Sharlander Veterano |
# mai/04
Ae galera...é o seguinte...
Sei que música é uma coisa íntima e que ensinar música para alguém depende de vários fatores pessoais, intelectuais e etc...
Mas por exemplo...citem aê uma linha a se traçar a respeito de um curso de guitarra...
No site do Mozart Mello tem um conteúdo lá do curso online dele:
1-Teoria de Apoio:
Armaduras de Clave(Tonalidades),
Teoria de Intervalos(cifragem,análises,montagem de acordes e escalas),
Leitura e Escrita Rítmica e Melódica(partitura,tablatura,cifrado c/ divisão,cifrado c/ nota melódica),
levadas ou conduções da mão direita,
poliritimia,
sistema rítmico(sul da India),
Tabelas de apoio(harmonia,improvisação,utilização do material estrutural),
modos gerados pelas escalas(maior,harmônicas e melódicas),simetria e pesquisas
2-Estrutural:
Sistema 5-CAGED-digitações de escalas maiores,menores harmônicas,menores melódicas, simétricas,
pentatônicas (m7),(m6),(M7).
Modos gerados,
digitações convencionais,
digitações opcionais,
digitações 2 ou 3 notas por corda e padrões s/ as principais escalas (sistema tonal), escalas híbridas(omissão,adição e alteração de notas) , escalas exóticas,pentatônicas( m7,m6,M7,dim,exóticas ou não convencionais) e as principais simétricas(diminuta-dominante diminuta,tons inteiros e
aumentada).
Arpejos(triádicos,tétrades,sistema 5 –CAGED) das principais funções-arpejos de uma oitava,em todos os modelos (CAGED),
arpejos c/ saltos,conexões entre arpejos, em 2 mãos e não convencionais.
3-Harmonia:
Parte(a)
Campos Harmônicos Maiores e Menores(montagem,características e funções), Funções Harmônicas, Relativos, Dilatações e/ou Empréstimos(V7,cadencias e progressões,conexões,substituições,IV e IVm,Vm), simetria , modulações, análises melódicas / harmônicas
composição(dicas por estilo).
Parte(b)
Tríades (abertas/fechadas/aplicações modais),
Tétrades,
Sistema 5-CAGED(dicionário de acordes e suas inversões), Famílias(Inversões nas mesmas cordas),Outros empilhamentos,Modos estruturais e II V I estruturais(CAGED), Poliacordes, Acordes especiais,
Acordes X Estilos no sistema 5,Acordes X Baixos(conduções), Modos harmonizados ,
Acordes X Melodias e Vozes.
4-Técnica:
Exercícios de aquecimento,
palheta alternada,
sweep,dedos,
polegar alternado,
conduções da mão direita,
padrões s/ 2 e 3 notas por corda,padrões s/ tríades e arpejos,
saltos,ligados/hammer-on,fluência s/ células rítmicas,acentuação,deslocamentos,poliritmia e estudos específicos
por assunto/estilo.
5-Fraseado:
(a)Melódico
Cromatismo,
aproximações cromáticas,
combinações e padrões de aproximação,
Intenção”Bluesy”,
Intenção Menor,
Intenção Dominante-Diminuto,
Intenção Frígios(Spanish),
Resoluções s/ Tétrades,
V7 –frases,
II V I –lines,
Verticalização e Soluções.
(b)Harmônico
Harmonizando os modos(notas,intervalos,tríades,tétrades,outros
empilhamentos,baixos,famílias,acordes especiais-tudo por estilo),”Juntando” os modos estruturais,
Harmonizando os II V I estruturais,
Harmonizando melodias,”licks” de condução por estilo,
Arranjo e Composição.
(c)Interpretação/Performance
elementos de interpretação como bends,slides,vibrato,pizzicato,mute,ghost
notas,percussão,time(o universo rítmico),
”pegada”,
respiração(também física),
a questão filosófica e a atitude.
O que ler e o que ouvir.
6 - Repertório (Estilos mais consagrados na guitarra - Rock, Blues, Funk, Mpb, Bossa , Jazz, Fusion, Erudito, etc.)
Estudos ,
Repertório tradicional e Composição.
Solo
Trio(guit.+baixo+Bat./Perc.)
Qualquer formação c/ apoio harmônico(Teclado/Guit.)
ou no próprio site:
http://www.mozartmello.com/cursoweb.asp
|