Dúvida sobre escala - Envernizar ou não?

    Autor Mensagem
    MACker
    Veterano
    # set/04


    Queria esclarecer uma duvida... eu comprei uma Fender brasileira recentemente, e levei num luthier pra trocar os trastes. O braço e a escala dela eh de Marfim, uma madeira clara. o Luthier lixou o verniz q tava bem gasto e passou apenas Cera de Carnauba na escala, dizendo ele q fica melhor assim.
    Bom, o problema é q depois de uns dias tocando eu reparei q a escala começou a ficar manchada, E isso tá me preocupando, pois se com apenas alguns dias jah tá assim, imagina depois de um mes, um ano? Dai eu pergunto: É MELHOR EU DEIXAR ASSIM MESMO OU É ACONSELHÁVEL ENVERNIZAR A ESCALA? existe algum produto q eu possa passar na escala sem verniz q proteja ela? e como eu limpo as manchas q já estão lá?

    Um amigo me disse q com verniz o desgaste seria ainda mais visivel, pois a tendencia eh q o verniz fique todo arranhado e descasque com o tempo... dai ele me recomendou deixar do jeito q tah e somente limpar de vez em quando com algum produto pra polir madeira.

    queria saber a opniao de voces.
    Obrigado

    snakehead
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Caro amigo.
    Para o tipo de escala usado no seu instrumento eu nunca aconselharia utilizar cera, pois o pau-marfim é uma madeira muito clara e pouco porosa, que quando encerada acaba por manter a camada de cera sobre a superfície, não penetrando muito na madeira. Com o uso, esta camada de cera acaba juntando sujeira ou saindo parcialmente, o que torna a aparência da escala um pouco feia.
    Se sua escala fosse em uma madeira escura, tipo ébano , pau-ferro ou jacarandá (rosewood), o enceramento não seria tão prejudicial, pois manteria a aparência natural da madeira, sendo apenas necessário limpá-la de vez em quando.
    Nos instrumentos que faço (sou luthier apenas nas horas vagas), quando quero deixar uma escala com a aparência o mais próximo possível da madeira natural, sendo clara ou escura, apenas utilizo um selador (é um tipo de verniz um pouco mais espesso que tem a função de impermeabilizar a madeira e tapar seus poros), de preferência de base PU (poliuretano).
    Quando o desejo é dar uma camada um pouco mais espessa sobre a escala, aí utilizo verniz PU semi-fosco ou alto brilho, dependendo do resultado final desejado (no caso do pau-marfim, por este já ser pouco poroso, nem precisa dar a seladora antes do verniz, podendo a primeira camada deste ser usada como selante e lixada um pouco para nivelar, antes de dar as camadas finais).
    Quanto à resistência da camada do verniz PU, se este for de boa qualidade você pode esfregar a unha o quanto quiser sobre ele que não irá deixar marca nenhuma. Dos vários tipos de verniz PU que já utilizei, notei que os to tipo bi-componente (formados pela mistura de um verniz e um endurecedor) são mais resistentes que os monocomponente (um único componente que seca apenas pela ação do ar). Já utilizei até verniz PU bi-componente que é usado como camada protetora para algumas tintas automotivas, tendo o resultado ficado muito bom.
    Para poder ser aplicado no seu intrumento este tipo de verniz, deverá ser removido qualquer vestígio da cera aplicada sobre a escala, o que poderá ser um pouco trabalhoso. Talvez com um pouco de aguarrás você consiga remover tudo. Acho melhor pedir ajuda à pessoa que trabalhou em seu instrumento.
    O importante é: não pode ficar nem um pouquinho de cera na área a ser pintada, pois a seladora ou o verniz não irão aderir à madeira, descascando no futuro.
    Espero ter dado alguma informação útil, pois como disse no início, sou luthier apenas por hobby.
    Um abraço e boa sorte.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre escala - Envernizar ou não?