Como solar em cima de uma base?

    Autor Mensagem
    Horaciocs
    Veterano
    # jul/04


    Pessoal, como eu posso solar em cima de uma base como essa:

    Am G F D G Am F Am G F D G

    No Am eu posso usar a pentatônica menor de A ou a escala menor de A mesmo? E no demais acordes, eu posso usar só as suas respectivas formas maiores ou pentatônicas maiores?

    E se a base fosse um padrão com sétima?

    Tipo |E7|A7|B7| (algum blues assim)
    Que escalas eu posso usar em uma situação assim?

    Valeu pela ajuda!

    Horacio

    karakebrada
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Am - pentatonica menor e escalas menores
    G - mixo ou locrio fica bom ou mixo 4# ou 9b 13b
    F - lidio ou penta maior +- misturando use o f#dim como acorde de passagem para o G e o G#° para o Am
    experimente acrescentar B/° - meio dim(Bm75b) + Em7,9b,13b antes de voltar para o Am
    D - escala maior de re
    faz uma mistura ae lembrando dos tons principais T III V VII de cada acorde....

    quanto à
    Tipo |E7|A7|B7| (algum blues assim)

    experimente todas as penta blues e mixo que vc conhecer ...

    forge
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Aqui tem uma forma mais simples:

    Am G - Penta/escala de Am

    F D - Penta/escala de Dm

    G Am F Am - Penta/escala de Am

    G F - Experimente a penta/escala Dm

    D G - Penta/escala de Bm, ou quem sabe Em

    mas isso depende muito dos teus ouvidos...
    falando do blues, seria interessante nesse caso a penta de Em, dá um efeito muito legal tocar com escalas menores sobre acordes maiores.
    valeu, qualquer coisa, corrijam-me.

    canilupi
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    eu aconselho a escolher uma base bem firme cara , pq se for meio bamba perigo vc cair =]

    canilupi
    Veterano
    # jul/04 · Editado por: canilupi
    · votar


    =/

    HYp0tH3ticaL_THe0rY
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Vc pode tocar escala de Em o tempo todo , so no acorde d F q vc tocaria Am ... o blues q vc deu ta em mi , penta maior e menor de mi ... *so dando uma opcao mais facil* heheh :)

    karakebrada
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Am - pentatonica menor e escalas menores
    G - mixo ou locrio fica bom ou mixo 4# ou 9b 13b
    F - lidio ou penta maior +- misturando use o f#dim como acorde de passagem para o G e o G#° para o Am
    experimente acrescentar B/° - meio dim(Bm75b) + Em7,9b,13b antes de voltar para o Am
    D - escala maior de re
    faz uma mistura ae lembrando dos tons principais T III V VII de cada acorde...


    vc nao precisa ficar subindo e descendo escalas, faça uma tensao, toque alguns intervalos, pare e deixe soar, toque uma tensao e resolva ela com as notas do acorde, experimente um pouco de cromatismo, crie frases...

    Sanctum Metal
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    eu aconselho a escolher uma base bem firme cara , pq se for meio bamba perigo vc cair =]
    Soh! huahuahauuhaah
    Ops... Nao ajudei
    fa?a uma tensao, toque alguns intervalos, pare e deixe soar, toque uma tensao e resolva ela com as notas do acorde(2)

    renilson
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    vc pode pensar por acordes. tente acertar as notas das tríades dos acordes em que se encontra a música, objetivando concluir a sua frase ou motivo emm uma dessas notas. use o cromatismo para chegar até essa nota. Pense em tríade.

    karakebrada
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    ae acabei de testar todas as escalas que te falei, e ficam legais sim
           locrio 
    
    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G-------------------2--4-------------------------------
    D------------2-3--5-------5~~--------------------------
    A-----2-3--5-------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    mixo

    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G---------------------------2--4-------------------------
    D------------------2--3--5-------5----------------------
    A----------2-3--5--------------------------------------
    E-----3--5--------------------------------------------

    mixo 4# ou 5° dim

    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G------------------------------------------------------
    D--------------------2--3--5------------------------------
    A-----------2--(4)-5--------------------------------------
    E------3--5----------------------------------------------

    mixo com 9b e 13b

    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G------------------------------------------------------
    D-------------------1-3--5----------------------------
    A----------2--3--5-------------------------------------
    E-----3-4----------------------------------------------


    fa maior

    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G------------------------------------------------------
    D----------------------0--2-3-----------------------------
    A--------------0-1--3-------------------------------------
    E-------1---3--------------------------------------------

    fa lidio

    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G------------------------------------------------------
    D----------------0--2--3----------------------------------
    A-------0--2--3-------------------------------------------
    E--1--3--------------------------------------------------


    fa# dim (F# G# A B C D F F#)

    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G------------------------------------------------------
    D-----------------------3--4-----------------------------
    A------------2--3--5--------------------------------------
    E---2--4--5-----------------------------------------------


    ACORDE Em7 9b 13b
          9b       9b13b
    
    e------------------------------------------------------
    B--------6---------6-------------------------------------
    G--------7---------5-------------------------------------
    D--------5---------5-------------------------------------
    A--------7---------7-------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    para D mixo fica bom por causa do f# G b c D

    todas essas bases se for para uma levada meio jazz blues
    mas se for uma levada metal pentatonica cai bem

    Drinho
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Eu como sou meio vagabundo, sempre faço os solos na penta, basta vc saber o tom da base

    Thalis M.
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Ressucitando o tópico aqui kk.

    Se alguém puder me ajudar! Sou novo na guitarra e tenho muitas dúvidas ainda. Em relação à fazer solos (improvisar) em cima de uma base da música, como eu posso fazer, qual escala utilizar? Por exemplo em uma música de tom A e acordes A9 / E / F#m / D9 como eu faria? Eu ultilizo uma escala para a música toda, ou uma escala diferente para cada acorde?

    Qualquer ajuda é bem vinda. Obg

    marcelosz
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Thalis M.
    tom A e acordes A9 / E / F#m / D9
    Você pode pensar pelo tom ou por acordes. A vantagem de pensar por acorde é que o improviso/solo não fica tão "quadrado" ou "manjado", entende? Tudo depende claro da capacidade de explorar as melhores notas , de qualquer forma.

    O que EU faço (na maioria dos casos, não sempre): quando o tom é maior, penso no tom relativo menor, e mando logo uma pentatônica menor / penta blues. Isso seria uma forma bem simplista e rápida de pensar, tem N maneiras mais rebuscadas que isso, claro.

    Nesse caso de A maior, seria penta menor de F# (sexto grau da escala de A maior). Tenta aí depois diz o que achou. Abraço!

    krixzy
    Veterano
    # ago/16 · Editado por: krixzy
    · votar


    Se vc já estudou campo harmônico, então vai ser bem simples de entender:

    Se a música está no tom de A, no campo harmônico de A, então qualquer nota do campo harmônico de A soará bem junto com a harmonia que também está no campo harmônico de A.

    Então vc pode usar a escala de A pra solar, ou a relativa de A, que é a escala menor de F# ou penta menor de F#.

    Agora se vc ainda não tem conhecimento de campo harmônico, da uma pesquisada e estuda ele pq é muito importante.

    Jube
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Thalis M.
    Ressucitando o tópico aqui kk.

    Se alguém puder me ajudar! Sou novo na guitarra e tenho muitas dúvidas ainda. Em relação à fazer solos (improvisar) em cima de uma base da música, como eu posso fazer, qual escala utilizar? Por exemplo em uma música de tom A e acordes A9 / E / F#m / D9 como eu faria? Eu ultilizo uma escala para a música toda, ou uma escala diferente para cada acorde?

    Qualquer ajuda é bem vinda. Obg


    Resumidamente falando:

    Você pode tocar a escala ou penta de A em todos os acordes, todos pertencem ao campo harmônico de A. Fica bonito e coeso se a música não for 5 minutos de instrumental.

    Quando você estiver mais intimo na improvisação, você pode arriscar uma escala para cada acorde.

    w3s1eyB
    Membro Novato
    # ago/16 · Editado por: w3s1eyB
    · votar


    Thalis M.

    o que eu faço na hora de improvisar é o seguinte,
    primeira coisa, tenha as tríades em mente, elas que serão utilizadas em notas de repouso, pra não soar esquisito, vejo as notas da tríade da seguinte maneira, tônica eu uso para finalizar o solo, 3° e 5° deixam uma sensação de que o solo ainda continua...

    já que os acordes são A9 E F#m D9
    eu pensaria primeiramente no acorde relativo que é F#m, por aí encontraria a penta m7, mas não utilizo somente as notas da penta m7, uso ela só pra me localizar, a escala que uso geralmente é o modo Eólio pois a tônica sai na mesma nota que a penta relativa do tom (neste caso A - F#m), tenho algumas frases meio que "padrão" seguindo este modo, consigo localizar algumas tríades dentro desta escala então fica facil repousar sem sair do tom, dependendo da BT, usaria uns cromatismos ligando as notas da penta de acordo com a tablatura abaixo:
    E---------------------------------------------2-3-4-5--
    B-----------------------------------2-3-4-5------------
    G----------------------------2-3-4----------------------
    D---------------------2-3-4-----------------------------
    A--------------2-3-4------------------------------------
    E--- 2-3-4-5--------------------------------------------

    Claro que não vou usar isso literalmente dessa maneira que coloquei aí, mas é só para que você entenda o esquema q eu uso...

    outro ponto é o lance de tocar uma oitava a frente, dá um "charme" a mais, faz uma frase na casa 2 (penta de F#m) e passa pra casa 14 (penta de F#m uma oitava a frente) e repete a mesma frase, ou muda tanto faz, depende do que se quer fazer

    O esquema que mais gosto de usar é o solfejo... Cantando a nota e encontrando ela no braço, dá pra fazer isso mesmo se vc não souber que escala ta tocando kkkkk

    como alguns acordes aí possuem a 9°, dá para usar esta nota deixando seu solo mais "unido" com a harmonia...

    e claro, não da pra esquecer que tudo isso tem q ser utilizado junto com as técnicas básicas, senão o solo fica MORTO.

    bom, meu pensamento na hora do improviso é mais ou menos esse... espero não ter confundido sua mente kkkk
    abraço
    Fique com Deus

    Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Uma forma curiosa que eu aprendi a solar, misturando penta, penta-blues, cromatismos (eu pessoalmente gosto), e modos gregos...

    Exemplo na progressão abaixo, mas se aplica a outra qualquer...

    C G Am F - I V VI IV

    Dentro da tonalidade de C jônio/maior, tenho

    CM Dm Em FM GM Am Bº

    Então eu parto do princípio de usar notas da

    Penta maior de C
    Penta menor de D
    Penta maior de F
    Penta maior de G
    Penta menor de A

    Passando para a penta blues em determinados momentos, terei os cromatismos.

    Pessoalmente acho mais interessante, fácil e intuitivo solar sobre tétrades, pois dá para pousar em 4/5 notas (se usando a penta). E um jeito fácil é eleger uma nota em comum, B no nosso exemplo! Ficando a progressão então:

    C7M G Am9 (ou apenas A9 no caso da guitarra) F5b

    Pensando em outra forma de enarmonia é criar uma progressão... 7 9 13 14

    C7M G9 Am11 F13 . . OU . . C7M G9 A4 F6 . . OU . . C7M G9 Asus F6

    Outra forma, é usar os acordes que formam cada penta:

    Penta M de C / m de A = C D E G A = C6/9
    Penta M de G / m de E = G A B D E = G6/9
    Penta m de A / M de C = A C D E G = Am7/4
    Pena M de F / m de D = F G A C D = F6/9

    Qualquer nota "soa dentro". E cada vez que se quiser, pode-se entrar num modo grego, apenas seguindo as notas da escala de C jônio, poderia fazer um F lídio, ou um G mixolídio. (Foi o que entendi e PODE SER PASSÍVEL DE CORREÇÃO).

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/16
    · votar


    Eu apenas saio tocando... não faço a miníma ideia de que escala ou modo são as notas que estou executando.

    Tá, é método de ignorante, concordo... mas, não dou "nota fora"... isso eu garanto!

    Jube
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Lelo Mig
    Eu apenas saio tocando... não faço a miníma ideia de que escala ou modo são as notas que estou executando.

    Tá, é método de ignorante, concordo... mas, não dou "nota fora"... isso eu garanto!


    Tem suas vantagens, as regrinhas as vezes dão uma engessada.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/16
    · votar


    Ismah
    (Foi o que entendi e PODE SER PASSÍVEL DE CORREÇÃO).

    Tá certo, mano! É por aí mesmo!

    Thalis M.

    Como você se diz "novo na guitarra", acho legal você explorar os acordes básicos, as diferentes formações, e procure arpejar (dedilhar) esses acordes. Desta forma seu ouvido vai se familiarizando com as vozes que cada acorde tem. Muito do que você deve aprender pra frente tem a ver com resolução, tensão, o que evitar, onde ousar, etc. Você pode, em contrapartida, exercitar as digitações das escalas no braço, sempre observando o nome das notas e os intervalos em relação à tônica.

    Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    LeandroP

    Tenho que comprar uma balinha pra um cara que apareceu num vídeo patrocinado do face... Estava a uns 3 anos tentando encontrar sentido na parada rsrsrs

    Em tempo... Te mandei uma mensagem já faz algum tempo, acho que não viste, dá uma olhada lá...

    LeandroP
    Moderador
    # ago/16
    · votar


    Ismah

    Agora eu vi.

    Eu ia comprar uma balinha pro Almir Chediak, que foi quem me esclareceu muitas coisas. Sem intenção de fazer um trocadilho infeliz, deram uma "outra bala" pra ele, lamentavelmente.

    Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Sinto mui pelo Chediak, é sempre ruim perder um mestre... Do lado de cá perdemos o "Horny" (engenheiro, e um dos maiores nomes falando de cornetas - horny box) este final de semana... Melhor forma de deixá-los vivos é continuar com seu trabalho.

    Ningen
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Lelo Mig

    Tô contigo! E tem outra.. Como diz o pessoal do jazz... Você pode tocar qualquer nota, desde que você realmente queira. Rsrs

    Flw, vlw

    Rua Torta
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar



    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G-------------------------1-2-3-4--------------------------
    D-----------------1-2-3-4----------------------------------
    A---------1-2-3-4------------------------------------------
    E-1-2-3-4--------------------------------------------------


    Rua Torta
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar



    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G-------------------------1-2-3-4--------------------------
    D-----------------1-2-3-4----------------------------------
    A---------1-2-3-4------------------------------------------
    E-1-2-3-4--------------------------------------------------


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como solar em cima de uma base?