Duvida compasso composto

    Autor Mensagem
    Rapha Ferreira
    Veterano
    # nov/08


    Olá galera. Estava estudando sobre compasso composto e aí pintou uma dúvida:

    Compasso composto é aquele em que a unidade de tempo é divisível por 3, uma figura pontuada, não é? Bem, se a gente levar em consideração q o denominador 8 representa uma colcheia, no caso do compasso 6/8, a unidade de tempo seria uma colcheia e não uma semínima pontuada, não é? Por que se a gente for pensar por esse lado, eu posso considerar a unidade de tempo do compasso 3/4 como uma mínima pontuada o que faria dele um compasso composto tb.

    É a unidade de tempo que determina se o compasso é composto ou o compasso composto que determina qual é a unidade de tempo?

    Não sei se consegui expressar bem a minha dúvida.

    Rapha Ferreira
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Up!

    Renan Vuorinen
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Rapha Ferreira

    Uau!!!!!!

    Para começar esse lanse de compasso composto é mesmo uma coisa estranha, mas quando voce o entender o amara para sempre, e digo voce esta no caminho,

    Vou tentar explicar pelo que entendi da sua duvida, sera sempre a unidade de tempo que ira determinar se o compasso é composto, cada formula de compasso gera uma sonorodade diferente a música, digamos um brilho especial que muitas veses caracteriza um estilo,

    No caso do 6/8, seriam 6 colcheias por compasso, teria de pulsar em ritmo sextinado, logo em uma pulsação muito rápida seria meio complicado a execução, como por exemplo 12/16, então se reduz a pulsação para uma melhor fluencia musical, sem perder aquele climão de compaço composto.

    O 3/4 não poderia (teoricamente) ser um compasso composto, pois essa formula gera um determinado clima que não poderia ser reduzido a uma minima pontuada, a acentuação na musica ficaria diferente, são tres seminimas por compasso, pense em uma valsa, sem o 1,2,3, 1,2,3.

    Sei la espero ter sido claro, não sei se era essa mesmo a tua duvida....

    Abraço

    Rapha Ferreira
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Renan Vuorinen

    Brigadaum kra, vc me esclareceu mto.

    Acho que estou entendendo melhor as coisas. Acho que deve ser tb pq se o compasso é binário, mesmo que composto, seriam 2 notas por compasso. Por isso o 6/8 seria representado por uma semínima pontuada, ficando 2 semínimas pontuadas por compasso. Estou certo? Se não for, pelo menos fica fácil de entender por esse ângulo.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    Rapha Ferreira
    Duvida compasso composto

    Segue uma 'receitinha de bolo' para saber se o compasso é composto ...

    - vc pega uma formula de compasso qq;
    - Primeiro vc divide o número superior da fómula de compasso por 3;
    - Depois vc divide o número inferior da fómula de compasso por 2
    - Se o resultado das duas divisões der números inteiros, então a fórmula de compasso original será composta!!!!

    Rapha Ferreira
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Fernando de almeida

    É mesmo, é bom saber. Valeu mesmo!

    Renan Vuorinen
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Rapha Ferreira

    Acho que estou entendendo melhor as coisas.

    Esta sim, use a formula que o Fernando de almeida postou que da sempre certo.

    Mas quanto mais refletirmos sobre isso melhor, para ilustrar a diferença de um compasso composto para um não composto, faça o seguinte, no caso do 2/4, voce executa digamos uma pulsação de 60bpm, em cada batida do metronomo voce executa uma seminima,

    Se mantermos a mesma pulsação e fazermos por exemplo um 6/8, teremos duas seminimas pontuadas por compasso, todavia voce tera de fazer uma tercina por pulsação, o que dara 6 colcheias por compasso, não esqueça se o tempo forte é só na primeira colcheia de cada compasso.

    Espero ter ajudado,

    Abraço

    Rapha Ferreira
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Valeu galera, agora saquei o negocio direto.


    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida compasso composto