Autor |
Mensagem |
nFall Veterano |
# jul/04
Desculpa o portugues...
mas eh o seguinte, eu baxei no site do Fernando Amaral um jam na base de "G" e "E" porem, essas duas notas estão em campos armonicos distintos, que escala/campo harmonico eu usaria pra solar?
sou meio leigo
|
romulomc Veterano |
# jul/04
· votar
boa pergunta tb baxei essa bt e queria saber.
|
inthelight Veterano |
# jul/04
· votar
qual o endereço desse site?
|
Gabriel_Bp Veterano |
# jul/04
· votar
nFall
como assim uma base em Sol e uma Mí? são duas bases diferentes ou são a mesma base numa música só? se for as duas na mesma música é modulação. agora se forem dois acordes da mesma música deve ser emprestimo modal. se a tonalidade for Mí(E), o Sol(G) é empréstimo do tom homônimo.
se isso tudo pareceu um monte de nada pra tí me avisa que eu explico melhor. abraço.
|
nFall Veterano |
# jul/04
· votar
heuaheuae
Gabriel_Bp
a musica fica um tempo na base de G e depois muda pra E e depois pra G e nao G e E ao mesmo tempo
inthelight
www.fernandoamaral.net
|
Alan Matos Veterano |
# jul/04
· votar
nFall
Cara, G e E não fazem parte do mesmo campo harmônico então no caso vc teria que utilizar raciocínios diferentes pra cada acorde. Vou te passar alguns exemplos simples do que usar.
Em E - Penta de E maior ou Penta de C menor
Escala E Jônio
Escala E Lídio
Escala E Mixolídio
Tríades do CH de E Maior
Tétrades do CH de E Maior
Em G - Ídem ao E, mudando a tônica pra G
|
nFall Veterano |
# jul/04
· votar
Alan Matos
bem.. quer dizer, quando a base estiver em "G" eu uso as mesmas coisas do "E", porem, mudando a tonica pro "G"?
que suicidio isso
esse treco de Jonio, Lidio, Mixolidio eh mto avancado pra mim, onde eu posso aprende mais sobre isso?
|
Alan Matos Veterano |
# jul/04
· votar
nFall
O raciocínio é esse mesmo. Esses nomes que eu disse são os modos do Campo Harmônico Maior. Recomendo vc estudar o Campo Harmônico Maior e os seu 7 modos - jônio, dórico, frígio, lídio, mixolídio, eólio e lócrio.
|
nFall Veterano |
# jul/04
· votar
Alan Matos
onde tem isso na net?
|
LeandroP Moderador |
# jul/04
· votar
Qualquer modo maior de Mi e qualquer modo maior de Sol. Pentatônicas, Arpejos... vale tudo.
|
nFall Veterano |
# jul/04
· votar
Eu nao ouvi a base so uma vez, se eu nao me engano a base esta em power chord, sendo assim eu posso usar escalas maiores e menores, to certo?
|
Freiheit Veterano |
# jul/04
· votar
Usa alguns cromatismos pra fazer a passagem de E pra G e vice-versa.
|
Alan Matos Veterano |
# jul/04
· votar
nFall
Vc está certo sim. Como o power chord não possui o intervalo de terça, ele pode tanto ser maior qto menor, se bem que sinceramente prefiro utilizar os modos menores para os power chords, mas isso vai de gosto.
|
Fear of the dark Veterano |
# jul/04
· votar
Eu acho que o cara especificou o tom G/Em, entao ta tudo certo! o mi é menor e nao maior
entao vc usa as escalas do campo de G/Em
|
nFall Veterano |
# jul/04
· votar
Alan Matos
kra, sabe onde eu acho essas paradas de dorio, mixolidio e etc pra estuda na net?
|
Freiheit Veterano |
# jul/04
· votar
aqui no forum mesmo tem.
digita na busca
MODOS GREGOS
que vao aprecer mil e 1 topicos
dai c procura um que preste, tem um q eh excelente, mas nao tenho link direto.
|
nFall Veterano |
# jul/04
· votar
Freiheit
isso eh modos gregos?
|
Davi_Bolzan Veterano |
# set/11
· votar
galera, fui tocar em um casamento, e o ministro me falo que eu era obrigado na improvisação tocar as notas da base sempre que elas fossem tocadas, e so teria o intervalo para o improviso, no pouco que sei, eu acho que se eu estiver dentro das "regras" escalas e tal, estou livre para o improviso! ele esta TOTALMENTE correto, ou PARCIALMENTE?
se puderem ajudar ja vai ajudar no meu conhecimento!
abraço
|
starling_music Veterano |
# set/11
· votar
Davi_Bolzan Não entendi muito bem. Mas parece que o cara disse que vc tem que tocar acorde por acorde, é isso? Se vc tocar acorde por acorde vc vai ter um som mais sofisticado, a linguagem do bebop isso é muito comum, enfatiza a nota de cada acorde, porém se for uma musica pop possivelmente se vc solar tonalmente estaria tudo certo.
|
Davi_Bolzan Veterano |
# set/11
· votar
foi so na intro!
vou tentar explicar!
a base era G9, A9, Bm, A9 (se naõ me engano) ele me falo que na improvisação, eu teria so o intervalo desses acordes! e quando fosse tocado o G9 eu teria que executar o G tbm! e depois do G9 pro A9 eu improvisaria e quando fosse o A9 tocaria ele tbm! mais EU ACHO que se eu fizesse isso o tempo da intro INTEIRA ficaria uma coisa meio chata! essa foi a duvida
vlw
|