Raio-x da guitarra nº6

    Autor Mensagem
    Mr Mister
    Veterano
    # jun/04


    PONTE:
    Fixa - Fixação plena da ponte no corpo da guitarra. Quando as cordas são colocadas por trás do corpo, o som é mais agudo, definido e seco. Quando as cordas são colocadas pela ponte, o timbre fica mais médio-grave e macio. As pontes de Telecaster produzem sons mais agudos e estridentes porque o captador fica preso à própria ponte. As pontes fixas do tipo Tune-o-matic, das Les Paul, ampliam o sustain e o nível de clareza do som. Pontes de guitarras acústicas, em geral, ficm soltas, sem cola. Sua face inferior deve estar em pleno contato com o tampo da guitarra.

    Com sistema de alavanca - Tanto o sistetma synchronized, da Fender, ou de qualquer marca que tenha os parafusos da base presos ao top da guitarra oferecem boa sonoridade em termos de agudos e ataque. O contato da base da ponte com a madeira do corpo permite boa transmissão do som. Já os sostemas que utilizam dois pivôs de apoio, nos quais a ponte fica flutuante no corpo, apresentam deficiência de sustentação. A base da ponte não fica em contato com a madeira do corpo. Dois exemplos são a Wikinson e Fender American Standart.

    Com sistema de Floyd Rose - Neste sistema, o som sofre mais perdas de sustain devido à trava da pestana. A base fica flutuante, apoiada nos dois pivôs. O sistema Floyd Rose tem uma sonoridade mais aberta e aguda.

    Com cordal e trêmolo do tipo Bigsby - Pelo fato de estarem sempre em contato com o corpo, este sistema tem mais sustentação e melhor consistência em determinadas frequências.


    Trastes:
    São muitas as medidas e opções, tanto em termos de material como de largura, altura e formato. A classificação básica é small, medium e jumbo. Quanto mais fino o traste, mais precisa a afinação da nota. Quanto mais largo, melhor o ataque e o decaimento. Trastes baixos tem menos som, altos possuem timbre mais metálico. O formato arredondado ajuda no deslizamento dos dedos, o quadrado dificulta a mudança de posição. Trastes de latão têm o som mais opaco; de níquel, alpaca ou prata possuem o timbre mais agudo.


    Tarraxas:
    Kluxon - Muito usadas na Fender e Gibson. Seu mecanismo simpless pode apresentar problemas se não houver cuidado constante.

    Blindadas - Tem um mecanismo mais preciso e uma manipulação mais confortável.

    Com trava de cordas - Muito utilizadas por músicos que gostam de usar a alavanca. Apresentam bom funcionamento e são muito práticas.
    --
    isso aí galera, amanhã tem mais

    Spritodomonte
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Vou anotar no meu bloquinho de anotações... Depois da queda dos aerolitos...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Raio-x da guitarra nº6