Eles dizem que a Squier é feita de alder...

Autor Mensagem
Seu Madruga
Veterano
# abr/03


hummm, agora neguim diz que a squier é feita de alder...
vi uma propaganda na guitar player dizendo que a squier strato affinity series é feita de alder..antes eles divulgavam que era feita de "madeira maciça" ou "sólida"...

e aí? é alder mesmo? quais as caracteristicas dessa madeira?

Digao
Veterano
# abr/03
· votar


Quem manja de madeira sempre desconfia (nao sou eu claro e um cara de outro forum)... ele diz q essas coreanas nao sao confiaveis (dizem uma coisa e vem outra)...

Vai no forum da gang e pergunta pro baleia...

srvaughan
Veterano
# abr/03
· votar


Pô, eu tenho uma Squier Affinity Strato e é ótima! Não tem o timbre de uma Fender, mas eu estou satisfeito.
Seu Madruga, entre nesse endereço q aqui explica um monte de coisas sobre madeira: http://www.playtech.com.br/no_https/index.shtm?url=/testamos/target.sh tm

Load
Veterano
# abr/03
· votar


ja ouvi falar tb q squier era feita de compensado, mas achoq eh tudo boato

Niltão
Veterano
# abr/03
· votar


Eu tive uma squier e é de compénsado sim, maior bandalhaira. Ainda estou quardando o corpo se alguém duvida.

Seu Madruga
Veterano
# abr/03
· votar


srvaughan
valeu cara, alias esse seu nick é do maior guitar dos anos 80 =)

coloquei esse post porque tambem tenho uma squier..estou satisfeito com ela, mas a gente sempre fica cabreiro com esse negócio de madeira...
a squier q tenho nem é coreana, é chinesa (!)

srvaughan
Veterano
# abr/03
· votar


ah kra, a minha tb é chinesa! Mas é só vc sentir o peso dela q dá pra perceber q não é de compensado. Uma q eu sei q é feita de compensado é a Les Paul Special da Epiphone... qdo eu comprei a Squier o carinha da loja me ofereceu uma Epiphone. Elas tinham uma diferença de peso considerável!

muchex
Veterano
# abr/03
· votar


A minha guitarra eh MTO pesada parece 1 baxo
eh uma Jackson cara

Niltão
Veterano
# abr/03
· votar


[i][/i]
Srvaughan eu também achava que. pelo peso, a minha era de madeira maciça, até quando eu tirei a capinha das molas, raspei um pouco a tinta e, para desespero meu, vi que era de compensado.
Talvez a sua seja feita de agathis. Se for de agathis tudo bem, é uma boa madeira. Tenho uma Ibanez feita com esse tipo de madeira e o som é bom.

Seu Madruga
Veterano
# abr/03
· votar


porra, essas industrias nao tem um padrão não para a série affinity? a gente fica na duvida se é alder, agathis, compensando...

olemmelo
Veterano
# abr/03
· votar


srvaughan

no site da epiphone ta dizendo que a les paul special tem corpo em Alder e escala em jacarandá...

stratotele
Veterano
# mai/06
· votar


Olá, pessoal. Isto acontece pq a gente nunca observa o que o fabricante diz a respeito das guitarras. Se a gente entrar no site da squier (www.squierguitars.com), verá que as Silver Bullets são feitas de madeira laminada (compensado). As affinity's são feitas de Solid body Alder, Maple, C-Shape, (Polyurethane Finish), mas são mais estreitas, enquanto que as Standards são feitas de Agathis e captadores de alnico e possuem a mesma espessura das fenders normais.

boleterodectba
Veterano
# mai/06
· votar


nunca vi squier ou epiphone feita em compensado. Existem sim guitarras feitas com 3 ou 4 pedaços de madeira colados, mas isto não é o mesmo que compensado. compensado é bem pior.
As guitarras chinesas baratinha tipo squier são feitas em basswood uma madeira mediana e de baixo custo.

Sgt_Peppers2
Veterano
# mai/06
· votar


Depende da Squier.
A minha(affinity) não é compensando, já confirmei com um luthier.

UGO_RJ
Veterano
# mai/06
· votar


Cara existem Squiers e Squiers

meu amigo tem uma Squier de 95 por ai, Affinity

é Alder msm, e som dela é muito bom!!! n fica muito atras da Fender Mexico (tb na epoca ele pagou uns R$500 com dola 1 pra 1)

essas novas eu ja n sei, hoje em dia tem 300 modelos de Squiers...

Mohammed
Veterano
# mai/06 · Editado por: Mohammed
· votar


Se eu pegar um monte de serragem de alder, jogar cola de madeira, prensar tudo e fazer um aglomerado, de certa forma continuará sendo alder... não??? é isso q mtos deles fazem...

O lance é q não basta ser de alder, de ash ou d sei lá o q... tem q saber quantas partes compõem o corpo, se foram cortadas corretamente, se estão secas e etc etc etc... o "tipo" da madeira é só 1 dentre os muitos fatores a serem analisados...

Synth Luthier
Veterano
# dez/07
· votar


Mohammed

e isso ainda é pouco...
Esse tipo de produção tem aquele problema parecido com o das guitarras SX!
São feitas para longa escala, sem aquele teste rigoroso de qualidade que a original faz, mais a mao de obra chinesa baratérrima, por isso o preço tão baixo...
Aí entra aquela coisa: uma ou outra vem com problema de entonação, ou com defeito de traste, tensor, sempre tem alguma coisa...
É bem sorte ou revez... pegou uma boa? sorte! pegou uma com defeito? se fodeu!

As bcrich´s coreanas tem o mesmo problema.. as modelos bich por fora são em maple (laminados) mais o recheio é puro MDF (um compensado mais bem prensado)...

E assim por diante...

mazellan
Veterano
# dez/07
· votar


Synth Luthier
Enviado: 22/mai/06 17:18 · Editado por: Mohammed
=\

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


Cara, essas guitarras de baixo custo tem muitas variações de qualidade e de material de confecção.
Abç

butheavy
Veterano
# dez/07
· votar


uma squier de madeira maciça??? raridade ....aoaoaiuaoiua

da pra contar nos dedos as fenders que são...

Thedekai
Veterano
# dez/07
· votar


srvaughan

ah kra, a minha tb é chinesa! Mas é só vc sentir o peso dela q dá pra perceber q não é de compensado. Uma q eu sei q é feita de compensado é a Les Paul Special da Epiphone... qdo eu comprei a Squier o carinha da loja me ofereceu uma Epiphone. Elas tinham uma diferença de peso considerável!


sinto-lhe informar, mas peso não tem nada a ver, a guitarra pode ser de compensado e ser pesada ou leve, portnato isso nao tem nada a ver
lixa o corpo até chegar na madeira, unico jeito de descobrir, até onde eu sei
abraço

yehrubin
Veterano
# dez/07
· votar


Galera, me desculpem, mas esse negócio de guitarra de compensado é ridículo. As guitarras da Squier são, em sua maioria, de basswood, e algumas séries determinadas são de alder. O basswood, ao contrário do que muitos pensam, não é "compensado", alias, não existe tal coisa, é impensável fzer uma guitarra de compensado. Basswood, é uma madeira de baixo custo, alto nivel de sustain e sem muitas caracteristicas de timbre definidas, oq a torna uma boa madeira para instrumentos destinados a sons mais extremos, devido ao fato de manter mais fiel o timbre dos captadores (ganho alto). Caras, não viajem nesse lance de compensado.... Squiers são boas guitarras normalmente, se levado em consideração o preço delas, e não tem nada a ver com fenders, a não ser os donos da marca e os modelos copiados. Até a fender tem modelos em basswood ( a vi no site deles pelo menos uma), a ibanez usa em muitas de suas guitarras, bc rich, jackson e outras tambem usam.
Espero ter ajudado.

Tirorox
Veterano
# dez/07
· votar


Pff se for analizar pelo peso, então minha Epiphone SG G400 eh de papelão...

BurnTKD
Veterano
# dez/07 · Editado por: BurnTKD
· votar


tenho uma squier série affinity do início dos anos 80 que é em maple...
tirei a pintura dela, ficou massa pra caralho
pra quem tem orkut, aqui uma foto dela no meu álbum
http://www.orkut.com/AlbumZoom.aspx?uid=8069489422435670587&pid=10
abç

Synth Luthier
Veterano
# dez/07
· votar


yehrubin

eu pelo menos não disse que basswood é compensado...

E ainda tem 3 tipos de linha compensado, até mais:

-aglomerado
-compensado
-mdf (a mais usada para instrumentos de baixo custo, tirando a tonante que era compensado mesmo)...

O peso não vem muito ao caso não, a mdf é pesadinha por sinal, aí vem o top, deixando tal madeira com seu ar de madeira proficional (as bcrich´s xinguelingues, principalmente as bich´s, são assim.. quando não pintadas, só tem o top de tal madeira..

Mais o problema onde vejo mesmo tá no guitarrista, que sonha em ter uma fender/gibson/o caralho na quatro, aí como não tem dinheiro para comprar uma original,chuta o balde (de sangue memso) e vai atras dos refulgos, porque tem um NOME em cima deles, e depois ficam chorando o leite derramado (junto com o balde de sangue) que não era aquilo que sempre sonhou, aí quer porque quer revender..

uma coisa que chega a dar raiva é oque fazem com luthier´s (e os luthiers burros que aceitam isso, tirando os que só fazem por infelizmente, precisar do dinheiro) que é: cheg auma anta e diz ´´quero uma réplica de uma fender modelo blablabla´´.. mais a primeira coisa que ele pensa quando compra é: revender!
aí vão em luthier ralé, que cobre o mais barato possivel, pra assim poder revender barato e sem problemas...

Porra, que raio de músico é esse? que pra começar nem parece músico, e sim um pau mandado, porque não tem um sonho próprio, apenas olhos e ´´cerebro´´ virados a um ídolo porquem ele é fanático, e quer tudo o mais proximo dele...

É difícil achar gente que quer deixar sua marca hoje em dia, normalmente só encontra quem queira deixar a marca que os outros já deixaram....

(antes que alguém pense merda, isso não é um esporro a ninguém daqui não.. ahauha, a não ser que a carapuça sirva a alguém 0.o)

yehrubin
Veterano
# dez/07 · Editado por: yehrubin
· votar


Synth Luthier

Concordo.
Voltando à questão das madeiras, existem até mais tipos de compensado, só que o uso disso é mais pra contrução de móveis baratos e outros fins não artesanais. O que eu quis dizer é: Não há muitas guitarras de "compensado" (na verdade é bem dificil). Essas que não são feitas de madeira sólida, normalmente só existem em linhas beeem baixas, de instrumentos de muito baixo custo, e ainda assim ladeadas de placas de madeira sólida. Não compensa (mas ja viu como é capitalismo né..) fzer um negocio desses, qdu hj em dia se tem madeiras sólidas tão baratas como o basswood. Um exemplo disso é a triste Epiphone Special, pela qual se tem coragem de cobrar 800 reais em uma loja por causa do nome. Só mais uma coisa: Essa questão de peso do instrumento ser relacionado a "compensado" não tem o mínimo cabimento. Vc pode ter uma placa de mdf bem pesada ou bastante leve, depende da densidade da compressão dos flocos de madeira, e de qual madeira foi usada pra fzer isso.
T+!

Synth Luthier
Veterano
# jan/08
· votar


yehrubin

A sim, isso é pura verdade...
o MDF em sí é quase padrão, mais tem lá suas variedades na falta de ´´tal pó´´, oque fazem das mdf´s mais bem feitas, sempre mais pesadas..
meu primeiro baixo para teste eu fiz em mdf, oque o fiz salvar foi a fiação e captadores que fiz a mão e instalei...
Mais acredite cara, ainda sim fabricam instrumentos usando compensado e MDF..

-A GROMS é feita em md, sempre foi, e praticamente sempre vai ser..
-Linha BC.RICH xinguelingue, são com top´s em quited maple ou outro, mais o recheio interno é MDF

aí entra o caso da groovin por exemplo que é em basswood, mais sinseramente não gostei do timbre dela, que parece não ter nenhum.. como o nome diz, ´´basswood´´ mesmo, parece que só tem grave...
E sim, madeira necessita de timbres apropriados, porque se usam a basswood porque não tem timbres para ´´atrapalhar´´ os captadores, então pra que usar basswood? usa MDF mesmo, é mais barato e tem porra nenhuma de timbre também.. ahuahuaahu

-Pegue as linhas fodasticas da Gibson: em mogno.. a série Studio Light também é em mogno, mais cortada em algumas lucalidades e usado enxerto, assim deixando ela levinha, e por cima, um top para apabamento...
-Linha profissional e os NJ-Series: Também feitos em mogno
-Dean Dime: maioria feitos em mogno!

Para as minhas coisas eu dou escolha a madeiras desta faixa, como mogno, argelin pedra (que é totalmente diferente do argelin comum), peroba, imbuia...
O mogno é minha preferida confesso eu, tem um grave mais levado ao sub-grave (não aquela coisa solta e tosca), tem um médio menos aparente, e um ótimo agudo (que não é aquele estalado tosco)..
Combinar mogno, marfim e captadores paf 70º foi a melhor coisa que fiz depois da criação da KB (fiz um warlock assim, que por sinal testei ainda toscamente sem escala e um parafuso como nut, e o timbre foi fantastico)...

Então sim: madeira influencia, e muito, por isso gosto quando me pedem uma coisa que será dele, porque assim é discutido melhor o captador, fiação, madeira e tudo mais...

Synth Luthier
Veterano
# jan/08
· votar


yehrubin
´´compensado é usado para moveis´´...

Então a tonante era um guarda roupa? ahuauhahua
Usava compensado, aglomerado ainda por cima, dos mais ruins MESMO..
Giannini também..
muito baixo/guitarra antigo eram feitos em aglomerado, pior ainda eram os de plastico (quando poucos sabiam, ualquer coisa servia)

Soulface
Veterano
# jan/08
· votar


Resoncast é a melhor de todas!!!

yehrubin
Veterano
# jan/08
· votar


Synth Luthier
Só destacando ja que aparentemente vc num leu td, eu não disse que não ha guitarras de compensado, muito pelo contrario, claro que existem. Mas vc disse td, tonante... Qdu for copiar a fala dos outros cite direito igual a original, para não distorcer oq disseram.
Basswood parece que só tem grave? se é doido? Tem nada a ver, muito menos o nome que não sgnifica isso.
E pelo amor de Deus, esse trem de atrapalhar o timbre dos captadores. É claro que basswood influencia, só que não tanto com outras madeiras mais expressivas em tonalidade.
Vc citou groovin e tonante, nenhuma dessas me espantaria se fosse de papelão.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Eles dizem que a Squier é feita de alder...