O trítono

    Autor Mensagem
    Morello
    Veterano
    # mai/03


    Ai galera,

    Voces tem costume de usar o tritono nas musicas de voces?

    Um pouco de historia:

    Na epoca da Inquisição esse intervalo chegou a ser proibido (principalmente enssa epoca em que os grandes mestres dam musica produziam musicas para a Igreja), uma vez que tem uma sonoridade bem "maligna". Alguns musicos da epoca chegaram a ser punidos pelo tribunal da Santa Inquisição sendo queimados vivos por insistir em usar o trítono em suas musicas.

    Nos tempos um pouco mais recentes, temos algumas bandas que usaram o tritono, um dos intervalos do acorde meio diminuto, setimo grau do campo harmonico de triades, justamente com a intenção de criar uma sonoridade meio satanica.

    Jimi Hendrix- Purple Haze (na intro dessa musica ele faz o uso do tritono numa forma bem gritante, parece que com a intenção justamente de provocar as autoridades religiosas, que na epoca ainda eram bem mais conservadoras que hoje).

    Metallica - Enter sandman e Call of Kthulu. Nas duas musicas, com a tematica bem mal, o tritono foi usado sendo arpejado. A sonoridade cai como uma luva na intenção da musica.

    E voces, tem costume de usar o tritono?

    Max
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    nossa...eu conhecia essa histora...na grecia nenhum musico poderia tocar um tritono...primeiro pq quem tocasse seria um bosta pois isso era tipo coisa de quem nao sabe tocar e dai por isso faz um som feio desses...e quem mandasse um tritono era punido com a morte...da pra alivia o triton com meio tom pra cima na nota mais grave...ou meio tom pra baxo na nota mais fraca...acho q era isso...sei la

    muchex
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    o q eh triton?
    nunca ouvi flar nisso

    Max
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    muchex é q é assim...o tritono seria tipo um som feio no violao...esqueci a explicacao teorica dele...o pq dele sair feio...
    vai no violao e da um si(corda 2 - solta) e um fa (na corda mi aguda -1ª casa)

    muchex
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    e fica tocando isso vai parece oq?
    nem me pareceu tao feio
    me fala otro tritono

    spy2k
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    sei lá..eu sei q uma dia eu tava fazendo q nem o max.. b solta e alternando entre F,F# e G.. na mi aguda..dei uma sonoridade sinistra.. como se usa esse trítono ?

    Max
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    muchex
    cara agora toca o tritono q eu te disse e depois logo em seguida ja solta o dedo da primera casa e poe o dedo na casa um da corda 2 ..da uma puta diferenca sonora

    spy2k
    quem usava isso na antiguidade era punido com a vida...e nem sei como usa isso...so se for mto rapido e pra da um som sinistro msm..deve ficar legal com coisas classicas...c vc fizer uma musica classica ou um metal e quer dar um "susto" usa ele

    The True Master of War
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    PORRA! COMO ME ESQUECEM DE FALAR DO TRITONO MAIS FAMOSO DA HISTORIA DO ROCK?
    BLACK SABBATH - BLACK SABBATH...O MAIN RIFF VARIA DO TRITONO(VULGA 5a DIMINUTA) PARA A 5 JUSTA DANDO O SOM MAIS MACABRO DA HISTORIA DO ROCK!
    HEIL SATANAS!

    Morello
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    The True Master of War
    huahuahua, malz ae, nao sabia que era tritono tb.

    O tritono é um intervalo de 3 tons. É justamente a distancia da tonica pra 5a dminuta (ou 4a aumentada). É meio tom antes da 5J, que está nos acordes tradicionais.

    A sonoridade legal e macabra do tritono vem geralmente arpejando-o. Ouçam a intro de Enter Sandman, por exemplo. As notas tocadas sao E, G, A e A#. O tritono está entre o E e o A#.

    Tritono arrepia (literalmente).

    Anônimo
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    "the cord of satan" eh algo do tipo:


    ----
    ----
    -7--
    -6--
    -5--
    ----


    MadMan
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    Trítono quer dizer "três tons"
    é o intervalo de três tons - o trítono - o responsável pela tensâo criada e é ele que tende para a tônica. O trítono é o mesmo que a quinta diminuta ou a quarta aumentada. Ele divide a oitava em duas pates iguais e a sua inversão possui a mesma distância intervalar.

    MadMan
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    Muito bom este tópico. pesquisei algo e achei mais alguma coisa.
    O acorde de dominante (5ºgrau) com sétima é aquele que melhor define a tonalidade. Auditivamente, ele cria a tensão tão característica do sistema tonal. Um G7, por exemplo, é naturalmente resolvido em Dó Maior ou menor. Parábens Morello este tópico foi legal.... Espero que tenha contribuído. Aprendi mais uma com essa...

    Max
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    MadMan
    eh cara..isso é teoria...a teoria é bem legal tb...tao legao quanto a pratica as vezes...
    tem mtas historias...como...
    vc sabia q o pitagoras q descobriu a nota SI??
    antes as escalas eram feitas com 6 notas...do re mi fa sol la ...e nao tinha si...dai pitagoras descobriu e a escala hj é a escala de pitagoras..

    muchex
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    a q emrda
    vo pesquisa sobre iss

    MadMan
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    Max Legal, cara essa eu realmente não sabia. Sei que os nomes das notas tem a seguinte origem:
    Tudo começou com o monge Guido D'Arezzo (sim, o mesmo que inventou a pauta!). Ele deliberou estas notas a partir de um hino ao padroeiro dos músicos, São João Batista. Eis o hino, no original em latim (repare nas iniciais grifadas):

    Ut queant laxit
    Ressonare fibris
    Mira gestorum
    Famuli tuorum
    Solvi polluti
    Labii reatum
    Sancte Ioannes

    Com o passar do tempo, o Ut foi mudando, mudando, até virar o Dó.

    Existem outros sistemas, no entanto. As músicas cifradas substituem as notas por letras, começando pelo A, que é o lá, e daí em diante: B (si), C (dó), D (ré), E (mi), F (fá) e G (sol).

    Max
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    MadMan
    orra...essa eu tb nem sabia...entao..legal...
    tem umas historias gregas bem legais tb...

    MadMan
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    Seria um excelente tema pra um tópico....

    muchex
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    Eu nunca vo esquecer meu prof me ensinando as letras

    ele me disse que como o La e o Si foram invetandos primeiros, eles era as 2 primeiras letras deopis inventaram td de umas veiz ahuheau
    =D

    Max
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    muchex
    o si foi um dos ultimos a ser descoberto...foi como disse...antes as escalas tinham 6 notas..acho q os nomes (a b c d ....)vieram so depois de um tempo...a cifragem

    lead guitar
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    kra curti pra kramba esse seu assunto pena q eu naum posso fala nda pq nem entendo dessas parada

    Max
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    lead guitar
    por isso q as aulas de teoria ate q sao legais...tenta fazer uma aula de teoria por semana q em dois anos vc ta craque!!

    Junior GuitarSP
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    o maior rifeiro da historia é o chimbinha do calipso que cria sempre incriveis riffs super dificeis e muito bem arranjados harmonicamente falando hehehehe

    laerguitar
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Junior GuitarSP

    ???
    # Enviado: 11/dez/06 00:02

    =/

    _FrEd_
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    hahahaha.. o kr ressussita um topico pra falar essas coisas.... auhahua d+ ein

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O trítono