Essa dúvida me mata "Tonalidade"

    Autor Mensagem
    etnanot
    Veterano
    # out/04


    Gente, essa é uma dúvida maldita que tenho, e que deixa muitos iniciantes de cabelo em pé, pra todo mundo que pergunto o cara não sabe responder direito, O que realmente significa dizer que uma música esta na tonalidade de Dó por exemplo? estando a música em sua grande maioria no campo harmonico de Dó, isso já quer dizer que a tonalidade é Dó? Como eu faço para analizar a estrutura de uma música e saber qual a sua tonalidade? Em resumo, alguém teria uma definição bem clara sobre isso, ou algum material que forneça isso?

    Marisco
    Veterano
    # out/04
    · votar


    etnanot
    É justamente isso que tu disse. Uma música que está na tonalidade de Dó possui predominante, em sua harmonia, acordes pertencentes ao Campo Harmônico de Dó Maior. Além disso é necessário que o acorde de C seja o centro dos movimentos da harmonia, ou seja, o centro tonal.

    Para analisar a estrutura de uma música, tente achar o maior número de acordes dentro de um campo, e depois analise suas funções (dominante, tonico, subdominante). No início isso pode parecer meio complexo, mas com o tempo se torna mais fácil...

    Se tu quer estudar mais sobre isso, eu recomendo o livro Harmonia e Improvisação, do Almir Chediak. Lá tem bastante informação sobre este tema...

    etnanot
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Marisco
    Pow, valew mesmo pelo esclarecimento ae amigo, aproveito para parabenizá-lo ae pela grande ajuda que vêm prestando ao pessoal do Fórum! é de pessoas assim que a comunidade precisa!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Essa dúvida me mata "Tonalidade"