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hugoms Veterano |
# jul/04
Fala galera... tipo gostaria de umas dicas sobre eles.
Considerando um campo harmonico de um tom maior, o dorico por ex eh o segundo grau m7, o frigio eh o terceiro m7, etc, mas todos seriam relativos a escala maior natural no proprio tom (jonio).
Minha duvida eh a seguinte: se eu tiver, por exemplo, uma progressao no campo harmonico de Bm, ou, que seja, uma base fixa no acorde de Bm7, alem do modo eólio (escala menor natural) eu poderia, pra dar uma "entortada" ou uma intençao diferente, usar por exemplo um B frígio ou um B dorico ?
Quais escalas diatônicas vcs utilizariam para improvisar em uma base fixa em Bm7 ?
Vlw, eh isso.
[]'s
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Fear of the dark Veterano |
# jul/04
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eu tambem tenho duvidas, mas acho que tipo... se é B eólio é C Lócrio, D Jônio, E Dórico...
nao é galera?
putz, tenho muitas duvidas em relação a isso
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hugoms Veterano |
# jul/04
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Fear of the dark
disso eu sei, essas escalas q vc falow sao todas relativas... le direito oq eu escrevi ehehe
minha duvida, eh se pra dah uma entortada, para sair da mesmisse da escala natural, eu posso meter por exemplo um B frigio... ou dorico...
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Fear of the dark Veterano |
# jul/04
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hugoms
depende muito, esses outros modos ai nao encaixariam no tom...
os modos tem as mesmas notas mas os intervalos mudam, experimenta um por um!
tem os paralelos e os derivados, vai testando!
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claretimus Veterano |
# jul/04
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putz isso é uma confusão enorme mesmo...
o foda é q geralmente a gente nao sabe o q tem que saber antes de começar a aprender isso e dai acaba aprendendo mais ou menos senão até errado hehehe
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hugoms Veterano |
# jul/04
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claretimus
bom... eu sei q o q eu aprendi tah certo ehehe
usar os modos gregos todos relativos ao tom q vc tah tocando, exemplo, usar um E dorico num campo harmonico de Bm, nao adianta ehehe... seria a mesma coisa q a escala menor natural...
a parada eh tu saber usar outros modos pra sair da mesmisse da escala natural... minha duvida tah por aih.
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claretimus Veterano |
# jul/04
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mas os modos não sao as escalas naturais apenas começando e terminando em outras notas?
(eu acho q nao mas é isso q eu penso errado auhhua)
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claretimus Veterano |
# jul/04
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po, se alguem quiser uns 6 cds do IRON MAIDEN (originais) :
http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=19862000
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hugoms Veterano |
# jul/04
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claretimus
espero q meu topico nao seja fechado por sua causa ehehe ^^
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Marisco Veterano |
# jul/04
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hugoms
Se for apenas o acorde de Bm7 você pode usar além do eólio, também o dórico e o frígio (e mais uma caralhada de escalas, mas essas três são as mais comuns).
Se for uma progressão, aí vai depender dos outros acordes da base. O método mais fácil seria pegar cada acorde e ver as notas que formam ele (Ex: progressão G/C, C --> notas do G/C: C, G, B e D --> notas do C: C, E e G). Aí vê as notas da escala que tu quer usar (Ex: C Lídio --> C, D, E, F#, G, A, B ou C Jônio --> C, D, E, F, G, A, B) e se não tiver nenhuma fora vai ficar legal (vai dar a intenção modal que tu quiser).
Espero que tenha esclarecido...
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LuizFB Veterano |
# jul/04
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Fear of the dark
"eu tambem tenho duvidas, mas acho que tipo... se é B eólio é C Lócrio, D Jônio, E Dórico... "
só corrigindo, se vc pensa em B como eólio, o B(si) é o sexto grau de um CH (campo harmônico); qual é este CH? Basta vc saber q Si é sexta maior de Ré (é a relativa menor); Logo, seria B eólio, C# lócrio, D jônio, E dórico, F# frígio, G Lídio, A mixolídio; então é C# lócrio e não C lócrio; manjou ou não? O q eu fiz foi montar a escala do CH de Ré maior, pois qdop vc pensou em Si eólio, automaticamente eu sei q eólio é o sexto grau de um CH, nesse caso, do CH de Ré maior
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hugoms Veterano |
# jul/04
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Marisco
certo... entendido.
isso significa, q se eu tenho uma progressao com todos os acordes do campo harmonico de Bm, soh caberia o eólio e seus relativos... neh ?
vlw ae pela ajuda
gostaria de mais opinioes tb!
ah, outra pequena duvida :
qual a(s) nota(s) "caracteristica(s)" do modo frigio em relacao a tonica (comparando com a escala natural) ?
exemplo: o modo dórico tem a sexta maior e o mixolideo a setima menor.
vlw ae
[]'s
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LuizFB Veterano |
# jul/04
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hugoms
Concordo c/ Marisco. O importante é não dar muito choque na música, dependendo do estilo q vc quer tocar, por exemplo, numa balada em Dó maior, vc tocar notas como Eb (terça-menor em cima de um acorde maior), fica meio nada a vê!
Vms montar a escalas:
intenção dórica em cima de acorde de Dó maior: C D E F G A B
intenção frígio em cima de acorde de Dó maior (pensa no CH de Ab): Ab Bb C Db Eb F G; perceba q ele tem, em relação ao CH de Dó, uma T (Dó), uma 2ª menor (Réb), uma 3ª menor (Eb), uma 4ª justa (Fá), uma quinta justa (Sol), uma sexta menor (Láb) e uma sétima menor (Sib); sabíamos que o modo frígio corresponde à um acorde menor com 7 menor (m7), logo esses intervalos (terceira e sétima) não são os únicos assim (o modo dórico e eólio tb são assim); o intervalo de 6ª menor não é característico desse modo pq o modo eólio e lócrio tb possuem esse intervalo; sobrou então, de diferente a 2ª menor, que é o intervalo característico desse modo.
OBS: o modo lócrio tb tem esse intervalo, e os intervalos característicos desse modo é a 2ª menor também e a 5ª diminuta
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LeandroP Moderador |
# jul/04
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hugoms
Este é um lance muito legal na harmonia, a vamp.
Vamp é improvisar sobre um acorde estático, sem o apoio de outro acorde.
O legal é que você pode, vamos dizer, "se fazer de besta" e dizer: se não tem outro acorde, então não existe tonalidade (o que não deve ser confundida com tom - existe uma suave diferença), logo, eu improviso do jeito que quiser.
Se é apenas a tríade de Bm, aí fica melhor ainda, pois posso usar a 7ª que quiser (7m ou 7M).
Como você mesmo já havia "sacado", se é menor eu posso usar um modo dórico, frígio, eólio, melódico, harmônico.
Quem coloca o tempero na sua comida é você!
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hugoms Veterano |
# jul/04
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LeandroPanucci
eh verdade ehehe
boa =D
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