Autor |
Mensagem |
erickgm Veterano |
# set/04
Gostaria de tirar uma dúvida quantos aos modos e escalas:
Eu já entendi que uma escala penta maior se aplica ao tom (ex.: C) e à sua relativa menor (Am) e vice-versa. Porém, quanto aos modos gregos e etc. Como e onde aplicar o Jônio, Lócrio e etc.?
|
seila Veterano |
# set/04
· votar
erickgm
Jonio, lócrio, mixolidio...etc... saum apenas desenhos, ou seja, partes das escalas maiores ou menores....sacou??? c quiser a gente desenha umas escalas ae...
|
Alan Matos Veterano |
# set/04
· votar
erickgm
Tudo isso é relativo a harmonia ou a acordes isolados. O que vc tem que observar no caso de acordes isolados são seu intervalos e fazer a comparação com os modos para ver qual deles se adequa. Por exemplo:
- Am7 - Nesse caso fica legal ou o Adórico ou Aeólio. Se observar nos intervalos poderia tbem usar o Afrígio.
- A7 - Usaria apenas o Mixolídio pois é o único modo maior com a sétima menor.
- Ameio diminuto - Usaria A lócrio.
Ou seja, com relação a acordes isolados vc usa esse racícinio.
No caso de uma harmonia, vc tem que ver se os acordes estão no mesmo campo harmônico. Se isso acontecer, use a escala do tom e tríades, tétrades e pentas do seu modo.
Espero que ajude,
Alan
|
guitarist from hell Veterano |
# set/04
· votar
E escala melodica, harmonica ???
onde aplicar isso ???
pq modos gregos é tranquilo.. cada escala fica em cada nota da escala.. mas essas escalas q eu falei num tem isso (eu acho).
e pentatonica ??? onde aplicar.. sendo q tem 7 notas e 5 escalas.. vai sobra 2 notas sem escala.. oq fazer ??
|
deathmeister Veterano |
# set/04
· votar
E escala melodica, harmonica ???
onde aplicar isso ???
pq modos gregos é tranquilo.. cada escala fica em cada nota da escala.. mas essas escalas q eu falei num tem isso (eu acho).
e pentatonica ??? onde aplicar.. sendo q tem 7 notas e 5 escalas.. vai sobra 2 notas sem escala.. oq fazer ??
Hehehehe Nao são 5 escalas, são 5 shapes que vc pode transpor pra qualquer nota da guitarra. mas eu acho errado aprender pentatonica pelos shapes.
|
guitarist from hell Veterano |
# set/04
· votar
deathmeister
se eu tiver tocando em G.. onde eu posso desenhar as pentatonicas.. ??
onde eu ponho a penta 1 ?? e a 2 ?? etc..
e esse inferno de escala melodica e harmonica maior, menor.. etc etc etc
alguem sabe um site q explica bem detalhadamente essas coisas.. ??
pode ser em ingles q eu me viro aqui.
|
BlaCk LaBeL Veterano |
# set/04
· votar
guitarist from hell
Não sei se entendi bem a sua dúvida. Mas, vamos lá...
No caso das pentas, se você já conhece os shapes, fica fácil. Se estiver tocando em G, vai colocar o shape 1 partindo da tônica, que é G. O shape 2 parte da segunda nota, que é o Bb. O shape 3 parte da terceira nota, que é o C. E os outros shapes partem das próximas duas notas, no caso o D e o F. Se for tocar em outros tons, o esquema é o mesmo: shape 1 na tônica, shape 2 na segunda nota, etc...
Era essa a dúvida?
Sobre a harmônica e a melódica, não entendi o que quer saber...
|
GuitarHouse Veterano |
# set/04
· votar
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/44660/
|
deathmeister Veterano |
# set/04
· votar
O problema eh que todo mundo começa a aprender pentatonica por shapes ai vicia. O negocio eh decorar as notas.
ai vai:
Pentatonica menor
A C D E G A BN D#
B D E F# A BN F
C D# F G A# BN F#
D F G A C BN G#
E G A B D BN# A#
F G# A# C D# BN# B
G A# C D F BN C#
BN = Blues note
guitarist from hell
Faz esse seguimento partindo da tonica que vc vai perceber que existem 5 shapes que podem ser aplicadas a todas notas. mas como eu disse eh melhor vc não ficar preso aos shapes.
e sim decorar as notas do braço da guitarra pra poder fazer uma improvisação legal.
|