| Autor | Mensagem | 
| LuizFB Veterano
 | # jun/04 
 
 Alguem sabe fazer a análise da progressão desta música do Djavan? Colocando os acordes dfos trechos:
 
 TRECHO 1
 
 E7M      G° G#m7              C#7(9)
 Ai...        quanto querer
 E7M             G°        G#m7 / B7(9) /
 Cabe em meu cora--ção
 
 TRECHO 2
 
 E7M           G°    G#m7         C#7(9)
 Cres--cei   luar    pra iluminar
 A7M       G7M        F#m7         B7(9)
 As tre---vas fun---das  da     pai--xão
 
 E7M         G°   G#m7           C#7(9)
 Eu quis lutar    contra o poder    do a--mor
 A7M                          A#m7(b5)
 Caí nos pés do vence--dor
 D#7(b9)                   E7M / G° /
 Para ser um ser-------viçal de um samurai
 
 Não consigo fazer análise dessa música, nem mesmo imaginando os empréstimos modais. Alguem ajuda ae! Vlwz
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jun/04 · votar
 
 LuizFB
 
 Pra começar a música está no tom de Mi Maior. Então vamos separar primeiro os diatônicos:
 
 E7M, F#m7, G#m7, A7M, B7(9)
 
 Até aqui sem muitas novidades. Agora vamos ver os outros:
 
 Gº é um diminuto auxiliar, que tem sua resolução por meio-tom acima, no caso o acorde G#m7. É comum usar diminutos meio-tom acima ou abaixo do acorde que vai resolver. Neste caso veio de baixo porque a nota que antescede é o E7M:
 
 E7M ** Gº ** G#m7
 
 Esta passagem faz pensar, nem que seja em curto tempo, que a tonalidade mude pra um G#m7 dórico (IImº de F#). O acorde que reforça mais ainda esta visão éo C#7(9). Mas a brincadeira de II, V, I acaba antes da hora, pois no lugar de entrar o F#M7, entra o E7M, causando uma resolução conhecida em harmonia como "resolução deceptiva"
 
 Bom, matamos os acordes Gº e C#7(9) e já sabemos a sua função. Se for improvisar nesta parte, pode encarar como uma curta modulação pra um tom acima, ou seja, F#.
 
 Tá indo tudo legal até agora?
 
 
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| LuizFB Veterano
 | # jun/04 · votar
 
 putz vei, massa a análise, nem tinha pensado por esse lado! agora já manjei essa parte da música , e como analiso o resto? ah, antes de tudo, brigadão ae véi! ajudou bastante mesmo! vlw pela dedicação e paciência! :)
 
 
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| Sincero Veterano
 | # jun/04 · votar
 
 LeandroPanucci
 Eu ia fazer uma analise, mas depois de ler a sua, é melhor deixar pra lá
 
 
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| LuizFB Veterano
 | # jun/04 · votar
 
 hehehehe, surgiu dúvida! tipo,
 "E7M ** Gº ** G#m7
 
 Esta passagem faz pensar, nem que seja em curto tempo, que a tonalidade mude pra um G#m7 dórico (IImº de F#)"
 
 na verdade, se não tivesse o C#7(9), eu iria pensar de cara que era G#m7 frígio, e não dórico! ateh mesmo que se fosse dórico, teria função de preparação e não resolução! ou falei mta besteira? eh q
 
 
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| LuizFB Veterano
 | # jun/04 · votar
 
 hehehehe, surgiu dúvida! tipo,
 "E7M ** Gº ** G#m7
 
 Esta passagem faz pensar, nem que seja em curto tempo, que a tonalidade mude pra um G#m7 dórico (IImº de F#)"
 
 na verdade, se não tivesse o C#7(9), eu iria pensar de cara que era G#m7 frígio, e não dórico! ateh mesmo que se fosse dórico, teria função de preparação e não resolução! ou falei mta besteira? eh q
 
 
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| LuizFB Veterano
 | # jun/04 · votar
 
 opssss, mandei sem querer varias msgs! hehehehe
 eh que num manjo mto sobre funções dos acordes e nem função dos diminutos, mas no q sei, acho q eh isso! me corrige se tiver errado
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jun/04 · votar
 
 LuizFB
 
 Acho que a intenção do Djavan não foi maldosa, mas esta é uma típica "pegadinha" da música brasileira. É por isso que acho fascinante a nossa música (indireta pra quem fala mal da nossa música - ou direta mesmo!).
 
 Em relação aos diminutos, estes servem muito como preparação por conterem 2 trítonos e pela sua simetria (se desdobram em outros diminutos).
 
 É estranho pensar nos diminutos como resolução porque são acordes muito tensos (2 trítonos é foda - um sacrilégio para a Igreja he he). Então a função dos diminutos é de ligar um acorde a outro ou preparação.
 
 | C | C#dim | Dm7 | G7 | G#dim | Bdim   |  Am7 |  Bdim  |  Bdim/C   |  C/G  |
 
 Um exemplo dos apoios dos diminutos. Veja que houve um desdobramento de diminuto, entre o G#dim e o Bdim. Depois uma outra coisa que não consigo explicar mas sempre soou muito bem, é o final da progressão, um Bdim/C... loucuras he he
 
 
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| LuizFB Veterano
 | # jun/04 · votar
 
 LeandroPanucci
 huahuahua, massa cara. Podi cre, nossa música é cheia de riquezas, principalmente na harmonia (mas tem alguns q poem o nome de "Harmonia do samba", e tah mais pra "Agonia do Samba"). Eu curto mais um Rock´n´Roll, mas acho fundamental ouvir sons como mpb, blues, e agora to curtindo um jazz tb. Vlwz ae man, e mais uma vez, obrigado.[b][/b]
 
 
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| Sincero Veterano
 | # jul/04 · votar
 
 LeandroPanucci
 Eu achava que esta relação IIm7 fosse SubV. Isso procede?
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jul/04 · Editado por: LeandroP · votar
 
 Sincero
 
 Ele disfarça. Não sei se seria o correto o termo disfarçar o acorde, mas se você pegar o IIm6 e o V7(9) e fizer uma comparação, você poderia chamar de V7(9) com a quinta no baixo.
 .
 
 e------------------------------------------------------
 B--- IIm6 ----4------- V7(9) ----4-----------------4---
 G-------------4------------------4-----------------4---
 D-- G#m6------3------ C#7(9) ----3----C#7(9)/G# ---3---
 A--------------------------------4---------------------
 E-------------4------------------------------------4---
 
 .
 Acho que o Djavan não usa a 6ª no acorde G#m, e usa a sétima (G#m7) pra deixar meio subentendido... deixar no ar.
 
 
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| Sincero Veterano
 | # jul/04 · votar
 
 LeandroPanucci
 É bem comum de musica brasileira msm, em Desafinado (Tom jobim) é a msm coisa ele vai adiando a resolução da musica, e fora q a melodia dá um certo desafino com a harmonia
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jul/04 · votar
 
 Sincero
 
 Depois desta progressão:
 
 E7M - Gdim - G#m7 - C#7(9)
 
 ele vem com a resposta, neste caso tudo modal mesmo:
 
 E7M - Gdim - G#m7 - B7(9/11)
 
 Só com esta pequena mudança ele já fez a metade da música.
 
 
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| Sincero Veterano
 | # jul/04 · votar
 
 A pequena mudança seria a nona e a decima primeira adicionada?
 Pois ele resolveu em B mesmo, não é?
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jul/04 · votar
 
 Ele usa uma pestana inteira na 2ª casa. Você pode fazer com o baixo em F# ou em B mesmo, ou com os dois divididos.
 
 A música está em 2/4, então é um acorde por compasso. No compasso 8 é onde aparece o B. No primeiro tempo com baixo em F# e no segundo com o baixo em B, dando uma impressão de II, V, I)
 
 
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| Sincero Veterano
 | # jul/04 · votar
 
 Hum agora eu intendi
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jul/04 · votar
 
 LuizFB
 
 Conseguiu analisar o que sobrou da música?
 
 
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| LuizFB Veterano
 | # jul/04 · votar
 
 pra falar a verdade, não hehe
 E7M G° G#m7 C#7(9)
 Cres--cei luar pra iluminar
 A7M G7M F#m7 B7(9)
 As tre---vas fun---das da pai--xão
 
 de q CH eh esse G7M? e o resto da música tb não intendi não cara :/
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jul/04 · votar
 
 LuizFB
 
 Aí é onde rola a modulação mesmo (antes era empréstimo modal).
 
 O acorde A7M sabemos que é diatônico (pertence a tonalidade). Como a melodia está "caindo", ele modula pro tom de Ré maior, onde surgem os acordes G7M e F#m7 (IV7M e IIIm7 de Ré, respectivamente).
 
 Pelo movimento do baixo, o F#m7 leva ao acorde B7(9/11), onde volta ao normal.
 
 Na outra parte, surge o acorde A#m7(b5). Neste caso este acorde estaria servido de apoio pra melodia.
 
 Existe um clichê harmônico que usa o IV e depois um #IVdim pra resolver no I. Ele usou desta progressão apenas substituindo um acorde diminuto por um meio-diminuto. No caso:
 
 A7M (IV) - A#m7(b5) (#IV)
 
 Veja uma prgressão sem muita dissonância. Experimente levar esta progressão em 3/4, como se fosse uma valsa.
 
 ||:   A   |   Bbdim   |   E   |   C#7   |   F#m7   |   B7   |   E   |   E7/G#   :||
 .
 
 e---------------------------------------------------------
 B----2--2-----2--2-----0--0-----2--2------2--2------0--0--
 G----2--2-----0--0-----1--1-----4--4------2--2------3--3--
 D----2--2-----2--2-----2--2-----3--3------2--2------1--1--
 A--0--------1-----------------4------------------2--------
 E--------------------0------------------2-----------------
 
 .
 
 e------------------------------------------------------
 B----0--0------3---3-----------------------------------
 G----1--1------4---4-----------------------------------
 D----2--2------2---2-----------------------------------
 A------------------------------------------------------
 E--0---------4-----------------------------------------
 
 .
 .
 Este é um clichê harmônico muito comum. Acho que ele tirou a idéia daí.
 
 
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| LuizFB Veterano
 | # jul/04 · votar
 
 LeandroPanucci
 
 "Pelo movimento do baixo, o F#m7 leva ao acorde B7(9/11), onde volta ao normal. "
 
 Pq isso? Eu iria ananilsar da seguinte forma: eu li um artigo do Alex Martinho, na qual ele falava sobre empréstimos modais. Daí ele falava q em uma harmonia (ex: C - Em- F - G), no caso, CH de Dó maior, vc poderia fazer empréstimos contrindo o CH menor da mesma nota da tonalidade (nesse caso, Dó menor) . Poderia então, por exemplo, substituir  o IIIº do CH maior (IIIm7 ex: Em(7)) pelo IIIº do campo menor correspondente (III7M ex: Eb(7M)). Assim a sequencia harmonica ficaria: C Eb F G.
 
 Bem, passando isso p/ o exemplo da música, eu entendi como se ele tivesse feito isso. Pegou o IIIº do CH de Mi maior ( G#m7) e emprestou o IIIº do CH de Mi menor (G7M). Depois ele apenas manteve os outros dois acordes do CH de Mi maior mesmo. Isso também pq o IIº (F#m7) vai preparar p/ o Vº ( B7(9/11) ), que tensiona a música, p/ logo terminar na ~tônica (E7M).
 
 Isso tem lógica ou viajei muito?
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jul/04 · votar
 
 LuizFB
 
 Viajou, mas só um pouco. Se você fosse pensar só no baixo do acorde, o movimento seria de uma 5ª (F# para B), por isso que eu disse pelo movimento do baixo. Até aí não importa se é F# maior ou menor, o mais importante é não chocar com a melodia.
 
 É bom estudar campo harmônico, mas não se prender a ele, afinal de contas o campo harmônico (como base) oferece apenas 7 acordes... e o resto?
 
 
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| LuizFB Veterano
 | # jul/04 · votar
 
 LeandroPanucci
 
 Eu sei, cara. O problema é q meu conhecimento é restrito. eu nunca tive prof. de aula teórica,e nao tenho nehum material didático de boa qualidade p/ estudar isso. Eu até queria saber se vc sabe de algum livro bom, q valha a pena comprar p eu enteder um pouco mais sobre harmonias, pq eu me interesso bastante por isso (to gostando mais que estuda solos). Vlw ae pela atenção!
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jul/04 · votar
 
 LuizFB
 
 Também nunca fiz aula e o meu conhecimento também é muito restrito. Graças a Deus, pois isso é o que mais me motiva a pesquisar mais e mais. Já pensou se soubéssemos tudo, não teria a menor graça, né?!
 
 O legal é que trocando idéias, mesmo passando alguma coisa, a gente acaba aprendendo muito também, deixando mais enraizada na cabeça a idéia musical.
 
 Algumas coisas a gente aprende sozinho mesmo, pelo óbvio. Outras é lendo, escrevendo e trocando idéias. E o livro que realmente me abriu muitas possibilidades foi o do Almir Chediak, Harmonia & Improvisação volume I.
 
 Vale a pena desembolsar uns R$45,00 por este livro. O que você vai arender é que não tem preço.
 
 Um abraço!
 
 
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| Beto Ortiz Veterano
 | # nov/10 · votar
 
 Galera essa música não está em E maior não, ela é tom de G#m !!! O Emaj7 nada mais é do que o IV grau( relativo a C#m7)...o Gdim na verdade é F dobrado sustenido que é substitudo do D#7 que prepara o G#m....na dúvida ouçam a melodia, a nota que sempre fecha é G# !!! toca arpejos na musica inteira de G#m que vai ver que da certinho... abraços
 
 betoaulas@hotmail.com
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # nov/10 · Editado por: LeandroP · votar
 
 Beto Ortiz
 
 Eu prefiro a análise em Mi maior. O acorde Mi maior com a 7a maior é muito parecido com o G#m, sobretudo porque a nota G# é a 3a maior do Mi. E a nota D# (5a de G#) é a 7a maior de Mi
 
 Como temos o acorde B7(9), que é o Vº do E e prepara a repetição, acho que fica mais fácil pensar assim. Pense na armadura de clave. Se você adiciona mais um # da escala de B/G#m, a melodia ficará cheia de bequadro pra anular este sustenido.
 
 O Gdim vejo como um diminuto de passagem, entre o IIº (que não é tocado) e o IIIº grau. Tudo natural dentro da armadura de clave, e mais fácil do que dobrar o sustenido do Fá --> F##dim (embora não seja errado grafar desta maneira, não acho muito prático)... Mas por outro lado, por praticidade ao improvisar, uso a pentatônica de G#m, preferencialmente a penta-blues.
 
 Por que o tom da música não pode ser um Mi com base no modo lídio? Melhor que o Mi jônio °.°
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # nov/10 · Editado por: LeandroP · votar
 
 
 
 E7M   G°   G#m  C#7     E7M   G°  G#m  B7
 e---4----6----4----4--------4----6----4----2-----------
 B---4----5----4----4--------4----5----4----2-----------
 G---4----6----4----4--------4----6----4----2-----------
 D---6----5----6----3--------6----5----6----1-----------
 A------------------------------------------------------
 E------------------------------------------------------
 
 A harmonia é muito subjetiva... Acho que é uma questão de gosto pessoal mesmo.
 
 
 
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