Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil
Entrar
Sair
Notificações
Amigos pendentes
Home
>
Fóruns
>
Guitarra
Essa dúvida me mata "Tonalidade"
Autor
Mensagem
etnanot
Veterano
#
out/04
Gente, essa é uma dúvida maldita que tenho, e que deixa muitos iniciantes de cabelo em pé, pra todo mundo que pergunto o cara não sabe responder direito, O que realmente significa dizer que uma música esta na tonalidade de Dó por exemplo? estando a música em sua grande maioria no campo harmonico de Dó, isso já quer dizer que a tonalidade é Dó? Como eu faço para analizar a estrutura de uma música e saber qual a sua tonalidade? Em resumo, alguém teria uma definição bem clara sobre isso, ou algum material que forneça isso?
Marisco
Veterano
#
out/04
·
votar
etnanot
É justamente isso que tu disse. Uma música que está na tonalidade de Dó possui predominante, em sua harmonia, acordes pertencentes ao Campo Harmônico de Dó Maior. Além disso é necessário que o acorde de C seja o centro dos movimentos da harmonia, ou seja, o centro tonal.
Para analisar a estrutura de uma música, tente achar o maior número de acordes dentro de um campo, e depois analise suas funções (dominante, tonico, subdominante). No início isso pode parecer meio complexo, mas com o tempo se torna mais fácil...
Se tu quer estudar mais sobre isso, eu recomendo o livro Harmonia e Improvisação, do Almir Chediak. Lá tem bastante informação sobre este tema...
etnanot
Veterano
#
out/04
·
votar
Marisco
Pow, valew mesmo pelo esclarecimento ae amigo, aproveito para parabenizá-lo ae pela grande ajuda que vêm prestando ao pessoal do Fórum! é de pessoas assim que a comunidade precisa!
Enviar sua resposta para este assunto
Nome ou apelido:
Senha
Responder tópico na versão original
Tópicos
relacionados a
Essa dúvida me mata "Tonalidade"
mata mata matou
Alguem sabe uma musica do satriani q esteja na tonalidade de " C ", e tenha um solo legal?
"A Vingança do Seu Madruga"? Mas a vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena.De Ros
Dúvida na tonalidade das escalas
Duvida sobre tonalidade!
Música em Geral
Guitarra
Violão
Pedais & Pedaleiras
Amplificadores
Contra-Baixo
Teclado
Bateria
Canto
Gaita