Compasso Composto

    Autor Mensagem
    Sincero
    Veterano
    # set/04


    E ai galera, eu queria saber de quem tira e transcreve músicas, como eles sabem que tal música está em compasso composto. Tem alguma regra, tipo acento nas notas.

    Valeu

    MacCa
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Os compassos compostos tem seus tempos aumentados, por exemplo: em uma semínima cabem 2 colcheias, mas em uma semínima pontuada cabem 3 colcheias (o ponto de aumento aumenta metade do valor da nota), conseguindo-se assim uma tercina. Essa é a diferença básica entre os simples e os compostos. Para montar a fórmula, você pega o compasso simples do qual ele deriva, multiplica o numerador (que representa a quantidade de notas que equivalem a um tempo/ por compasso) por 3, e multiplica o denominador (unidade de tempo, que seria a "nota que equivale a um tempo", como eu disse antes) por 2. 4 por 4 vira 12 por 8, então. Mas nos compasssos compostos, o denominador e o numerador não têm a mesma função que têm nos compassos simples, então se você quiser saber a unidade de tempo e o número de notas por compasso (nas compostas o numerador representa o número de colcheias ao envés do número de semínimas aumentadas, por exemplo), faça a operação inversa.

    Sincero
    Veterano
    # set/04
    · votar


    MacCa
    Sim, isso ai eu sei, mas e como eu ouço isso numa música. Tipo vc consegue distinguir numa música se ela está usando compasso simples ou composto?

    crau
    Veterano
    # out/04
    · votar


    www.brasilguitarra.ar.gs
    www.brasilguitarra.ar.gs
    www.brasilguitarra.ar.gs

    Barbara Jolie
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Sincero
    Tem sim. Vc conta os pulsos da música e vai pela nota acentuada.

    Exemplo:
    123 456 123 456

    Vc ouve qual é o pulso mais forte do compasso, e conta.

    Bom, é assim que minha professora faz, e eu tento fazer....ehehehe.

    anonimo_83
    Veterano
    # out/04
    · votar


    A maneira mais fácil!!

    Ai vai!!!

    Primeiro! ouça a o pulso!
    conte primeiro o pulso!!!
    Contou??

    Agora divida cada pulso por 4! como?
    fácil! enquanto vc bate o pé junto com a musica conte assim:
    un do te ka! 1 2 3 4 (nao pronuciar o nome inteiro dos numeros porque se não pode não dar tempo e no fim só atrapalha!

    primeiro! se vc conseguiu dividir cada tempo por quatro mentalmente (procure nao ficar contando sem estar acompanhando a divisão da música) a música é em compasso simples! ai éla frase musical vc vê quantos são os tempos do compasso! detalhe os compassos 2/4 e 4/4 são pouco distinguidos entre iniciantes por isso só prestar atenção na acentuação forte e fraca não basta!

    Se vc não conseguiu dividir o pulso por quatro só deu por tres, tipo se vc conta os 4 parece estar fora ai vc conta só tres e encaixa, é por que o compasso é composto! dai pra saber quantos tempos vale a mesma ideia descrita acima!

    Agora o porque disso???

    Nosso caro amigo MacCa já deu uma pincelada sobre isso!!!

    Para aprender mais! visitem o site!
    www.brasilguitarra.ar.gs

    abraços!

    Sincero
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Blz, valeu agora eu entendi um pouco mais

    MacCa
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Balbino Junior

    Esse negócio de diferenciar o 2 por 4 do 4 por 4 é meio esquisito mesmo, vai muito do suíngue da música (um sambão por exemplo, em que os contratempos são menores e as partes fortes dos tempos são aumentadas, aí é um 2 por 4). Como eles são pares, na hora de contar parece o mesmo às vezes, a diferença seria que o terceiro tempo do 4 por 4 é meio-forte, mas é difícil distinguir um terceiro tempo meio-forte de um compasso 4 por 4 de um primeiro tempo forte de um 2 por 4. Você tem alguma dica pra isso?

    anonimo_83
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Realmente os estilos são manjados!
    por exemplo vc nem precisa contar para saber que um samba, uma bossa nova nao binários!

    A dica é sempre ficar de olho (ou melhor ouvido) na frase musical! repare em riffs ou certas frases! repare quanto tempo ela tem!? na maior partes das vezes é fácil distinguir! mas se vc for pensar apenas na métrica do compasso ai fica complicado! é difícil mesmo! quando é assim basta pensar na musica, frase musical ou da voz! quando for sambinha, bossa nova, chorinho! na maioria das vezes nao precisa nem pestanejar! é binário mesmo!

    MacCa
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Balbino Junior

    Valeu!

    xita5200
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Talves te possa ajudar:

    Compassos simples e compassos compostos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Compasso Composto