Improvisação

    Autor Mensagem
    Rodrigo Maciel
    Veterano
    # jul/04


    Oa,

    Eu estou com dificuldade na hora de improvisar, pois nao sei que escala usar... Me deem umas dicas.
    Quando voces estao improvisando voces pensam do desenho da escala?

    Obrigado

    Igor Rios
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    A melhor escola é tirar solos de grandes guitarristas e saber o fundamento harmônico que ele utilizou.
    Harmonia é tudo. Sabendo bem de harmonia, vc não precisará decorar erscalas, vc vai saber a formação delas.

    Igor Rios
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    A melhor escola é tirar solos de grandes guitarristas e saber o fundamento harmônico que ele utilizou.
    Harmonia é tudo. Sabendo bem de harmonia, vc não precisará decorar erscalas, vc vai saber a formação delas.

    Daniel_Barreto
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Eu inicialmente uso a escala da tonalidade ou a sua relativa, ai vc pode pensar em usar modos também, escalas pantatônicas, tem que prestar a atenção na harmonia também.

    Um abraço.

    Rodrigo Maciel
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    e como eu sei esse fundamento harmonico?

    Sincero
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Rodrigo Maciel
    Antes de pensar em escalas, pensa em resoluções e antes de mais nada presta atenção na harmonia que tá rolando. As notas de resolução ( ou de repouso) são bastante importantes no improviso. Se vc não tem muita segurança, vai usando apenas as triades e depois pensa em frases (ou mesmo cante-as) e passe para guitarra.

    __spike__
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    improvisaçao eh um pouco complicado quano se fala de escalas, pq vc tem q usar o seu proprio feeling, e cuidar pra naum parecer uma maquina digitando escalas... tipow pensa em frases primeiro, riffs de pentatonicas, bastante uso e bends, riffs de repetição, harmônicos naturais e artificiais... e sem pressa pra tocar coisas rapidas. se vc já estudou modos gregos, é uma boa opçao utiliza-los (é claro q vai depender da harmonia). O cromatismo tbm eh importante, mas deve ser um tanto veloz, já q vc tem q cuidar pra naum destacar uma nota fora da escala...

    __spike__
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    eu so penso no desenho de escalas quando faço uma passagem rápida, quano a musica está mais rapida... o melhor eh ganhar uma visao completa do braço da guitarra, e uma das melhores coisas pra isso eh treinando arpejos com técnica de sweep, principalmente os arpejos com sétimas e nonas

    __spike__
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    ah foi mal, a técnica de sweep nem sempre eh boa, tem que treinar bastante a palhetada alternada tbm :P

    Joe Satriani
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    alguém sabe um livro legal para mim comprar? usado ou novo tanto faz...

    Daniel_Barreto
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Acordes Arpejos e Escalas para Violão e guitarra do Nelson Faria, a editora é lumiar

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    não eu não penso muito no desenho da escala não. eu canto acordes até decorar as notas, depois escalas e depois canto improvisos por cima de harmonias estáticas, ai eu toco isso - eu so novato nesse negócio de improvisação ainda por isso dos acordes únicos.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
    · votar


    Rodrigo Maciel

    Você já tem um solo na cabeça? Se não tiver nada na cabeça não vai ser uma dúzia de escalas que vão resolver seu problema. Tente assobiar alguma melodia e depois tenta fazer ela na guitarra.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Improvisação