Aula de guitarra ou de violão?

    Autor Mensagem
    Lucas Vargas
    Veterano
    # ago/04


    Não sei nada de violão ou de guitarra, o que eu quero mesmo é aprended guitarra.
    É melhor eu começar com aulas de violão até eu aprender o suficiente p/ aprender guitarra ou devo começar direto da guitarra? quais são as vantagens e desvantes se tiverem?

    Espero que me ajudem
    Grato

    Marquin
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    vou começar a fazer aula de guitarra logo ...

    varios caras ja me falaram que vale a pena fazer mais ou menos 1 ano de violao antes ...(sei la pq nunca perguntei)

    mas nao to afim de aprender violao ...
    entao vou começar logo com guitarra ...

    abraços ...

    Patrucci
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    ow cara....num sei se tem mto a ver isso de tocar violão antes de guitarra.....pois apesar de parecerem a mesma coisa são instrumentos totalmente distintos...se vc quer tocar guitarra começa fazendo aula de guitarra e já era...... :P

    Tomcat
    Veterano
    # ago/04 · Editado por: Tomcat
    · votar


    Lucas Vargas

    COMECE COM O VIOLÃO!!!Depois de quando vc tiver bem acostumado com o violão aí sim, vc pode ir pra guitarra.
    Vô esplicar o pq:

    Vc tira o som no violão e ele não t engana. Com a guita, basta plugar num amp e o som ja sai legal, entao vc acredita q sabe muito. O cara q é bom mesmo aprende a tira o som do violão primeiro, aí depois passa pra guita. Com o violão vc tem um aprendizado melhor de pegada, de entender aquele mecanismo do braço, fortalecendo os musculos da mão esquerda nas cordas, q é fundamental, etc. Ao contrário da guitarra q é tudo mto fácil.

    Entendeu??

    Drinho
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Cara eu comecei com o violao.... mas dai eu comecei a ouvir solos.... e tentar fazer no violao... e eu ficava puto pq o maldito do violao naum tinha as 24 casas ki a minha guita tem.. dai depois que eu peguei o espirito da coisa eu fui pra guita.... mas eh bom pra comeca no violao.... pq tp... eh mto mais duro toca nele.... vc tem ki aperta mais as cordass entao vc consegue uma pegada mto melhor... dai dps qdo vc passa pra guitarra q eh td mais macio eh soh alegriaa.... começa com 1 ano de violao cara... depois vc vai pra guita.... e otra q com 150 reais vc pega um violao bem legal pra comecar.... agora com esses 150 reais vc pode tambem pegar uma tonante.... coisa que vc naum ker fazer cara!
    (minha opiniao)

    lula_molusco
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    o bom de aprender violao eh q vc jah sai pra aula de guita sabendo os acordes e um poko de campo harmonico...ai fica mai facil pq dps eh soh powerchords e desenvolver escalas

    Lucas Vargas
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Opa muito obrigado a todos
    Vocês são 10, vou começar com a aula ded violão já que eu não sei nada, quando eu estiver bem no violão passo p/ guita, vlw

    Tomcat
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Lucas Vargas

    Depois q tu fizer ums 4 meses de violão popular, parte logo pro clássico, perde tempo não, aprender violão clássico é sinistro e vai ampliar gigantescamente teus conhecimentos musicais, pra aí quando tu for pegar a guitarra futuramente vai parecer brinquedinho de criança.
    Por acaso alguém já viu a video_aula do Malmsteen??Ele só treina violão clássico pra ficar sinistro daquele jeito na guitarra.

    Drinho
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Lucas Vargas
    Ehh isso aew cara!!
    Qdo vc menos esperar vc jah eh o novo satriani do forum!

    Tomcat
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Drinho
    "Qdo vc menos esperar vc jah eh o novo satriani do forum!!"

    Isso q é incentivo!!
    Ahhh, fala pra mim tb, fala!!

    Paulo Feresin
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    bom cara, eu keria tbm tocar guitarra, só q num tinha $$ pra uma... intaum começei no violão, pois jah tinha um bem veio aki ( e aidna estou com ele ) depois de quatro anos, eu ainda to no violão, antes, eu keria mto ser guitarrista, tocar solos impossiveis e tals... mas agora estou meio divido entre a guitaara e o violão com MPB!
    realmente num sei o q faço, mas por enquanto eu fico no violçao pq o $$ ta curto hehe!!

    mas ae... eu achu q dá pra ir direto na guita, se kiser, faça uns 4 ou 5 meses de violão, achu q um ano é mto... se vc se dedicar uns 5 meses taum bom jah!!!

    Drinho
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Tomcat
    Cara vc tbm vai ser o satriani daki!

    _Lê_
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    eu comecei a tocar violão faz uns 8 meses, mais por falta de dinheiro para um guitar msm...só agora vou comprar uma e começar a fazer aula (guitar). antes eu tocava violão sem fazer aula, pegando tablaturas fáceis na net, e praticando. Eu sei o mínimo, mas agora que vou me aprofundar, vou na guitarra.

    stratopeido
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    violao.. todos os guitarristas fodoes começaram com violao.. keith richards mesmo disse q e fundamental ter uma base de violao antes..

    banido
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Eu comecei no violão a um ano e poco eu acho.O bom eh que vc fik com uma otima noção de base acordes e dedilhados e partindo pra guitarra vc sabe a base e faz aula pra aprender o solo hehe.Eu faiz um mes e poco que comprei a minha guitarra.Com as aulas de violão aprendi a rebirth que axo q num ia dar muito certo na guita e com um mes de guita eu tirei quase inteiro o solinho da paranoid hehe

    GUILHERME MACHADO REIS
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Lucas Vargas
    Lucas Vargas
    Lucas Vargas
    Lucas Vargas

    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G------------------------------------------------------
    D------------------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    Nomade
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Lucas Vargas
    Na minha opinião, não tem essa. Se você quer aula de guitarra, vai fazer!!! Se você tiver aula com um bom professor, ele vai ensina-lo a ter uma boa pegada, a construir acordes, noções de harmonia, melodia, etc. E com a guitarra, já que é amplificada, você vai perceber os seus erros na hora, por exemplo, tocar uma nota, sem esbarrar em outra, e por ai vai...Mas, como sempre, depende do que você quer. É aula de guitarra? Então vai estudar guitarra!!! e boa sorte. Espero que goste

    Markoo
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    fiz violao dois anos pra entra na guitarra e acredite a unika coisa ki vai fazeh a diferença eh ki fazendu violao vc vai aprende mais acordes...agora a escolha eh sua

    Tomcat
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Nomade

    Vo explicar denovo:
    Vc tira o som no violão e ele não t engana. Com a guita, basta plugar num amp e o som ja sai tudo legal, entao vc acredita q sabe muito. O cara q é bom mesmo aprende a tira o som do violão primeiro, aí depois passa pra guita. Com o violão vc tem um aprendizado melhor de pegada, de entender aquele mecanismo do braço, fortalecendo os musculos da mão esquerda nas cordas, q é fundamental, etc. Ao contrário da guitarra q é tudo mto fácil, Sacô?!

    Vê se eu não tenho razâo?!

    Drinho
    "Cara vc tbm vai ser o satriani daki!"

    Ebaaaaaaa!!
    Hehe

    sithknight
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Nomade
    Na minha opinião, não tem essa. Se você quer aula de guitarra, vai fazer!!! Se você tiver aula com um bom professor, ele vai ensina-lo a ter uma boa pegada, a construir acordes, noções de harmonia, melodia, etc. E com a guitarra, já que é amplificada, você vai perceber os seus erros na hora, por exemplo, tocar uma nota, sem esbarrar em outra, e por ai vai...

    cara concordo com vc.
    comecei direto na guitarra e tive sorte de pega um professor foda que me ensinou mto dessas coisas

    lbergamim
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Eu fiz dois anos de aula de violão antes de partir pra guitarra... eu achei fundamental pq com o violão vc absorve muito mais prática de harmonia... eu tocava tudo quanto é bossa nova, classicos de tom jobim, joão gilberto, toquinho, etc...
    quando fui pra guitarra só foi pegar tecnicas especificas (o que fica mais fácil pelo costume com o violão) e pegar escalas pra improvisação...
    a ideia harmonica de aplicação das escalas ficou muito mais fácil de entender...

    Com a guita, basta plugar num amp e o som ja sai tudo legal, entao vc acredita q sabe muito.
    esse é um perigo... não se pode acomodar.. quando se faz os primeiros power chords com distorção vc tem a sensação de que é O GUITARRISTA... tem estudar muito... não importa se no violão ou na guitarra...

    Mas é lógico q isso vale pra quem quer ser metaleiro ou fazer aqueles solos bem "satrianicos"... se vc curte e quer tocar punk rock por exemplo... não precisa fazer aula de violão... e talvez nem de guitarra (hehehehe)... nem estudar harmonia ou qualquer outra coisa... heheheh

    Tomcat
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    lbergamim
    Isso aê!
    Excelente explicação.
    Falô e disse!

    Nomade
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    lbergamim
    Ai depende, se a pessoa quiser tocar bossa nova, realmente, violão não tem pra ninguém. Vide João Gilberto. Mas se quiser ter o groove, acho melhor já pegar a guitarra de vez. Já pega o swing, o soul da coisa... hehehe

    lbergamim
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Nomade
    não toco bossa nova... mas ja toquei e achei importante pra tocar guitarra...
    mas isso vai de cada um né... funcionou pra mim... pode não funcionar para os outros...

    acho importante tb tentar tocar de tudo um pouco... tipo eu curto metal, musicas choradas como as do satriani, etc... mas toco e ja toquei muito soul, funk americano (nada de MC Serginho, hehehehhe), etc... vc sempre aproveita alguma coisa de um estilo em outro...

    Guitar_Jack
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    eu recomendo vc faze violão primero.eu fiz um ano d violão,isso dá uma boa base pra guitarra.Na dúvida faça aula d violão mas peça para o seu professor a passar alguns exercícios pra guita tbm

    Tomcat
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Nomade
    "lbergamim
    Ai depende, se a pessoa quiser tocar bossa nova, realmente, violão não tem pra ninguém. Vide João Gilberto. Mas se quiser ter o groove, acho melhor já pegar a guitarra de vez. Já pega o swing, o soul da coisa... hehehe
    "

    PUTZ!!
    Mais vc num entendeu porra nenhuma q o lbergamim quiz dizer né?!?!
    Ahh, dexa p lá.....

    Nomade
    Veterano
    # ago/04 · Editado por: Nomade
    · votar


    lbergamim
    Então podemos dizer que você já quebrou a "munheca", no bom sentido, é claro...hehehe. Uma grande dificuldade, creio, para quem toca muito metal, é justamente essa, de tocar soul, funk à la James Brown. Aquele groove é bem legal... Concordo com você em gênero, número e grau , mas tem uns manés ai, diria que semi-analfabetos, que não vale nem a pena tecer comentários a respeito...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aula de guitarra ou de violão?