Restaurando Gibson - preciso de ajuda

    Autor Mensagem
    MACker
    Veterano
    # nov/04


    Galera, estou com uma Gibson ES-335 aqui, ano 82, cor Ebony, soh q ela tah muito judiada. o antigo dono nao cuidava... a guitarra passou anos jogada pegando poeira, nem o case o cara tem. to querendo recuperar ela, mas nem sei por onde comecar...
    Bom pra vcs terem uma ideia do estado dela, as ferragens nao tem mais brilho, encima dos captadores tinha uma crosta de sujeira q eu limpei. as tarrachas estao totalmente desbotadas tb. mas uq mais me preocupa eh a pintura. ela tava muito suja, eu dei uma limpada com um pano humido, mas ela nao tem brilho, tah fosca, e muito arranhada. Gostaria de saber como recuperar a pintura e as ferragens q sao cromadas, pra deixar tudo brilhando novamente... uq eu devo fazer, e quais produtos eu preciso? eu queria levar ela num luthier, mas num tem um bom na minha cidade... E eu num entregaria uma Gibson a qualquer um...

    Gostaria da ajuda de quem entende de Gibson...

    valew

    codec
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    tarraxas novas, novo captador, nova pintura, enfim.. vai muita grana ai!

    MACker
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: MACker
    · votar


    aff

    novas pq? tah tudo funcionando perfeitamente, ela soh tah feia esteticamente... mas o som tah perfeito! e alem do mais vai tirar a originalidade dela... pra q eu vou comprar captadores e tarrachas novas? oq mais me incomoda eh a pintura mesmo, as ferragens se num tiver jeito eu deixo tudo desbotado mesmo ou mando cromar... sei lah

    codec
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    vc que sabe entao.. ;)

    oak
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    MACker

    Essas partes cromadas tendem a perder o brilho e a cor mesmo, eh natural, eu deixaria, fica com carinha de instrumento vintage
    na pintura vc pode dar uma polida, eu nao sei exatamente o que se usa para polir a guitarra, se nao me engano a fender lançou um produto específico pra isso, mas acho que vc pode passar oleo de peroba ou alguma cera

    []'s

    oak
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    a proposito, pagou qt nela?

    janick
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    MACker
    eh umma semi acustica essa gibson?
    dve c mto foda p manda uns jazz e uns blues com ela... da um tratozinho so na pintura, mas dxa assim kra, a menos q esteja causando algum problema no som e tal... tpw, tu tem um instrumento vintage mano!ahahah

    Hitcher
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    MACker
    Tu está certo em não trocar nenhuma peça dela e assim manter a originalidade. Peças cromadas (não sei se é o caso da tua guita) perdem o brilho mesmo e, se perderem a camada de cromo, aí não tem jeito mais jeito. Mas isso não chega a atrapalhar, pelo menos na maioria dos casos. Eu deixaria assim mesmo. Quanto a pintura, ele pode ser polida, o que melhoraria bastante os riscos superficiais. Os arranhões mais profundos só refazendo a pintura, coisa que eu tb não faria, se fosse vc. Existem produtos específicos para polimento mas, pelo menos para dar uma melhorada, um lustra móveis tipo "Poliflor" já ajuda bastante. Só tome cuidado para não passar produtos à base de silicone na escala do instrumento. Para isso procure usar óleo de limão ou mesmo óleo de peroba (só em escalas escuras).
    Quando der, posta umas fotos dela aí pra gente dar uma olhada.
    Um abraço.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    MACker
    Cara, Vc tem uma Gibson na mão. Não é qualquer guitarra, mas um instrumento de qualidade construído com o que há de melhor e para durar 40 anos; é um investimento.
    Sou luthier e já ví(inclusive nas oficinas de meus professores) muitos instrumentos maravilhosos, raros e caros irremediavelmente danificados por negligência ou ignorância.
    Leve sua guitarra a um profissional qualificado para uma avaliação para a reforma pois este instrumento merece.
    Abç

    The Guitarrerow
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Vintageeeeeee olhe ate o nome soa bem a guitarra entao deve c uma beleza!

    Led_Zeppelin
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    MACker
    posta um link com fotos dela

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Restaurando Gibson - preciso de ajuda