Autor |
Mensagem |
LuizFB Veterano |
# jun/04
Alguem sabe fazer a análise da progressão desta música do Djavan? Colocando os acordes dfos trechos:
TRECHO 1
E7M G° G#m7 C#7(9)
Ai... quanto querer
E7M G° G#m7 / B7(9) /
Cabe em meu cora--ção
TRECHO 2
E7M G° G#m7 C#7(9)
Cres--cei luar pra iluminar
A7M G7M F#m7 B7(9)
As tre---vas fun---das da pai--xão
E7M G° G#m7 C#7(9)
Eu quis lutar contra o poder do a--mor
A7M A#m7(b5)
Caí nos pés do vence--dor
D#7(b9) E7M / G° /
Para ser um ser-------viçal de um samurai
Não consigo fazer análise dessa música, nem mesmo imaginando os empréstimos modais. Alguem ajuda ae! Vlwz
|
LeandroP Moderador |
# jun/04
· votar
LuizFB
Pra começar a música está no tom de Mi Maior. Então vamos separar primeiro os diatônicos:
E7M, F#m7, G#m7, A7M, B7(9)
Até aqui sem muitas novidades. Agora vamos ver os outros:
Gº é um diminuto auxiliar, que tem sua resolução por meio-tom acima, no caso o acorde G#m7. É comum usar diminutos meio-tom acima ou abaixo do acorde que vai resolver. Neste caso veio de baixo porque a nota que antescede é o E7M:
E7M ** Gº ** G#m7
Esta passagem faz pensar, nem que seja em curto tempo, que a tonalidade mude pra um G#m7 dórico (IImº de F#). O acorde que reforça mais ainda esta visão éo C#7(9). Mas a brincadeira de II, V, I acaba antes da hora, pois no lugar de entrar o F#M7, entra o E7M, causando uma resolução conhecida em harmonia como "resolução deceptiva"
Bom, matamos os acordes Gº e C#7(9) e já sabemos a sua função. Se for improvisar nesta parte, pode encarar como uma curta modulação pra um tom acima, ou seja, F#.
Tá indo tudo legal até agora?
|
LuizFB Veterano |
# jun/04
· votar
putz vei, massa a análise, nem tinha pensado por esse lado! agora já manjei essa parte da música , e como analiso o resto? ah, antes de tudo, brigadão ae véi! ajudou bastante mesmo! vlw pela dedicação e paciência! :)
|
Sincero Veterano |
# jun/04
· votar
LeandroPanucci
Eu ia fazer uma analise, mas depois de ler a sua, é melhor deixar pra lá
|
LuizFB Veterano |
# jun/04
· votar
hehehehe, surgiu dúvida! tipo,
"E7M ** Gº ** G#m7
Esta passagem faz pensar, nem que seja em curto tempo, que a tonalidade mude pra um G#m7 dórico (IImº de F#)"
na verdade, se não tivesse o C#7(9), eu iria pensar de cara que era G#m7 frígio, e não dórico! ateh mesmo que se fosse dórico, teria função de preparação e não resolução! ou falei mta besteira? eh q
|
LuizFB Veterano |
# jun/04
· votar
hehehehe, surgiu dúvida! tipo,
"E7M ** Gº ** G#m7
Esta passagem faz pensar, nem que seja em curto tempo, que a tonalidade mude pra um G#m7 dórico (IImº de F#)"
na verdade, se não tivesse o C#7(9), eu iria pensar de cara que era G#m7 frígio, e não dórico! ateh mesmo que se fosse dórico, teria função de preparação e não resolução! ou falei mta besteira? eh q
|
LuizFB Veterano |
# jun/04
· votar
opssss, mandei sem querer varias msgs! hehehehe
eh que num manjo mto sobre funções dos acordes e nem função dos diminutos, mas no q sei, acho q eh isso! me corrige se tiver errado
|
LeandroP Moderador |
# jun/04
· votar
LuizFB
Acho que a intenção do Djavan não foi maldosa, mas esta é uma típica "pegadinha" da música brasileira. É por isso que acho fascinante a nossa música (indireta pra quem fala mal da nossa música - ou direta mesmo!).
Em relação aos diminutos, estes servem muito como preparação por conterem 2 trítonos e pela sua simetria (se desdobram em outros diminutos).
É estranho pensar nos diminutos como resolução porque são acordes muito tensos (2 trítonos é foda - um sacrilégio para a Igreja he he). Então a função dos diminutos é de ligar um acorde a outro ou preparação.
| C | C#dim | Dm7 | G7 | G#dim | Bdim | Am7 | Bdim | Bdim/C | C/G |
Um exemplo dos apoios dos diminutos. Veja que houve um desdobramento de diminuto, entre o G#dim e o Bdim. Depois uma outra coisa que não consigo explicar mas sempre soou muito bem, é o final da progressão, um Bdim/C... loucuras he he
|
LuizFB Veterano |
# jun/04
· votar
LeandroPanucci
huahuahua, massa cara. Podi cre, nossa música é cheia de riquezas, principalmente na harmonia (mas tem alguns q poem o nome de "Harmonia do samba", e tah mais pra "Agonia do Samba"). Eu curto mais um Rock´n´Roll, mas acho fundamental ouvir sons como mpb, blues, e agora to curtindo um jazz tb. Vlwz ae man, e mais uma vez, obrigado.[b][/b]
|
Sincero Veterano |
# jul/04
· votar
LeandroPanucci
Eu achava que esta relação IIm7 fosse SubV. Isso procede?
|
LeandroP Moderador |
# jul/04 · Editado por: LeandroP
· votar
Sincero
Ele disfarça. Não sei se seria o correto o termo disfarçar o acorde, mas se você pegar o IIm6 e o V7(9) e fizer uma comparação, você poderia chamar de V7(9) com a quinta no baixo.
.
e------------------------------------------------------
B--- IIm6 ----4------- V7(9) ----4-----------------4---
G-------------4------------------4-----------------4---
D-- G#m6------3------ C#7(9) ----3----C#7(9)/G# ---3---
A--------------------------------4---------------------
E-------------4------------------------------------4---
.
Acho que o Djavan não usa a 6ª no acorde G#m, e usa a sétima (G#m7) pra deixar meio subentendido... deixar no ar.
|
Sincero Veterano |
# jul/04
· votar
LeandroPanucci
É bem comum de musica brasileira msm, em Desafinado (Tom jobim) é a msm coisa ele vai adiando a resolução da musica, e fora q a melodia dá um certo desafino com a harmonia
|
LeandroP Moderador |
# jul/04
· votar
Sincero
Depois desta progressão:
E7M - Gdim - G#m7 - C#7(9)
ele vem com a resposta, neste caso tudo modal mesmo:
E7M - Gdim - G#m7 - B7(9/11)
Só com esta pequena mudança ele já fez a metade da música.
|
Sincero Veterano |
# jul/04
· votar
A pequena mudança seria a nona e a decima primeira adicionada?
Pois ele resolveu em B mesmo, não é?
|
LeandroP Moderador |
# jul/04
· votar
Ele usa uma pestana inteira na 2ª casa. Você pode fazer com o baixo em F# ou em B mesmo, ou com os dois divididos.
A música está em 2/4, então é um acorde por compasso. No compasso 8 é onde aparece o B. No primeiro tempo com baixo em F# e no segundo com o baixo em B, dando uma impressão de II, V, I)
|
Sincero Veterano |
# jul/04
· votar
Hum agora eu intendi
|
LeandroP Moderador |
# jul/04
· votar
LuizFB
Conseguiu analisar o que sobrou da música?
|
LuizFB Veterano |
# jul/04
· votar
pra falar a verdade, não hehe
E7M G° G#m7 C#7(9)
Cres--cei luar pra iluminar
A7M G7M F#m7 B7(9)
As tre---vas fun---das da pai--xão
de q CH eh esse G7M? e o resto da música tb não intendi não cara :/
|
LeandroP Moderador |
# jul/04
· votar
LuizFB
Aí é onde rola a modulação mesmo (antes era empréstimo modal).
O acorde A7M sabemos que é diatônico (pertence a tonalidade). Como a melodia está "caindo", ele modula pro tom de Ré maior, onde surgem os acordes G7M e F#m7 (IV7M e IIIm7 de Ré, respectivamente).
Pelo movimento do baixo, o F#m7 leva ao acorde B7(9/11), onde volta ao normal.
Na outra parte, surge o acorde A#m7(b5). Neste caso este acorde estaria servido de apoio pra melodia.
Existe um clichê harmônico que usa o IV e depois um #IVdim pra resolver no I. Ele usou desta progressão apenas substituindo um acorde diminuto por um meio-diminuto. No caso:
A7M (IV) - A#m7(b5) (#IV)
Veja uma prgressão sem muita dissonância. Experimente levar esta progressão em 3/4, como se fosse uma valsa.
||: A | Bbdim | E | C#7 | F#m7 | B7 | E | E7/G# :||
.
e---------------------------------------------------------
B----2--2-----2--2-----0--0-----2--2------2--2------0--0--
G----2--2-----0--0-----1--1-----4--4------2--2------3--3--
D----2--2-----2--2-----2--2-----3--3------2--2------1--1--
A--0--------1-----------------4------------------2--------
E--------------------0------------------2-----------------
.
e------------------------------------------------------
B----0--0------3---3-----------------------------------
G----1--1------4---4-----------------------------------
D----2--2------2---2-----------------------------------
A------------------------------------------------------
E--0---------4-----------------------------------------
.
.
Este é um clichê harmônico muito comum. Acho que ele tirou a idéia daí.
|
LuizFB Veterano |
# jul/04
· votar
LeandroPanucci
"Pelo movimento do baixo, o F#m7 leva ao acorde B7(9/11), onde volta ao normal. "
Pq isso? Eu iria ananilsar da seguinte forma: eu li um artigo do Alex Martinho, na qual ele falava sobre empréstimos modais. Daí ele falava q em uma harmonia (ex: C - Em- F - G), no caso, CH de Dó maior, vc poderia fazer empréstimos contrindo o CH menor da mesma nota da tonalidade (nesse caso, Dó menor) . Poderia então, por exemplo, substituir o IIIº do CH maior (IIIm7 ex: Em(7)) pelo IIIº do campo menor correspondente (III7M ex: Eb(7M)). Assim a sequencia harmonica ficaria: C Eb F G.
Bem, passando isso p/ o exemplo da música, eu entendi como se ele tivesse feito isso. Pegou o IIIº do CH de Mi maior ( G#m7) e emprestou o IIIº do CH de Mi menor (G7M). Depois ele apenas manteve os outros dois acordes do CH de Mi maior mesmo. Isso também pq o IIº (F#m7) vai preparar p/ o Vº ( B7(9/11) ), que tensiona a música, p/ logo terminar na ~tônica (E7M).
Isso tem lógica ou viajei muito?
|
LeandroP Moderador |
# jul/04
· votar
LuizFB
Viajou, mas só um pouco. Se você fosse pensar só no baixo do acorde, o movimento seria de uma 5ª (F# para B), por isso que eu disse pelo movimento do baixo. Até aí não importa se é F# maior ou menor, o mais importante é não chocar com a melodia.
É bom estudar campo harmônico, mas não se prender a ele, afinal de contas o campo harmônico (como base) oferece apenas 7 acordes... e o resto?
|
LuizFB Veterano |
# jul/04
· votar
LeandroPanucci
Eu sei, cara. O problema é q meu conhecimento é restrito. eu nunca tive prof. de aula teórica,e nao tenho nehum material didático de boa qualidade p/ estudar isso. Eu até queria saber se vc sabe de algum livro bom, q valha a pena comprar p eu enteder um pouco mais sobre harmonias, pq eu me interesso bastante por isso (to gostando mais que estuda solos). Vlw ae pela atenção!
|
LeandroP Moderador |
# jul/04
· votar
LuizFB
Também nunca fiz aula e o meu conhecimento também é muito restrito. Graças a Deus, pois isso é o que mais me motiva a pesquisar mais e mais. Já pensou se soubéssemos tudo, não teria a menor graça, né?!
O legal é que trocando idéias, mesmo passando alguma coisa, a gente acaba aprendendo muito também, deixando mais enraizada na cabeça a idéia musical.
Algumas coisas a gente aprende sozinho mesmo, pelo óbvio. Outras é lendo, escrevendo e trocando idéias. E o livro que realmente me abriu muitas possibilidades foi o do Almir Chediak, Harmonia & Improvisação volume I.
Vale a pena desembolsar uns R$45,00 por este livro. O que você vai arender é que não tem preço.
Um abraço!
|
Beto Ortiz Veterano |
# nov/10
· votar
Galera essa música não está em E maior não, ela é tom de G#m !!! O Emaj7 nada mais é do que o IV grau( relativo a C#m7)...o Gdim na verdade é F dobrado sustenido que é substitudo do D#7 que prepara o G#m....na dúvida ouçam a melodia, a nota que sempre fecha é G# !!! toca arpejos na musica inteira de G#m que vai ver que da certinho... abraços
betoaulas@hotmail.com
|
LeandroP Moderador |
# nov/10 · Editado por: LeandroP
· votar
Beto Ortiz
Eu prefiro a análise em Mi maior. O acorde Mi maior com a 7a maior é muito parecido com o G#m, sobretudo porque a nota G# é a 3a maior do Mi. E a nota D# (5a de G#) é a 7a maior de Mi
Como temos o acorde B7(9), que é o Vº do E e prepara a repetição, acho que fica mais fácil pensar assim. Pense na armadura de clave. Se você adiciona mais um # da escala de B/G#m, a melodia ficará cheia de bequadro pra anular este sustenido.
O Gdim vejo como um diminuto de passagem, entre o IIº (que não é tocado) e o IIIº grau. Tudo natural dentro da armadura de clave, e mais fácil do que dobrar o sustenido do Fá --> F##dim (embora não seja errado grafar desta maneira, não acho muito prático)... Mas por outro lado, por praticidade ao improvisar, uso a pentatônica de G#m, preferencialmente a penta-blues.
Por que o tom da música não pode ser um Mi com base no modo lídio? Melhor que o Mi jônio °.°
|
LeandroP Moderador |
# nov/10 · Editado por: LeandroP
· votar
E7M G° G#m C#7 E7M G° G#m B7 e---4----6----4----4--------4----6----4----2----------- B---4----5----4----4--------4----5----4----2----------- G---4----6----4----4--------4----6----4----2----------- D---6----5----6----3--------6----5----6----1----------- A------------------------------------------------------ E------------------------------------------------------
A harmonia é muito subjetiva... Acho que é uma questão de gosto pessoal mesmo.
|