Escalas menores

    Autor Mensagem
    Musti
    Veterano
    # jul/04


    to com uma duvida, pra ajuda acha as escalas menores é so pega o 6º grau da escala e pega o desenho a partir dela q vc axa a menor, é isso?

    por exemplo : C-D-E-F-G-A-B

    entao a escala menor nesse caso seria a de Am
    correto isso tudo?

    Richard Guitar
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    na verdade naum escala menor de tal escala, e sim escala relativa, a escala menor vc pode achar usando a regra de tom e simiton, no caso a menor é t st t t st t t

    Musti
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    mas no caso axaria do mesmo modo a escala menor usando a relativa, certo isso??

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
    · votar


    Musti

    A escala menor relativa é esse mesmo o processo pra encontrar. É por aí mesmo.

    Agora você já observou que dentro da escala de dó ainda tem mais 5 escalas, sendo mais duas menores, duas maiores e uma meio-diminuta.

    Se você começar a escala de Dó pela nota Ré, a sua escala será de Ré menor Dórico. Se começar pelo Mi, será Mi menor Frígio. Se começar pelo Lá, será Lá menor Eólio.

    Se você começar pela nota Si, então será um Si menor Lócrio, ou um Si meio-diminuto.

    Se começar pelo Fá, então será Fá Lídio. Se começar pelo Sol então será Sol Mixolídio.

    Compare as escalas maiores entre elas (onde estão os semi-tons). Quais são as tensões de cada uma.

    Faça a mesma coisa com as menores.

    Dave Murray
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    a Relativa eh sempre menor.. portanto nesse caso, C Maior = A Menor... n tem segredo.. em alguma era atras ae eu criei um post sobre escalas... http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=3&t opic=31269 ...da uma lida ae q c vai entender legal..

    Musti
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    ah entendi agora, vlw pela ajuda de todos ai...

    erickx
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Iae galera beleza?
    Desculpe o up!

    É que eu quero uma forma prática pra aprender as escalas menores, eu já sei a teoria delas, mas não sei como treinala para ficar craque!
    Eu tenho que subir e descer? mas ai eu vou decorar o desenho e não as notas!
    Sacaram?
    Valeu!!

    erickx
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Em?

    Dibilo
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Dibilo
    · votar


    quando vc esiver treinando tent ereparar as notas e seus intervalos em cada escala,e pegue os shapes por exemplo jonico,dorico,lidio,frigio mixolido etc...
    pelo menos comigo eu faço assim,pois ai fica facil tanto solar em C ou em B.
    A fica dica também de quando for usar as escalas se tiver com dificuldade de que escalas for usar olhe pela relativa por exemplo de A é F#m,de C é Am,isso ajuda um pouco.
    espero ter ajudado.

    erickx
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Dibilo
    Valeu!

    LeandroP
    Moderador
    # mai/11 · Editado por: LeandroP
    · votar



    e---------------------------------------------4--------
    B--------------------------------------------5---------
    G----------------------------------2-------------------
    D-----2---------5----------9------3--------------------
    A---3---------6---------10--------------4--------------
    E--------------------------------------5---------------


    Na tablatura acima eu postei terças maiores, em diferentes alturas. Isto é só pra ilustrar como os intervalos tem formas características dentro da afinação padrão que tocamos.

    Fica evidente que se você quiser uma 3a menor basta baixar em um semitom a 3a maior.

    Você pode procurar pelas formas características de outros intervalos também, o que ajuda na assimilação das escalas que você verá pela frente.

    Os intervalos ajudam em muitas coisas. Se você pensar então em "inversões de intervalos", vai perceber que ao tocar uma forma característica na verdade estará tocando dois intervalos: o nominal e o invertido.

    Por exemplo, a inversão da 3a menor é uma 6a maior. Com uma forma você "mata" duas... Se é que soube expressar a minha idéia... Qualquer dúvida é só perguntar ;)

    erickx
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    LeandroP
    Tu é fodão!!
    Mas fala dificil pkrl!
    Valeu;;;

    LeandroP
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    erickx
    Fodão é meu pai... eu sou fodinha °.°

    Mas fala dificil pkrl!
    Que parte você não entendeu?

    cordassi
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    LeandroP
    Essa idéia de intervalos é muito útil, pra falar a verdade escala é algo bem lógico/matématico/geometrico, quando estava estudando harmonia eu percebia muitas possibilidades tipo essa que você contou.

    Harmonia é um treco muito legal, só q agora to investindo tempo em outas coisas :P

    LeandroP
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    cordassi

    Resumindo: é mó barato °.°

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escalas menores