Compondo

    Autor Mensagem
    Toicinho
    Veterano
    # set/04


    Galera, tenho uma banda e estamos começando a compor. Eu tenho um conhecimento musicas limitado mas ao menos queria compor musicas simples e fáceis teoricamente. Quais são as etapas para se compor alguma coisa só na escala maior? Tenho conhecimeno da escala maior e harmonização , qual seria uma maneira certa de compor só com isso? Obrigado

    fgr
    Veterano
    # set/04
    · votar


    cara um marcete q nem concidero mesmo um marcete mas eh mais uma maneira simples e eficiente de compor...

    1. Ter um ponto de partida... Um riff ou uma melodia..
    2. Pegar o tom.
    3. a partir dessa melodia dividi-la em compassos
    4. É a melhor parte, vc começa a brincar com as notas!!!!!!
    pra facilitar pega cada cabeça de compasso e vê em que acorde se encaicha tipo: 4/4
    e-e-e-e-g-g-g-g-e-e-g-g|c-c-c-d-e-e-e-f-g-g-g-g|
    primeiro comasso vc tem E e G como notas então é mais conveniente vc usar um acorde de Em pq E e G fazem parte de acorde(Em G B). já no segundo compasso vc tem C, D, E e F mas se vc prestar a atençãp o D e o F são passagens então as notas mais prevalecentes são o C, E e o G que fazem parte do acorde de C(C,E e G)... e por assim vai...
    5. torce p ficar bom..rsrs

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    é por isso que coisas tipo cpm22 são ouvidas no pais!

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Toicinho
    Dificilmente algúem inicia uma composição pensando na escala que vai usar. O que rola é você ter a idéia do som que você quer tirar e encontrá-lo no instrumento. DEPOIS é que você vai ver o tom em que está, para saber quais acordes e escalas utilizar, etc... Mas, o importante é saber o SOM que você quer tirar.

    fgr
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Balbino Junior
    foi comigo seu comentario?

    fgr
    Veterano
    # set/04
    · votar


    BlaCk LaBeL
    Pois é, como eu disse a ideia vem em primeiro, geralmente começa com um riff ou uma melodia de baixo ou voz ou até mesmo um assobio e dali vc sabe o tom e jogar os arranjos é bem mais simples do que parece!!!

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    fgr
    não!

    Vc não disse nada de mais! eu me refiro a pessoas sem conhecimentos quererem compor! só isso! Assim como eu já postei em outros tópicos na parte de violão, so acho que a musica perde quando alguém sem noção resolve de uma hora pra outra inventar musica sem nenhuma noção!

    As suas dicas foram simples e claras para um pessoa que quer brincar de compor! mas não ofendeu a integridade de nenhum compositor, vc so quis ajudar alguém que tá viajando!!! embora nao tenha visto muito sentido na sua dica! mas ai já é outra coisa!!!

    Eu diferente de vc, mandaria a pessoa estudar antes de se meter a composição!

    Abraços!

    Toicinho
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Bom, eu quero colocar em pratica o que eu sei até agora. Se está criticando a minha má formação musical lembre-se de que vc já foi iniciante. Acho a ideia de compor só com o que sei legal pois n fico só na teoria.

    Praxis
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Balbino Junior > viaja muito nao cara... conheco muita gente que faz harmonias FODISSIMAS e nao sabem nem oque eh formacao de acorde! Tb poderia citar aqui muitos guitarristas profissionais que nao sabem nada de teoria e esbanjam talento nas composicoes!

    fgr
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Balbino Junior
    Hã blz então.. Derrepente eu to me metendo em um lugar errado mas se vc quiser saber o q eu sei me mostra alguma composição sua e eu te mostro uma minha.. Derrepente vc passar a dar mais valor as coisas que parecem ser simples..
    E só p esclarecer, as harmonias classicas(as mais perfeitas) apesar de longas e complicadas em termos de execução são bem simples..

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Caro fgr! eu posso lhe enviar um estudo simples pra violão que eu compus se vc souber ler partitura (está em formato encore) eu adoraria te enviar!
    Eu adoraria receber uma composição sua!

    teuabreu
    Veterano
    # set/04
    · votar


    CRIATIVIDADE, ESQUEÇA ESCALAS E TONALIDADES ZÉ!! TIPO
    TOM ZE, SIMPLES E ORIGINAL.

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    blz teuabreu então posta ai as funcões harmonicas de uma tonalidade para o cara começar a compor!...

    Praxis
    Veterano
    # set/04
    · votar


    se o cara tiver um ouvido bom ele vai perceber as tensoes geradas por determinados acordes.. e vai formando uma progressao... na musica nao existe o certo e o errado... por mais que vc diga o contrario... se soar bem para vc!

    teuabreu
    Veterano
    # set/04
    · votar


    "Harmonização são para os fracos"

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Eu não disse que tem certo ou errado na musica, mas seria mais fácil se ele conhecesse harmonização ao invés de ficar dando tiro no escuro testanto acorde por acorde!
    Mas vai de cada um!

    Teuabreu
    Harmonização são para os fracos
    Se é assim que pensa.....

    fgr
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Balbino Junior
    dumalguit@ig.com.br
    manda ae seu estudo, leio partitura sim estudei 8 anos isso e acho q sei um pouquinho..
    Vou adorar receber e discutir com vc harmonização e espero q no final disso ao invés de sermos grandes rivais que sejamos melhores do que somos hj!!!

    se quiser meu icq tb é: 117230463
    Aguardo noticias!!!

    Alan411
    Veterano
    # set/04
    · votar


    pega uma escala .....
    faiz uns riff dentro da escala solo , intro seila
    e pegas as base com as nota da escala escolhida p/ musicas simples..acho q assim rola nao rola?
    se eu tiver errado alguem me corrija por favor

    ziotti
    Veterano
    # set/04
    · votar


    teuabreu
    "Harmonização são para os fracos"

    vc ta zuando neh?

    Dave Murray
    Veterano
    # set/04
    · votar


    "Harmonização são para os fracos"

    aprende a escrever direito antes de falar merda...

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Caro FGR!
    Não Sou seu rival meu amigo!!!
    Só não estamos nos entendendo bem!!!
    Mandei minha partitura pra vc ver, espero que goste, só não fiz a digitação ainda fica então a seu critério! acho que em guitarra tb poderia dar um bom exercício!
    Ah!!!
    Peguei seu icq tb! uma hora a gente se fala ao vivo!!!

    Falou!

    niredsystalaringologista
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Eu diferente de vc, mandaria a pessoa estudar antes de se meter a composição!

    eu não vejo nada de mal em sairem pessoas tocando musicas simplezinhas de quatro acordes. ou alguns powerchord com um solo. as vezes as pessoas querem fazer musica mesmo q seja simples para passar suas mensagens. ou ate pq gostam de tocar suas tosqueiras. eu ja compus um monte de merda pois não sei nada de composição mesmo assim ate gosto de algumas delas. acho q a musica simples e pobre tb tem seu espaço. o unico problema na minha opinião eh q ela esta tirando espaço da boa hehe. e está sendo imposta. hoje ninguem quer saber de escutar musica classica, jazz etc. so pq ja estaum acostumados a ouvir musicas repetitivas e simples. alguna loucos dizem ate q jazz classica saum uma merda, musica pa dormir. mas eu me controlo.

    TOM ZE, SIMPLES E ORIGINAL.

    ah isso eh. quem ve o cara as vezes nem percebe q ali se trata de um musico de primeira. eu li uma mini biografia dele. ele passou em musica na ufba (de 12 ou eram 13 vagas na epoca so tres atingiram o nivel minimo!!!)e largou apesar de implorarem para ele naum sair pq era um dos alunos mais brilhantes.

    Agente Smith
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Balbino Junior
    ae cara, não concordo com vc.
    Muitas bandas/musicos de qualidade, talvez nem saibam nada sobre teoria. um bom exemplo, é jeff beck. Ele não tem a minima noção de teoria, e nem por isso suas musicas são ruins, são até uma grande aula. O mesmo com hendrix, e olha que ele usava uns acordes locos.

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Mas desses que eu considero Genios por sua criatividade, quantos não conseguiram?? Talvez se tivessem estudado???
    Mas eu tb me equivoquei bastate, pois a primeira vista a palavra "compondo", me da a impressão de um cara sentado com folhas pautadas escrevendo sua composição! O equívoco realmente foi meu!!!

    Valeu!

    Agente Smith
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Balbino Juniorque isso cara, mas se esse é o seu ponto de vista, beleza cara.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Compondo