Jazz - escalas q posso usar

Autor Mensagem
karakebrada
Veterano
# ago/04
· votar


foi isso q pensei....

karakebrada
Veterano
# ago/04
· votar


meu caro amigo LeandroPanucci
daria para fazer uma cadencia two-five - com uma grande cadencia de acordes - usando so os subV7 ???? No caso grande parte da escala seria mixo ou pelo menos dom mixo....

Fritz_mkvl
Veterano
# ago/04
· votar


Pra falar a verdade eu odeio jazz, medá sono. mas admito que rem que ter um conhecimento teórico e prático fudido pra toca esse estilo.

niredsystalaringologista
Veterano
# ago/04
· votar


ma disseram q jazz naum tinha escala pelo q parece tem. nam sei nada de jazz ahehahhea ate gosto mas naum sei

karakebrada
Veterano
# ago/04
· votar


LeandroPanucci

no caso dde E entao o SubV7 seria A#7???
se for entao posso fazer A#7 A A7 D#7 D D7 G#7 G...
parece possivel, acho que ja estudei algo muito parecido e inclusive vi isto na sua home, se nao me engano.... sim foi isso mesmo...

Preparação SubV7 → I (SubV7 primário)



SubV7 quer dizer substituto da sétima da dominante e é encontrado sobre o II grau abaixado, isto é, um semitom acima do acorde de resolução. O SubV7 resolve tanto no acorde maior quanto no menor.



Ex.

SubV7 I7M SubV7 Im
Db7 C Db7 Cm

O SubV7 dos demais graus diatônicos são denominados de SubV7 secundários.



Ex.

I SubV7/IV IV VIm7 SubV7/V V7 I7M
C Gb7(#11) F Am7 Ab7 G7 C7M




podis cre....

karakebrada
Veterano
# ago/04
· votar


Fritz_mkvl
vc pode tocar qualquer ritmo e estilo em jazz, so que ele é caracterizado pela constante mudança tonal... vc pode tocar funk, groove, rock, samba, mpb, musicas regionais, ... existem jazzistas que revolucionaram a musica pela sua grande variaçao tematica e ritmica... como Mile Davis... que é o tambem chamado fusion ou fusao de estilos...

karakebrada
Veterano
# ago/04
· votar


LeandroPanucci
eu sabia dessa regra do subV7 so nao lembrava da teoria... ou nao estava associando o nome a pessoa ... legal

ae pessoal a pagina do nosso brother é muito legal para se aprender teoria, eu recomendo...

LeandroP
Moderador
# ago/04
· votar


karakebrada

É isso mesmo. Tá tudo certo mesmo. Vejo que está sacando bem este lance.

karakebrada
Veterano
# ago/04
· votar


esse esquema abaixo eu peguei num site de teoria, é sobre como usar acordes do sexto grau: é bem facil decorar ....

O acorde VI é o relativo menor, mantendo também uma função tónica nas tonalidades maiores. Devido à proximidade intrínseca entre as escalas maiores e as suas relativas menores, o VIº grau (ou Iº grau menor) é também um acorde de repouso.
Como o VIº grau está uma quinta acima do IIº, funciona de certa forma como seu dominante, precedendo o II-V-I na progressão tão frequente: I-vi-ii-V. Por vezes é mesmo tocado como um acorde dominante (VI7), tornando-se o dominante do II.

O VIº grau funciona ainda como uma forma de enganar o ouvinte, conferindo interesse, quando este esperava que nos dirigissemos para o I. Um exemplo é fazer V-vi em vez de V-I, o que é chamado de resolução deceptiva (este tipo de resoluções só se empregam durante a música, para manter o interesse, não sendo usual por exemplo usar o acorde VI para terminar a música).


Ex. A7m F#m7 Bm7 E7 F#m7 - o ouvinte acha q vai resolver na tonica e acaba voltando para sexta... essa parada tambem é massa... da tonica toca-se em seguida a sexta que resolve na segunda.... que vai para a quinta da tonica... porem nao volta para a tonica.... volta para a sexta....

LeandroP
Moderador
# ago/04
· votar


karakebrada

cool!:)

tiago menezes
Veterano
# jul/05
· votar


oi pessoal gostaria de ouvir a opiniões de vocês eu toco um funk e gosto de usar bastante escalas de blues e pentatônica alguém tem uma dica e pode passa a progressão em tablatura.

jgamarra
Veterano
# out/08
· votar


Pra quem quer começar no jazz este topico ja ficou complicado de mais brincadeira.

Johnny Favorite
Veterano
# out/08
· votar


legal esse tópico

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Jazz - escalas q posso usar