Autor |
Mensagem |
Wagner Witonski Mazur Veterano |
# ago/04
Pessoal, vamos considerar a escala de DÓ maior :
dó ré mi fa sol la si do...
basta que eu procure as notas no braço do violão e as toque, correto ? mas existe determinados modelos de digitação ou eu mesmo posso inventar as digitações das escalas (seguindo a sequencia da escala, obviamente) ?
por exemplo... e posso começar tocando na corda 6, tipow na casa um fazendo um fá, depois mudo pra casa 3 fazendo um sol, depois casa 5 fazendo um la, casa 7 si, casa 8 dó, casa 10 re e casa 12 fá...
essa pode ser considerada um modelo de digitação de escala de DÓ maior ? óbvio que esse tipo de digitação é pouco usual, mas é só pra tirar a dúvida.
Agradeço pra quem responder. abraços.
|
HYp0tH3ticaL_THe0rY Veterano |
# ago/04
· votar
Aham , enquanto vc continuar tocando as notas da escala de DO vai ser sempre escala de DO hehe ... desse jeito q vc falou vc esta tocando escala de do .
|
# ago/04
· votar
HYp0tH3ticaL_THe0rY
valeu cara ! não sabe a tamanha dor de cabeça que essa dúvida estava me causando !
Estou me sentindo uma nova pessoa ! hauhauaahua... não é pra tanto, agora só to zoando. rsrsrs
|
karakebrada Veterano |
# ago/04
· votar
Eu entendi o que vc falow,
a escala de Dó é chamada Jonio, que seguem estes intervalos que vc disse ae, Do - de do p/ Re 1 tom
Re - de Re p/ Mi 1 tom....
isso se chama intervalos, e vc pode sim usar os intervalos da ewscala de Do no Acorde de Fa... sera chamado Fa Jonio...
ate mais...
|
BRNz Veterano |
# ago/04
· votar
Tah... dexa eu ver se saquei... o Jonio usa o desenho do C em outra nota... tipo...
Escala de dó Maior:
C D E F G A B C
Escala de ré Jonio:
D E F# G A B C# D
Eh isso?!?!? (se for... to comessando a entende essas coisa...)
|
BRNz Veterano |
# ago/04
· votar
Iff... jah acho q to confuso... agora jah acho q o q eu disse q eh D Jonio eh na verdade D Maior... sei lah... ARGH...
|
karakebrada Veterano |
# ago/04
· votar
Isso mermo brother, BRNz
a escala de Jonio é a escala maior
Escala de dó Maior:
C D E F G A B C
Escala de ré Jonio:
D E F# G A B C# D
isso q vc colocou aai ta certissimo
acidente no terceiro e setimo grau da diatonica de RE
isso tambem acontece com com todas as outras escalas e se chama transposição.
|
BRNz Veterano |
# ago/04
· votar
Patz... se eu peguei tudo... acho q modos gregos eh muuuito mais facil do q eu pensei ... ao estilo... Penso que seria algo assim...
Jônio -----> C
Dórico ----> D
Frígio ----> E
Lídio -----> F
Mixolídio -> G
Eólio -----> A
Lócrio ----> B
Ai... O C Jonio seria CDEFGABC como o D Dórico seria DEFGABCD e o E Frígio seria EFGABCDE ...
Ai eh soh transpor os intervalos... e tah tudo certo...
Discutindo um pouco de didatica... pow... se alguem jah tivesse falado isso... jah tava montando essas escala a tempo... mas no geral soh se mostra como eh... (chega disso tb)
Valeeeeu... alguem me confirma se eu to certo... q eu acho q apreeeeendi modos gregos em 1 diaaaaaaae heuheuhe (soh falta a pratica agora)
|
karakebrada Veterano |
# ago/04
· votar
certissimo, é isso ae vae tocando e decorando essas escalinhas que e isso mesmo... so que naum para por ai naum teoria tem muito coisa.. vai estudando Joe... e tocando tambem.... hehe
valeu !
|
# ago/04
· votar
BRNz
Basta continuar as escalas colocando os acidentes no III e VII grau ? correto ?
|
BRNz Veterano |
# ago/04 · Editado por: BRNz
· votar
Wagner Witonski Mazur
Basta continuar as escalas colocando os acidentes no III e VII grau ? correto ?
Na na naaaum... pera lah... faiz o seguinte...
Dó Maior ou Dó Jonio
C D E F G A B C
T T T S T T T S <-- Intervalos
Entao Ré Jonio Ficaria
D E F# G A B C# D
T T T S T T T S
Acidentes no III e VII graus...
Maaas... Mi Jonio Ficaria
E F# G# A B C# D# E
T T T S T T T S
Acidentes no II, III, VI e VII graus...
Pra fazer pros outros modos... do mesmo jeito...
Re Dórico:
D E F G A B C D
T T S T T T S T
Dó Dórico:
C D D# F G A A# C
T T S T T T S T
E assim por diante...
Uffz... sei lah se consegui explicar...
(botei os underline pq naum sei como deixo 2 espassos) [e nem assim fico bom] {uffz... discobri}
|
BRNz Veterano |
# ago/04 · Editado por: BRNz
· votar
Outra coisa que citei antes... eh em relacao aos desenhos... pra nao ter que saber exaaatamente e o tempo todo quais os graus que recebem os acidentes... repare no seguinte...
Desenho no braco do Dó Jonio (Onde tem notas saum as casas tocadas...[soh pus 4 cordas pr q so baixista e to com preguica...])
Casas ---> 12 11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1|0
----------|--|--|--|--|--|--|--|--|--|--|--|--|E
----------|--|--|--|--|--|--|--|-D|--|-C|--|--|A
----------|--|--|--|--|--|--|--|-G|--|-F|-E|--|D
----------|--|--|--|--|--|--|--|-C|-B|--|-A|--|G
Pra Ré Jonio temos
Casas ---> 12 11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1|0
----------|--|--|--|--|--|--|--|--|--|--|--|--|E
----------|--|--|--|--|--|-E|--|-D|--|--|--|--|A
----------|--|--|--|--|--|-A|--|-G|F#|--|--|--|D
----------|--|--|--|--|--|-D|C#|--|-B|--|--|--|G
Note q mudando a primeira casa do desenho... os intervalos vao ser os mesmos... entao uma vez q seus dedos souberem fazer o
"jonio" eh soh comesssar da casa da nota Tonica e o resto vem "junto".
|
Morradine Veterano |
# ago/04
· votar
Os diferentes modos são as mesmas notas só mudando por qual nota se começa a tocar?
Tipo:
1. C D E F G A B
2. D E F G A B C
3. E F G A B C D
4. F G A B C D E
...
É isso?
|
BRNz Veterano |
# ago/04
· votar
eh... isso aue...
Dó Jônio -----> C D E F G A B C
T T S T T T S
Ré Dórico ----> D E F G A B C D
T S T T T S T
Mi Frígio ----> E F G A B C D E
S T T T S T T
Fá Lídio -----> F G A B C D E F
T T T S T T S
Sol Mixolídio -> G A B C D E F G
T T S T T S T
Lá Eólio -----> A B C D E F G A
T S T T S T T
Si Lócrio ----> B C D E F G A B
S T T S T T T
Ai, pra fazer os modos de outras notas, tu muda a tonica e mantem a digitacao (Intervalos)...
|
karakebrada Veterano |
# ago/04
· votar
OK.
|
BRNz Veterano |
# ago/04
· votar
Hummm... pensando no caso da guitarra com afinacao E A D G B e vai mudar o desenho da escala nas 2 primeiras cordas... ... ... se eu fosse guitarrista afinava E A D G C F ehehueheuehueh
|
# ago/04
· votar
BRNz
mas tipow... não existe alguma regrinha para decorar onde eu coloco os tons e os semitons na escala ?
|
BRNz Veterano |
# ago/04
· votar
Wagner Witonski Mazur
Mas eh isso q to dizendo... se eu sei q Dó Jonio fica T T S T T T S sei que Ré Jonio vai ficar T T S T T T S e Mi Jonio T T S T T T S e assim por diante...
e se Ré Dórico eh T S T T T S T Dó Dórico vai ser T S T T T S T e Sol Dórico T S T T T S T e assim por diante...
o q tah exposto ali em cima eh exatamente os tons e semitons q deves percorrer... assim... se veres (ou alguem dizer) que deves usar o mixolidio de dó... vai ser T T S T T S T ou C D E F G A A# C...
|
# ago/04
· votar
Valeu entaum... Mas surgiu outra dúvida... posso fazer escalas de qualquer nota, iclusive com acidentes, tipow escala maior de DÓ# ?
|
BRNz Veterano |
# ago/04
· votar
Ao q me vem em mente... pode sim... agora... tah ai... nunca vi escrito algo parecido em lugar nenhum... ... ...
|