Autor |
Mensagem |
BaDmUcUrA Veterano |
# mai/04
1ª coisa ... uma música tocada com as seguintes notas B D e F#, eu poderia solar em uma escala maior de D ou em uma menor de B ? Poderia né?
2ª coisa ... uma música tocada nas seguintes notas Bm e E. Me falaram aqui mesmo que eu poderia solar em Lá, mas pq em lá ??????
Valeuuuuu ! ! !
|
_Wander_ Veterano |
# mai/04 · Editado por: _Wander_
· votar
1ª coisa ... uma música tocada com as seguintes notas B D e F#, eu poderia solar em uma escala maior de D ou em uma menor de B ? Poderia né?
R: Tonalmente falando voce não poderia solar na escala de D, pois no Campo Harmonico de D o F# e o B são menores. mais se soar tudo bem...
A escala que mais se encaixaria "tonalmente falando" nessa sequencia de acordes seria
==> D Eb F# G A# B, se não me engano é uma frígio maior
Bm e E são respectivamentre o II e o V graus do campo harmonico de A, por isso vc pode usar a escala que disseram.
|
BaDmUcUrA Veterano |
# mai/04
· votar
Saquei valeu seu menino ! ! !
Mas referente a primeira pergunta ... eu poderia usar uma escala como a pentatônica menor de B para solar ?? E naum entendi direito pq naum posso usar a de D ... VAleuuu
|
_Wander_ Veterano |
# mai/04
· votar
Vamos lá
Os Acordes da Base são B - D - F#
O campo harmonico de D tem os seguintes acordes:
D - Em - F#m - G - A - Bm - C#m(5b)
Como Bm é o grau relativo de D, o Campo harmonico do Bm é o mesmo do citado acima.
podemos perceber que o F# e o B que existem na base, não existe no campo harmonico da escala que voce quer solar.
|
_Wander_ Veterano |
# mai/04
· votar
Dúvidas???
|
BaDmUcUrA Veterano |
# mai/04
· votar
Mas eu posso solar em um pentatônica de Bm??? Naum posso?
Pode crer o Frígio maior eu saquei ... mas saquei mermo ! ! !
Agora se eu fosse solar em uma pentatônica ???
|
gustavo macaco Veterano |
# mai/04
· votar
_Wander_
mas ele não poderia solar em penta Dm depois jogar umas frases em D se soasse legal?
|
gustavo macaco Veterano |
# mai/04
· votar
opa nem li direito agora que entendi
|
_Wander_ Veterano |
# mai/04
· votar
BaDmUcUrA
gustavo macaco
Só pra voceis entenderem como eu estou analisando
Estou pegando os acordes da base (B - D - F#) e quebrando-os (T - 3º - 5º)
Vamos fazer isso (T 3º 5º):
B ==> B - D# - F#
D ==> D - F# - A
F# ==> F# - A# - C#
A penta de Bm tem as seguintes notas:
percebemos no acorde de B, existe a nota D#, que não faz parte da penta. Também no acorde de F#, existe uma nota que não faz parte da penta de Bm,
a nota A#
Isso não impede voce de usar a penta de Bm, acho até que soará legal nos acordes B e D, mais no F# acho que vc poderia usar outra penta. a de D#m seria uma boa.
Então uma dica Pra voce:
Nos acordes B e D, use a penta de Bm
B - D - E - F# - A
No acorde de F#, use a penta de D#m (Ebm)
D# F# G# A# C
um abraço
|
_Wander_ Veterano |
# mai/04
· votar
gustavo macaco
tudo que soar legal é valido.... :)
|