena que não é mais o Malmsteen, Eric Johnson ou Petrucci.

Bem o Malmsteen nao é tão bom (ele nao viria aqui nem c pagassem a Fender ahuahuahuahu), Eric Johnson eu nunca vi e o Petrucci é bom de mais...

MAs dizem q esse Robert Fripp é muito bom... Sei q o cara sua o Sustainer Fernades e toca no King Crimson, q ateh a veja fala bem

gustavo macaco
Veterano
# nov/04
· votar


po, fripp é doidera ehee

funtastic
Veterano
# nov/04
· votar


Eu vou hahahah, na pista, vai ser foda.

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


John Johns
"ele nao viria aqui nem c pagassem a Fender ahuahuahuahu"
Ah... o cara esteve por aqui não faz muito tempo. Coisa de 2 ou 3 anos.

"Eric Johnson eu nunca vi"
Putz, véio... então corra atrás pra ver, porque é muito bom mesmo!

gustavo macaco
Veterano
# nov/04
· votar


diario do grande ABC detona uuu

Alexandre Souza
Veterano
# nov/04
· votar


São Paulo espera show dos 'deuses' da gu

Como assim?? Achei que o Hendrix e o Vaughan tivessem morrido !!??!!??

John Johns
Veterano
# nov/04
· votar


Ah... o cara esteve por aqui não faz muito tempo. Coisa de 2 ou 3 anos.

lembra da ultima vez o q aconteceu?

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


John Johns
Eu não estava presente, mas lembro! Hehehehhehehe!!!

Caio Lampoglia
Veterano
# nov/04
· votar


John Johns
o q foi q aconteceu?

JediKnight
Veterano
# nov/04
· votar


Alexandre Souza
Talvez os 'deuses' contemporaneos, soa melhor ??

John Johns
Veterano
# nov/04
· votar


Caio Lampoglia

http://www.coverguitarra.com.br/2_1.asp?PLC_cng_ukey=37177141322RK0STE Y

Alexandre Souza
Veterano
# nov/04
· votar


JediKnight
Talvez os 'deuses' contemporaneos, soa melhor ??

Ae sim...

Caio Lampoglia
Veterano
# nov/04
· votar


John Johns
nossa... isso aconteceu mesmo? caramba... n acredito q o malmsteen seja assim...
gsto muito do som dele... fiquei meio abalado qndo li a noticia... mas isso eh comum em muitas pessoas famosas ...
HUmildade 100 %

august22
Veterano
# nov/04
· votar


certeza!!

Malmsteen na veia!!

Savage
Veterano
# nov/04
· votar


nossa... isso aconteceu mesmo? caramba... n acredito q o malmsteen seja assim...

Tu nao conhece o malmsteen, ne ?[i][/i]

Caio Lampoglia
Veterano
# nov/04
· votar


to conhecendo agora... o.o

Savage
Veterano
# nov/04
· votar


pode dar uma pesquisada:
é dai para baixo....

Caio Lampoglia
Veterano
# nov/04
· votar


nossa... tem mais? ahuaha
foda..

Savage
Veterano
# nov/04
· votar


tem muito mais.. pelo que me lembro, o cara foi num restaurante e se recusou a se servir no buffet... fez nao sei quem ir pegar comida para ele, falando que ele nasceu para ser servido... é mole ?
sem contar que o cara nao consegue manter uma unica formacao nos seus discos, pois ninguem aguente tocar com ele...

John Johns
Veterano
# nov/04 · Editado por: John Johns
· votar


Savage

vai ver ele aprendeu a licao quando as pessoas fizeram ele emagrecer 20quilos

Marcs
Veterano
# nov/04
· votar


Vou ter q fazer essa piadinha idiota.

Vc não vai no show do G3?

O Steve Vai!!!

hauhauhauhauahauha

Caio Lampoglia
Veterano
# nov/04
· votar


auhauhuhahu q merda
auhauuha

guilhermerizzo
Veterano
# nov/04
· votar


Deuses???
Outro dia vi um DVD duplo do Satriani e me decepcionei. Nunca havia parado para prestar muita atenção nestes guitarristas "ginastas" que fazem coisas mirabolantes (alavancadas com a mão esquerda, por exemplo). Achei tedioso.
Hoje em dia para mim o cara mais foda é o Scofield e em termos de endeusamento ficaria com o George Benson. Estes caras não fazem caretas nem abusam dos equipamentos. O timbre deles está nos dedos.
O Vai e o Satriani são bons guitarristas mas não fazem minha cabeça. Acho que o som deles precisa de umas letras e um bom vocal para não enjoar...
Música instrumental tem que ter mais alternância e menor zoeira. Acho o som deles cansativo. A guitarra berra o tempo inteiro e isso é meio irritante.
Caras como o Scofield, o Pat Metheny, Mike Witfield e outros nesta linha deixam os outros instrumentos falarem um pouco também, dando mais dinâmica e tornando o som mais instigante.

Tuarelli
Veterano
# nov/04
· votar


Quanto ao Malmsteen:
Eu acho q nao dá pra acreditar em tudo q contam, a não ser que seja uma fonte d confiança como jornais.
E eu vi flnd sobre essa mudança do Malmsteen, e os musicos que trabalham com ele disseram que antes ele era insuportável, mto irritado e agora ele tá mais de boa.

zacaoamargo
Veterano
# nov/04
· votar


Como disse em outro tópico...não gosto do som desses caras.....Os caras são sem dúvida alguns dos mais técnicos e habilidosos guitarristas de todos os tempos...mas o som dos caras, me perdoem, é muito ruim....musicalidade zero...só barulho e frases irritantes de tão rápidas e longas, fraseados que não dizem nada....nada.......
Som mesmo é Eric Clapton, Jimmy Page, BB King, Mark Knopfler, Buddy Guy, Chuck Berry, J Hendrix, SRV, entre outros monstros.....

zacaoamargo
Veterano
# nov/04
· votar


musica se faz antes de tudo com sentimento...por isso que enveredei para o blues.....vejo caras como The Edge que escondem a deficiencia tecnica com efeitos diversos....é agradável....mas não é 100% música........Gosto da guitarra plugada na caixa e o resto os dedos fazem...me sinto mais desafiado a cada dia, pois sinto que tenho muito a evoluir. Joe Satriani, S Vai, como o cara disse acima, são tediosos. Insuportáveis. Malmsteen é um idiota...não importa o quanto ele seja bom.......Vejam o Rei do Blues (ninguém tem esse título, só ele), BB King...carismatico e educado..amado por onde passa. E que som ele faz!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a São Paulo espera show dos 'deuses' da gu