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codec Veterano |
# ago/04 · Editado por: codec
como é que faz camppo harmonico mesmo? faz tempo que vi isso e nao lembr mais...
queria criar uma sequencia de acordes e tals pra quem sabe fazer uma musica mais tarde
e tambem uma pergunta: se eu criar uma musica em Dm + C + G como eu faço pra fazer um solo que combine com a musica? me baseio numa escala de cada nota ou procuro a nota no braço da guitarra ?
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HYp0tH3ticaL_THe0rY Veterano |
# ago/04
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*pra entender isso vc tem q saber formacao de acordes* partindo de cada nota de uma escala vc vai e tira a terca quinta e setima dela ... ai ve q acorde q da ... tipo na escala de sol ... vc sai do re ... ai vc ve re eh tonica ... a terca eh fa# a quinta la e a setima do ... de re pra fa# tem 2 tons q eh terca maior , de re pra la tem 3 tons e meio , eh quinta justa ... e de re pra do tem 5 tons q faz uma setima menor ... entao partindo do re , na escala de sol , vc tem o acorde Dm7 ... vc tira os acordes q saem de cada uma das notas da escala , a esse conjunto de acordes vc da o nome de campo harmonico
vai na escala de Do maior feliz q vai da certo :) claro q tem notas q caem melhor do q outras , mas ae isso eh c vc ...
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Aisse Veterano |
# ago/04
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Gordo bixa.....eheheheheh...:0)
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HYp0tH3ticaL_THe0rY Veterano |
# ago/04
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:~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ sou gordo c orgulho , minha panca eh linda
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Aisse Veterano |
# ago/04
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ehehehehehhhehe....;0)
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Jafet Veterano |
# ago/04
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codec
Só completando o q o Theory falou, com uma harmonia de Dm/C/G o melhor é vc imaginar onde esse ré menor pode entrar, então vc pensa quais os graus menores?? 2º, 3º e 6º se vc coloca ele no 6º, a escala é de F e o G entra no segundo grau que é menor, na nossa harmonia o G é maior, logo a nota Bb (terça menor de G) estará fora da escala. Imaginando nosso Dm no 3º grau, a escala a ser tocada é a de A# e já encaramos o mesmo problema do G com o C e agora vamos ter tbm o Gm no 6º grau.
Finalmente o Dm no segundo grau, escala de C, o G entra no 5º grau, maior tbm, perfeito!
Porém não se prenda a regras em relação a música, grandes músicos estão sempre quebrando regras e criando coisas maravilhosas. Quebre as regras sempre, mas não por não saber o certo e sim na busca da inovação!!!
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codec Veterano |
# ago/04 · Editado por: codec
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entao tipo.. por onde eu me guio (que escalas) pra criar um solo ou um dedilhado na sequencia de acordes Dm + c + g ?
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LeandroP Moderador |
# ago/04
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codec
Dm, G e C formam um clássico II, V, I. Veja que depois do Dó vem o Ré, então este é o II. O Sol é o quinto e o Dó é o primeiro. Daí a razão de você estar fazendo um II, V, I.
Pra montar o campo harmônico você deve empilhar as terças de cada escala. Pegue as escalas dos modos gregos (jônio, dórico, frígio, etc.) e empilhe as terças. Você terá o campo harmônico.
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codec Veterano |
# ago/04
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to perdido mesmo..
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LeandroP Moderador |
# ago/04
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codec
A tonalidade é Dó maior, certo?!
Escala de Dó:
1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8
C - D - E - F - G - A - B - C
O Ré se encontra em qual grau da escala?
Se você pensou: segundo, pensou certo.
O Sol se encontra em qul grau da escala?
Se você pensou: quinto, pensou certo.
Para os graus:
Iº = Dó maior - Escala do modo Jônio - C7M
IIº = Ré menor - Escala do modo Dórico - Dm7
IIIº = Mi menor - Escala do modo Frígio - Em7
IVº = Fá maior - Escala do modo Lídio - F7M
Vº = Sol - Escala do modo Mixolídio - G7
VIº = Lá menor - Escala do modo Eólio - Am7
VIIº = Si meio-diminuto - Escala do modo Lócrio - Bm7(b5)
Siga esta tabela e transporte para outras tonalidades pra fixar melhor na cabeça.
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Barbara Jolie Veterano |
# ago/04
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Pessoal, to com uma dúvida no campo harmonico, é o seguinte:
meu professor me explicou o CH de dó maior, e disse q a sequencia era esta:
I IIm IIIm IV V VIm VIIm(b5)* I
*Aqui seria o diminuto, mas ele falou que a nomenclatura correta eh assim, soh q o (b5) como expoente.
Mas a dúvida é a seguinte:
Onde entra os sustenidos nessa parada?
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LeandroP Moderador |
# ago/04
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Barbara Jolie
Se você montar o Campo Harmônico na tonalidade de Dó, não vai encontrar sustenidos.
Os sustenidos vão surgindo na seguinte ordem (segundo o círculo das 5as):
C = nenhum sustenido
G = 1 sustenido
D = 2 sustenidos
A = 3 sustenidos
E = 4 sustenidos
B = 5 sustenidos
F# = 6 sustenidos
C# = 7 sustenidos (este usa # em todas as notas)
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thifm Veterano |
# ago/04
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Barbara Jolie
pelo pouco que conheço, sustenidos não entram na questão de CH. São intervalos... Tem a ver com: T T ST T T T ST T.
Exemplo, escala de Sol
G A B C D E F#
A GROSSO MODO, o campo harmonico dirá quem é maior, menor ou diminuto:
G Am Bm C D Em F#(diminuto)..
por favor me corrijam!!
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LeandroP Moderador |
# ago/04
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I IIm IIIm IV V VIm VIIm(b5)* I
Exemplo do Campo Harmônico de Lá (3 sustenidos):
Em tríades:
A - Bm - C#m - D - E - F#m - G#dim - A
Em tétrades:
A7M - Bm7 - C#m7 - D7M - E7 - F#m7 - G#m7(b5) - A7M
Em tétrades com mais uma nota adicionada:
A7M(9) - Bm7(9) - C#m7(b9) - D7M(9) - E7(9) - F#m7(9) - G#m7(b5/b9) - A7M(9)
Neste tom aparecem 3 sustenidos, um na nota C#, outro no F# e outro no G#, sacou ?!
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Barbara Jolie Veterano |
# ago/04
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Só me expliquem em triades, q eh onde estou, se nao me confunde..eheheh
Exemplo do Campo Harmônico de Lá (3 sustenidos):
isso no circulo das quintas??
mas o q tem haver o circulo? pensei q era soh pra saber o tom da musica, na armadura de clave, eh isso?
A - Bm - C#m - D - E - F#m - G#dim - A
aiiii... nao tem como fazer isso numa pauta pra eu entender melhor, ou me diz as notas das triades.... =/
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codec Veterano |
# ago/04 · Editado por: codec
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LeandroPanucci
entao pra mim criar solos, riffs, dedilhados e etc.. teria que fazer um 'mix' das escalas: IIº = Ré menor - Escala do modo Dórico - Dm7 , Iº = Dó maior - Escala do modo Jônio - C7M , Vº = Sol - Escala do modo Mixolídio - G7 ?
no caso a musica foi feita em Dm + C + G
e onde eu axo essas escalas?
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WILLSP Veterano |
# set/04
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Não entendo bulufas de teoria musical, nem sei se tem a ver com CH, mas eu queria saber qual o nome da seguinte passagem:
Vamos dizer, quando vou fazer a passagem de F para G, (IV para V) por exemplo, ao intercalar o acorde D(ré maior), a música fica com um efeito legal, como se fosse uma preparação para entrar o G.
Isso tem nome? ou tem a ver com CH?
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LeandroP Moderador |
# set/04
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WILLSP
Isso tem tudo a ver. Chama-se dominante secundário. Da mesma forma que o G7 é o dominante de C, o D7 é dominante de G. Isso forma uma cadeia de dominantes secundários.
Barbara Jolie
O círculo das quintas tem outras utilidades bem práticas. Se a partir do G você for adicionando # como no exemplo acima, você monta com facilidade as escalas. O problema mesmo é não ter neste fórum um recurso pra escrever na pauta, ficaria mais claro mesmo.
codec
Se você já conhece aquela formula de construir escalas (T, T, ST, T, T, T, ST), eu vou tentar ilustrar a fórmula para cada grau:
Jônio = T, T, ST, T, T, T, ST
Dórico = T, ST, T, T, T, ST, T
Frígio = ST, T, T, T, ST, T, T
Lídio = T, T, T, ST, T, T, ST
Mixolídio = T, T, ST, T, T, ST, T
Eólio = T, ST, T, T, ST, T, T
Lócrio = ST, T, T, ST, T, T, T
Partindo desta forma, você monta qualquer escala de qualquer modo.
Por exemplo: Dm7, G7, C7M
Dm7 = Ré Dórico = D, E, F, G, A, B, C, D = T, ST, T, T, T, ST, T
G7 = Sol Mixolídio = G, A, B, C, D, E, F, G = T, T, ST, T, T, ST, T
C7M = Dó Jônio = C, D, E, F, G, A, B, C = T, T, ST, T, T, T, ST
T = 1 TOM
ST = 1 SEMI-TOM ou MEIO-TOM
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thifm Veterano |
# set/04
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codec
já criaram um tópico soh com escalas aqui no forum... mais precisamente na área de guitarras, tem um post... logo no começo, com o tópico: ESCALAS : O TÓPICO DEFINITIVO
Ou entao, clique aqui: (hehehehe)
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/44660/
Flw
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thifm Veterano |
# set/04
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LeandroPanucci
cara, pq eu tinha certeza q vc ia responder?? hehehehe
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LeandroP Moderador |
# set/04
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Barbara Jolie
Não sei se vou conseguir montar esta tabela (qualquer coisa é só copiar para o Bloco de Notas do Windows pra visualizar melhor).
Notas das tríades do Campo Harmônico de Lá Maior:
Primeiro passo: Montar a escala de Lá Maior
Esta escala tem 3 sustenidos:
A - B - C# - D - E - F# - G#
O próximo passo é colocar a mesma escala sobre ela, só que começando da terceira nota:
C# - D - E - F# - G# - A - B
A - B - C# - D - E - F# - G#
Depois você faz o mesmo procedimento, só que começando da quinta nota:
E - F# - G# - A - B - C# - D
C# - D - E - F# - G# - A - B
A - B - C# - D - E - F# - G#
Cada coluna desta forma uma tríade do campo harmônico. A mesma idéia pode ser aplicada na partitura.
Se você analizar cada coluna individualmente, vai ver que o:
I°, IV°, V são acordes maiores
II°, III°, VI° são acordes menores
VII° é um acorde diminuto
O procedimento pra tríades é este. Pra montar tétrades não é difícil, é só fazer a mesma coisa, só que adicionando a escala começando pela sétima nota, pela nona, e por aí vai.
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Barbara Jolie Veterano |
# set/04
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LeandroPanucci
O próximo passo é colocar a mesma escala sobre ela, só que começando da terceira nota:
Depois você faz o mesmo procedimento, só que começando da quinta nota:
Isso aqui é um macete neh?Primeiro pegando do 3º grau e depois do 5º, mas eh certo isso???Me explique certinho, pra depois eu poder entender o macete... o_O
E - F# - G# - A - B - C# - D
C# - D - E - F# - G# - A - B
A - B - C# - D - E - F# - G#
E quais são os acordes? A, C#, E é que acorde, por exemplo?
Brigadaum Panucci, pela ajuda. ;)
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LeandroP Moderador |
# set/04
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Barbara Jolie
E quais são os acordes? A, C#, E é que acorde, por exemplo?
O acorde é o próprio Lá maior. Faça no violão o tradicional desenho de Lá maior e compare:
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e----0- = - 5- - E ------------------------------------
B----2- = - 3- - C# -----------------------------------
G----2- = - T- - A ------------------------------------
D----2- = - 5- - E ------------------------------------
A----0- = - T- - A ------------------------------------
E------------------------------------------------------
.
É um macete mesmo:)
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PuNk Bass Veterano |
# set/04
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Galerinha, me ajudem, toh com duvida no campo harmônico de Fá maior
F - Gm - Am - - C - Dm - Em -F
Qual eh a nota que vem depois do Am? Esse acorde seria formado por Bb, D e F?(levando em conta a armadura de clave de fá), ou eu teria que adicionar algum outro sustenido?
Esse acorde é aumentado neh? Ou não??
Valeu!
PuNk
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Carlos Eduardo Goldani Veterano |
# set/04
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O 4º grau é Bb amigo!!! Se tu estás tratando a partir da escala maior então a armadura diz tudo: um bemol, que é justamente a nota Bb.
E esse campo harmônico fica assim:
F Gm Am Bb C Dm Eº (tríades)
F7M Gm7 Am7 Bb7M C7 Dm7 Em7(b5) (tétrades)
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PuNk Bass Veterano |
# set/04
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Carlos Eduardo Goldani
Tah certo, eu ainda me confundo quando tenho que montar acordes com alterações...
E uma ultima duvida, o campo harmônico de sol menor seria deste modo?
Gm - Am - Bb - Cm - Dm - Ebm - F - Gm
Teria algum acorde diminuto?
Obrigado.
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Jucapirama_NarKeS Veterano |
# set/04
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Iº = Dó maior - Escala do modo Jônio - C7M
IIº = Ré menor - Escala do modo Dórico - Dm7
IIIº = Mi menor - Escala do modo Frígio - Em7
IVº = Fá maior - Escala do modo Lídio - F7M
Vº = Sol - Escala do modo Mixolídio - G7
VIº = Lá menor - Escala do modo Eólio - Am7
VIIº = Si meio-diminuto - Escala do modo Lócrio - Bm7(b5)
ALGUÉM ME PASSA ESSA MESMA COISA SÓ QUE COM TOM MENOR, SACA? POR FAVOR... NAO ENCONTREI NINGUEM FALANDO ISSO...
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BlaCk LaBeL Veterano |
# set/04
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PuNk Bass
Tem sim... o A é diminuto ao invés de menor.
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BlaCk LaBeL Veterano |
# set/04
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Jucapirama_NarKeS
Se entendi a sua dúvida, então seria a mesma coisa, porém iniciando a partir do modo Eólio (VIº).
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BlaCk LaBeL Veterano |
# set/04
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PuNk Bass
Ah... e o Eb é maior. :)
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