Duas Novas Dúvidas (Oitavas e Modos)

    Autor Mensagem
    etnanot
    Veterano
    # out/04


    Olá pessoal, aproveitando-se da ótima faze de exímios conhecedores de teoria musical que vêm frequentando o fórum, aproveito para tentar sanar mais duas dúvidas que tenho em relação à assuntos diferentes!


    O primeiro é o que se segue: Estava eu estudando sobre modos, até que cheguei na parte sobre modos diferentes em tons diferentes, vou usar um exemplo:

    Lidio = C D E F# G A B C Tom = G

    Posso chamar esse esquema de Modo Lídio de "C" na tonalidade de "G", ou existe algum outro nome para o mesmo?

    Aproveitando para fazer um gancho com objetivo de entendimento mais profundo, gostaria de saber se por exemplo, na composição de um solo eu devo usar as notas nessa sequência para que o modo se caracterize, ou mesmo usando as notas em sequencias quaisquer (entenda-se embaralhadas) terei sempre o modo lídio?

    Pq por exemplo: (Usando modos diferentes em tons iguais)
    C D E F G A B C

    é diferente de

    D E F G A B C D

    mesmo usando as mesmas notas!. Seria a tonica no inicio e no fim o real motivo de toda diferença?



    Assunto 2: (creio que numero 2 não seria bem a melhor descriçao)
    Mudando um pouco de assunto, e mais uma vez abusando da paciência de todos, é o seguinte:

    Tocando a sexta corda solta temos a nota "E", tocando o 12º traste temos o "E" uma oitava a baixo, até aí tudo ótimo, o que eu gostaria de saber é o seguinte, a 5º corda pressionada na casa 7 tabém nos dá a nota "E", porém eu gostaria de saber, quantas oitavas abaixo do "E" da 6º corda solta este esta!
    Como faço para identificar issso?

    É isso pessoal, serei muito grato a quem puder dar essa força, e tenho certeza que sera bastante útil pra galera
    que esta interessado em teoria ae!

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # out/04
    · votar


    etnanot
    Assunto 1
    O nome é C Lídio mesmo e, ao invés de tocá-lo sobre G, toque-o sobre C. Sobre a sequência das notas, pode ser em qualquer ordem, sim. Claro que cada modo vai ter suas notas mais características, ou seja, aquelas que dão o "sabor" do modo.

    Assunto 2
    Na verdade, tocando o E na 12º casa você vai tê-lo uma oitava ACIMA do E corda solta. O da 5º corda, 7º casa, é exatamente o mesmo da 6º corda, 12º casa. Portanto, também está uma oitava acima do E 6º corda solta.

    []´s

    Marisco
    Veterano
    # out/04
    · votar


    etnanot
    Cara, dá uma lida lá na minha coluna no Brasil Guitarra (www.********************). Tem uma explicação mais detalhada sobre os modos...

    Moacir Guitti
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Olha cara, se vc fala modo lidio de C na verdade se trata de outras notas (no caso F G A B C D E F) portanto naum esta mais no campo harmonico de G como no primeiro exemplo! Os modos saum caracterisados pelos seu intervalos tonais - os espacos entre as notas - e naum pela a primeira nota do modo! Portanto para identifica-lo basta dizer o modo em questao e a que tonalidade ele pertence - modo lidio de G - por exemplo! Entaum, creio eu, que modo lidio de C na tonalidade G naum eh o jeito certo de se referir a progressao de notas que vc colocou ai acima (por favor, como naum sou experiente no assunto me perdoem se eu escrevi alguma besteira!)
    Sobre o "real motivo da diferenca" tive essa mesma duvida um tempo atras e segundo oq eu estudei se vc tocar notas aleatoriamente de um modo vc vai evocar a sonoridade da escala em questao - o modo creio que eh um pouco mais complicado! Ai vc deve ficar atento oa acorde (ou progressao) vigente! bom, na minha consepcao se vc tocar, por exemplo, o uma progessao de notas no modo lidio de C sobre o acorde de F7 ai sim vc vai perceber com mais clareza o modo! Ai precisa estudar campo harmonico!
    (por favor qualquer dica ou correcao postem ai pq eu sei muito pouco e tenho curiosidade a respeito!)
    Espero ter te ajudado! Ate mais!

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Moacir Guitti
    Na verdade, as notas que o etnanot escreveu estão certas. C lídio é mesmo composto por C D E F# G A B.
    Entendi onde você se confundiu. Na verdade, esse é um erro extremamente comum. No começo, eu também me confundia nesse mesmo ponto. Olha só... você deve ter feito assim:

    Pegou a escala de C e foi encontrando os modos de C a partir dos diferentes graus dessa própria escala. Então ficou assim:

    C D E F G A B = C Jônio
    D E F G A B C = C Dórico
    E F G A B C D = C Frígio
    F G A B C D E = C Lídio
    G A B C D E F = C Mixolídio
    A B C D E F G = C Eólio
    B C D E F G A = C Lócrio

    etc... Foi isso, não?

    Na verdade, pegando pelos graus da escala de C, o que temos é:

    C D E F G A B = C Jônio
    D E F G A B C = D Dórico
    E F G A B C D = E Frígio
    F G A B C D E = F Lídio
    G A B C D E F = G Mixolídio
    A B C D E F G = A Eólio
    B C D E F G A = B Lócrio

    Os modos de C são:

    C D E F G A B = C Jônio, 1º grau na escala de C
    C D Eb F G A Bb = C Dórico, 2º grau na escala de Bb
    C Db Eb F G Ab Bb = C Frígio, 3º grau na escala de Ab
    C D E F# G A B = C Lídio, 4º grau na escala de G
    C D E F G A Bb = C Mixolídio, 5º grau na escala de F
    C D Eb F G Ab Bb = C Eólio, 6º grau na escala de Eb
    C Db Eb F Gb Ab Bb = C Lócrio, 7º grau na escala de Db

    Acho que isso responde também à dúvida sobre a ordem das notas e sonoridade dos modos. Toque os modos maiores (Jônio, Lídio e Mixolídio) sobre C, os menores (Dórico, Frígio e Eólio) sobre Cm e o Lócrio sobre Cº. Agora sim você conseguirá perceber o efeito de cada modo. Pois, da maneira anterior, não importa a sequência de notas que você estivesse tocando, seriam sempre as mesmas da escala de C, ou seja, C Jônio.

    Moacir Guitti
    Veterano
    # out/04
    · votar


    BlaCk LaBeL

    Hum valeu ai pelo toque, mas me surgiu uma duvida (por favor eu nao estudei muito afundo entao se eu falar besteira me corrija) no caso vc falou para tocar os modos Dorico, Frigio e Eolio de C sobro o acorde de Cm e o o modo frigio sobre C meio Dim. Beleza! Me se eu montar o campo Harmonico de C Os acordes vao ser C7, Dm7b, Em7b, F7, G7b, Am7b, B Meio-Dim Os acordes Cm e C meio Dim naum estaum no campo Harmonico! Eles naum soariam estranhos a tonalidade?

    Moacir Guitti
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Ha tah! Relendo o post eu entendi um negocio!

    Nao sei se esta errado mas para evitar confusao eu aprendi a me referiar ao modo e qual a escala que ele se refere (modo frigio escala de C) presupondo que falando o modo ja identificasse o grau (por exemplo modo frigio 3 grau), mas como o determinante do modo saum seus intervalos se eu diser E Frigio (T/2, T, T, T, T/2, T, T) Logo percebo, por ser frigio o terceiro grau e os intervaos denunciarem, que se trata da escala maior de C! Correto ou muita Piracao?

    etnanot
    Veterano
    # out/04
    · votar


    BlaCk LaBeL
    Moacir Guitti
    Valew ae pessoal, muito obrigado pelos esclarecimentos!

    Marisco
    Sua coluna esta ótima, foi bastante esclarecedora! Parabéns!


    Mas em relação àquela dúvida das oitavas, ainda estou com a pulga atras da orelha, uma nota Mi tocada na Sexta corda não pode ter apenas uma oitava de diferença entre uma nota Mi tocada na Segunda corda, isso tem alguma base?
    Se for assim, como seria então, quando o pessoal pede pra vc tocar uma nota duas, tres, quatro oitavas a cima? não vou conseguir ir até os milésimo traste com certeza, então como faço?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duas Novas Dúvidas (Oitavas e Modos)