Autor |
Mensagem |
LuizFB Veterano |
# jul/04
Quais são as funções possíveis desses acordes? Como fazer uso dessas funções? Ah, alguem sabe explicar sobre aquele esquema: preparação, tensão e resolução?
|
GuitarHouse Veterano |
# jul/04
· votar
preparação, tensão e resolução?
ta falando das progressoes?
|
LuizFB Veterano |
# jul/04
· votar
GuitarHouse
Isso!
|
LeandroP Moderador |
# jul/04
· votar
LuizFB
Procure por um tópico que escrevi a respeito dos trítonos que pode te abrir uma janela pra muitas coisas referente a "tensão" ou "preparação". Isso tudo por um lado teórico.
Você pode faazer uma progressão simples usando apenas os acordes do campo hamônico, interligado por acordes diminutos. Vamos pegar o exemplo do campo harmônico (parcial) de Dó:
C7M - Dm7 - Em7
Agora com diminutos intercalados:
C7M C#dim - Dm7 D#dim - Em7
Observe como o diminuto pode ligar estes acordes de forma homogênia.
Outra coisa importante sobre os diminutos é que eles se desdobram. O mesmo C#dim pode se transformar em um Edim, apenas invertendo as notas da sua formação:
C#dim = C#, E, G, A#
Edim = E, G, A#, C#
Logo, em uma música em que você quer fazer uso de diminutos como ligação, mas sem deixar o baixo muito próximo do acorde, você aplica o desdobramento do diminuto. Ao invés de fazer, por exemplo, um:
C7M - C#dim - Dm7
Você pode usar:
C7M - Edim - Dm7
Como na primeira parte desta música brasileira tão conhecida:
C7M
Eu sei que vou te amar
Edim
Por toda minha
Dm7
vida eu vou te amar
... e por aí vai.
|
Jaum_Paulo Veterano |
# jul/04
· votar
interessante... existe alguma relação harmônica entre o C#dim e o Edim para poder substituir assim ?
|
hugoms Veterano |
# jul/04
· votar
Jaum_Paulo
existe... ambos sao formados pelas mesmas notas ehehehe
LeandroPanucci
jóia a explicaçao kra ! =D
|
Jaum_Paulo Veterano |
# jul/04
· votar
=S hehe... verdade, bola fora ae
|
LuizFB Veterano |
# jul/04
· votar
LeandroPanucci
Vlw ae k-ra, agora entendi, tanto este tópico como os do trítonos! C vc não é professor, deveria ser, pq vc explica mto bem, kra! Tipo, eu tava vendo uns esquemas aqui, daih tava anotado o seguinte:
preparação: II e IVº graus
tensão: V e VIIº graus
resolução: I , III e VIº graus
A parte da tensão eu já peguei, é por causa dos trítonos contidos nos acordes do Vº e VIIºgraus. Agora, eu queria entender, pq os acordes do II e IVº graus não podem exercer a função de resolução. Eu sei que, ao tentar usar esses acordes p/ resolução vai soar ruim, mas eu queria saber se existe uma explicação teórica p/ isso! Por exemplo, vc tocando um acorde de Dó durante num compasso inteiro 4/4, e nesse compasso vc solar usando uma nota fá como semibreve, soa mto, mto estranho! Tanto q eu só uso o Fá de passagem, rapidamente, quando estou solando em uma progressão, por exemplo, C- Am- F- G. Eu só deixo ela soar por bastante tempo, quando ela está em cima do acorde de F, pois então ela vira tônica, e não mais quarta.
|
LuizFB Veterano |
# jul/04
· votar
Ah, eu li algo dizendo tb que os acordes que realizam tensão são aqueles que contém a "sensível" na sua tríade/tétrade. No C.H. de Dó maior, as notas que tem a sensível são G7 (Sol - SI - Ré -Fá) e Bm7(5b) ( SI - Ré - Fá - Lá). Isso tb está correto? O texto fala q a sensível, que a sonoridade o próprio nome diz, acaba tensionando p/ a resolução
|
LeandroP Moderador |
# jul/04
· votar
LuizFB
Exatamente, o acorde diminuto não pode servir como resolução justamente por isso, é muito tenso (tem 2 trítonos).
Normalmente, os graus utilizados na resolução são o: Iº, IIIº e VIº. Ou outros graus de outras tonalidades, isso no caso de modulação.
Observe que o Fá do acorde de Dó maior não resolve muito bem, só como passagem. Porque ele acaba gerando uma tensão.
|