Autor |
Mensagem |
Morello Veterano |
# mai/03
Ai galera,
Voces tem costume de usar o tritono nas musicas de voces?
Um pouco de historia:
Na epoca da Inquisição esse intervalo chegou a ser proibido (principalmente enssa epoca em que os grandes mestres dam musica produziam musicas para a Igreja), uma vez que tem uma sonoridade bem "maligna". Alguns musicos da epoca chegaram a ser punidos pelo tribunal da Santa Inquisição sendo queimados vivos por insistir em usar o trítono em suas musicas.
Nos tempos um pouco mais recentes, temos algumas bandas que usaram o tritono, um dos intervalos do acorde meio diminuto, setimo grau do campo harmonico de triades, justamente com a intenção de criar uma sonoridade meio satanica.
Jimi Hendrix- Purple Haze (na intro dessa musica ele faz o uso do tritono numa forma bem gritante, parece que com a intenção justamente de provocar as autoridades religiosas, que na epoca ainda eram bem mais conservadoras que hoje).
Metallica - Enter sandman e Call of Kthulu. Nas duas musicas, com a tematica bem mal, o tritono foi usado sendo arpejado. A sonoridade cai como uma luva na intenção da musica.
E voces, tem costume de usar o tritono?
|
Max Veterano |
# mai/03
· votar
nossa...eu conhecia essa histora...na grecia nenhum musico poderia tocar um tritono...primeiro pq quem tocasse seria um bosta pois isso era tipo coisa de quem nao sabe tocar e dai por isso faz um som feio desses...e quem mandasse um tritono era punido com a morte...da pra alivia o triton com meio tom pra cima na nota mais grave...ou meio tom pra baxo na nota mais fraca...acho q era isso...sei la
|
muchex Veterano |
# mai/03
· votar
o q eh triton?
nunca ouvi flar nisso
|
Max Veterano |
# mai/03
· votar
muchex é q é assim...o tritono seria tipo um som feio no violao...esqueci a explicacao teorica dele...o pq dele sair feio...
vai no violao e da um si(corda 2 - solta) e um fa (na corda mi aguda -1ª casa)
|
muchex Veterano |
# mai/03
· votar
e fica tocando isso vai parece oq?
nem me pareceu tao feio
me fala otro tritono
|
spy2k Veterano |
# mai/03
· votar
sei lá..eu sei q uma dia eu tava fazendo q nem o max.. b solta e alternando entre F,F# e G.. na mi aguda..dei uma sonoridade sinistra.. como se usa esse trítono ?
|
Max Veterano |
# mai/03
· votar
muchex
cara agora toca o tritono q eu te disse e depois logo em seguida ja solta o dedo da primera casa e poe o dedo na casa um da corda 2 ..da uma puta diferenca sonora
spy2k
quem usava isso na antiguidade era punido com a vida...e nem sei como usa isso...so se for mto rapido e pra da um som sinistro msm..deve ficar legal com coisas classicas...c vc fizer uma musica classica ou um metal e quer dar um "susto" usa ele
|
The True Master of War Veterano |
# mai/03
· votar
PORRA! COMO ME ESQUECEM DE FALAR DO TRITONO MAIS FAMOSO DA HISTORIA DO ROCK?
BLACK SABBATH - BLACK SABBATH...O MAIN RIFF VARIA DO TRITONO(VULGA 5a DIMINUTA) PARA A 5 JUSTA DANDO O SOM MAIS MACABRO DA HISTORIA DO ROCK!
HEIL SATANAS!
|
Morello Veterano |
# mai/03
· votar
The True Master of War
huahuahua, malz ae, nao sabia que era tritono tb.
O tritono é um intervalo de 3 tons. É justamente a distancia da tonica pra 5a dminuta (ou 4a aumentada). É meio tom antes da 5J, que está nos acordes tradicionais.
A sonoridade legal e macabra do tritono vem geralmente arpejando-o. Ouçam a intro de Enter Sandman, por exemplo. As notas tocadas sao E, G, A e A#. O tritono está entre o E e o A#.
Tritono arrepia (literalmente).
|
Anônimo Veterano |
# mai/03
· votar
"the cord of satan" eh algo do tipo:
----
----
-7--
-6--
-5--
----
|
MadMan Veterano |
# mai/03
· votar
Trítono quer dizer "três tons"
é o intervalo de três tons - o trítono - o responsável pela tensâo criada e é ele que tende para a tônica. O trítono é o mesmo que a quinta diminuta ou a quarta aumentada. Ele divide a oitava em duas pates iguais e a sua inversão possui a mesma distância intervalar.
|
MadMan Veterano |
# mai/03
· votar
Muito bom este tópico. pesquisei algo e achei mais alguma coisa.
O acorde de dominante (5ºgrau) com sétima é aquele que melhor define a tonalidade. Auditivamente, ele cria a tensão tão característica do sistema tonal. Um G7, por exemplo, é naturalmente resolvido em Dó Maior ou menor. Parábens Morello este tópico foi legal.... Espero que tenha contribuído. Aprendi mais uma com essa...
|
Max Veterano |
# mai/03
· votar
MadMan
eh cara..isso é teoria...a teoria é bem legal tb...tao legao quanto a pratica as vezes...
tem mtas historias...como...
vc sabia q o pitagoras q descobriu a nota SI??
antes as escalas eram feitas com 6 notas...do re mi fa sol la ...e nao tinha si...dai pitagoras descobriu e a escala hj é a escala de pitagoras..
|
muchex Veterano |
# mai/03
· votar
a q emrda
vo pesquisa sobre iss
|
MadMan Veterano |
# mai/03
· votar
Max Legal, cara essa eu realmente não sabia. Sei que os nomes das notas tem a seguinte origem:
Tudo começou com o monge Guido D'Arezzo (sim, o mesmo que inventou a pauta!). Ele deliberou estas notas a partir de um hino ao padroeiro dos músicos, São João Batista. Eis o hino, no original em latim (repare nas iniciais grifadas):
Ut queant laxit
Ressonare fibris
Mira gestorum
Famuli tuorum
Solvi polluti
Labii reatum
Sancte Ioannes
Com o passar do tempo, o Ut foi mudando, mudando, até virar o Dó.
Existem outros sistemas, no entanto. As músicas cifradas substituem as notas por letras, começando pelo A, que é o lá, e daí em diante: B (si), C (dó), D (ré), E (mi), F (fá) e G (sol).
|
Max Veterano |
# mai/03
· votar
MadMan
orra...essa eu tb nem sabia...entao..legal...
tem umas historias gregas bem legais tb...
|
MadMan Veterano |
# mai/03
· votar
Seria um excelente tema pra um tópico....
|
muchex Veterano |
# mai/03
· votar
Eu nunca vo esquecer meu prof me ensinando as letras
ele me disse que como o La e o Si foram invetandos primeiros, eles era as 2 primeiras letras deopis inventaram td de umas veiz ahuheau
=D
|
Max Veterano |
# mai/03
· votar
muchex
o si foi um dos ultimos a ser descoberto...foi como disse...antes as escalas tinham 6 notas..acho q os nomes (a b c d ....)vieram so depois de um tempo...a cifragem
|
lead guitar Veterano |
# mai/03
· votar
kra curti pra kramba esse seu assunto pena q eu naum posso fala nda pq nem entendo dessas parada
|
Max Veterano |
# mai/03
· votar
lead guitar
por isso q as aulas de teoria ate q sao legais...tenta fazer uma aula de teoria por semana q em dois anos vc ta craque!!
|
Junior GuitarSP Veterano |
# dez/06
· votar
o maior rifeiro da historia é o chimbinha do calipso que cria sempre incriveis riffs super dificeis e muito bem arranjados harmonicamente falando hehehehe
|
laerguitar Veterano |
# dez/06
· votar
Junior GuitarSP
???
# Enviado: 11/dez/06 00:02
=/
|
_FrEd_ Veterano |
# dez/06
· votar