Guitarra - Made in Brazil

    Autor Mensagem
    Diflydream
    Veterano
    # jun/04


    Gostaria de saber com os entendidos do assunto do fórum, qual os melhores tipos de madeira encontradas aqui no Brasil e livre dos fiscais, para a confecção de uma guitarra modelo Ibanez JEM. Levando em consideração uma em especial para o braço que estará sujeito às constantes mudanças de temperaturas do nosso país tropical.

    CacoAntibes
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Pô falem ai, tb estou curioso, vou derrubar um pé de jatobá q tem perto de casa, pelo tamanho dele dá pra faver umas 10 guitarras

    The Hellraiser
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Pera ae, você quer "fabricar" uma JEM?... uhahuahua

    GuitarHouse
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    The Hellraiser
    ele quer uma copia ne...
    ?:)

    The Hellraiser
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    GuitarHouse
    Ah, mas se ele mandar fazer vai sair caro... hehe... O legal é ter a original... uahuahua... $$

    CacoAntibes
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Compra uma pra ele então hahahahahaha
    Tipo vc não entedeu a festiva? Ele quer fazer uma guita com madeiras 100% nacional mas mais em conta do que o mogno e basswood que é o original da JEM mas não tem no Brasil, malacabado

    silvio_rp
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Madeiras boas para corpo de guitarra: Marupá, Cedro, Freijó, mogno...

    Pra braço: Marfim (nao eh boa e nao vai servir pra vc mas eh oq mais se assemelha ao maple), Pau-ferro (acho q essa eh pra escala)...

    Braço acho q tem q ser de maple... o corpo acho q marupa, cedro ou freijó ficam bons pra vc...

    CORVO
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Diflydream, todas as madeiras são livres dos fiscais desde que você as compre em alguma madeireira com nota, além do mais na quantidade que você precisa absolutamente ninguém vai te encher o saco. Quanto à JEM ela não é feita de madeira brasileira e se você quer uma cópia para ter uma sonoridade similar te adianto que fazer uma cópia perfeita (ou quase) sairá mais caro do que comprar a JEM, agora se você quer fazer uma cópia só para parecer que tem uma JEM sem ligar muito para a sonoridade similar aí já há várias madeiras que se adequariam e que podem ter similaridade sonora ao Basswood da JEM, como Cedro ou o Freijó. O Braço pode ser de Pau-marfim, que é uma excelente madeira para essa finalidade, e a escala pode ser de Jacarandá (se você conseguir), Braúna, Pau-Ferro, Ipê, Roxinho ou qualquer madeira bem dura. O hardware legal para isso se você quiser uma guitarra legal seria Gotoh e a captação de repente aquela DiMarzio original, mas no final das contas você verá que comprar uma JEM vai ser mais negócio do que fazer essa réplica.

    silvio_rp, de onde você tirou que o Pau-marfim não é uma madeira boa? Ele não fica devendo em nada ao Maple para a confecção dos braços dos instrumentos.

    CacoAntibes
    Veterano
    # jun/04 · Editado por: CacoAntibes
    · votar


    ..

    Diflydream
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    CORVO
    Será que vai sair muito caro? É que eu gostaria de fazer uma por hobbye mesmo, porém acho que o mais crítico seria o braço e um tensor preciso por causa dos empenamentos.
    O esquema eu baixei aqui: http://www.jemsite.com/origin/jem777_blueprint.jpg
    Será que este é fiél ou assemelha ao original? Você constroí guitarras para venda? Caso sim, poderia me passar o site com alguns instrumentos que você já fabricou? Abraços.

    CORVO
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Diflydream, não, eu não construo guitarras mas já trabalhei com isso no final da década de 80 e início da de 90 junto com um luthier conhecido aqui do Rio. Se você quer fazer por hobbie sugiro que pesquise bastante pois fazer um instrumento não é algo simples e em geral demanda alguns anos de estudos e fracassos antes de sair o primeiro instrumento bom. Como tem-se que começar de algum lugar apenas sugiro que não gaste muito nesse seu primeiro instrumento. Boa sorte!

    CacoAntibes
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Mas qual a influência da madeira no timbre da guitarra hehehehehe

    AsOrrr
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    marupá nao é isso tudo.. cedro e melhor.. aki no brasil vc vai achar muito cedro... e uma madera boasinha .. boa mesmo é o mogno.. tem tb o ash.. alder... bla bla bla

    Diflydream
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Será que e o braço não vai ficar mais pesado que o corpo?

    CORVO
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Diflydream, não vai. O corpo é maior. Atyé as Tagima com corpo de Marupá equilibram, então não se preocupe com isso.

    Diflydream
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    CORVO
    Valeu, agora vou a procura das madeiras, muito obrigado !!!

    Diflydream
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    AsOrrr
    Então vamos de cedro !!! Conforme vou criando o Frankstein vou postar aqui para vocês verem o resultado (que espero ser satisfatório, mas é como o CORVO falou, o primeiro nunca sai bom).

    Diflydream
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    CORVO
    Ah, desculpe, esqueci de perguntar, esse esquema é confiável? http://www.jemsite.com/origin/jem777_blueprint.jpg
    Vou construir primeiro o corpo, pois acho que deve ser bem mais fácil. Se vocÊ tiver alguma dica sobre algo crítico nesta parte, peço por favor para me ajudar. Valeu !!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra - Made in Brazil