Dúdida - Dobras de Guitarra

Autor Mensagem
Buzezudo
Veterano
# mai/04


a respeito das dobras, como se fazer...

2-confira as notas que são usadas nela, por exemplo, suponhamos que seu solo use as notas E, F#, G, D, C e A; 3-verifique o tom e a escala usada para se fazer o solo, no nosso caso foi usado a escala de Sol Maior; 4-ache as terças de cada nota, estas terças podem ser acima ou abaixo. É muito fácil achar a terça de uma nota, pegue a escala G A B C D E F# G, para se achar a terça de uma nota basta pular a seguinte e a próxima nota é a terça dela, por exemplo, a nota G, para achar a terça dela pule a seguinte, a nota A e a próxima nota, B é a terça. Para achar a terça abaixo, faça o mesmo procedimento, mas ao invés de subir a escala, você deve descer. A terça abaixo de G seria E. Tente descobrir as terças das outras notas da melodia, procure as terças acima e abaixo. Na hora de tocar, você tem que escolher entre uma ou outra e a melhor ferramenta para escolher entre as duas é seu ouvido. Normalmente, em uma melodia, quando se usa um tipo de intervalo (terça acima, por exemplo) mantém-se este intervalo até o final. Isto não é regra, mas acontece na maioria dos casos. As dobras podem usar outros intervalos também como quartas, quintas, etc... e não precisam seguir, necessariamente, uma escala. Algumas melodias usam notas de várias escalas. Por isso, como já disse, use seu ouvido para decidir entre as notas. Mas começar pelas terças em uma só escala é um bom exercício para treinar seu ouvido e seu raciocínio. Tente! Quanto à nossa melodia, as terças daquelas notas seriam G, A, B, F#, E e C.

agora vamos as dúvidas:

1- Como que o cara sabe que nessa situação ai, a escala que é usada é a de Sol Maior??

Agente Smith
Veterano
# mai/04
· votar


axo que o raciocinio em terças é o seguinte:

Num solo vc usa um escala de Am(A-B-C-D-E-F-G)
Para vc axar as terças Vc faz o seguinte: Organiza a escala a aprtir da terceira nota(C)

C-D-E-F-G-A-B

então alinha com as notas da escala normal:

A-B-C-D-E-F-G
C-D-E-F-G-A-B

Assim A terça de A na escala menor é C e assim por diante.

Leandro
Veterano
# mai/04
· votar


1- Como que o cara sabe que nessa situação ai, a escala que é usada é a de Sol Maior??

Pelas notas q ele disse que eram usadas .

E, F#, G, D, C e A

Faça a escala de G e verifique que ela possui exatamente estas notas (apenas um acidente, no F#)

Buzezudo
Veterano
# mai/04
· votar


Agente Smith
e tem alguma explicação pra ser sempre a terceira nota??

Leandro
Veterano
# mai/04
· votar


Buzezudo
Bem... eh um solo em terça, neh? =P
hehe

Agente Smith
Veterano
# mai/04
· votar


Buzezudo pois o terciro grau da escala é chamada a terça(a nota que diz se o acorde é maior ou menor), mas não é sempre a terça.MElodias em terça são as mais comuns, mas vc pode fazer como quiser. Em quintas(5 grau da escala) Sextas, setimas oitavas etc. mas os mais comuns são:
-terças
-Oitavas(é so tocar uma oitava abaixo ou assima, 12 casas)
-quintas(muito usada pelo Kiss, tipo, a intro de detroit rock city é em quintas)

Buzezudo
Veterano
# mai/04
· votar


Leandro

sohhh!!
teoria naum eh o meu forte!! hehehheee

Buzezudo
Veterano
# mai/04
· votar


e tem que saber as escalas de cor pra fazer isso??

soh isso que complica...

inthelight
Veterano
# mai/04 · Editado por: inthelight
· votar


e tem que saber as escalas de cor pra fazer isso??

precisar naum precisa, mas se naum souber vc vai ter q andar com uma tabelinha de escalas na mao, q nem eu faço hehe

e eu tenho outra duvida; pra fazer dobras em um determinado intervalo vc naum deveria manter sempre esse intervalo? por exemplo, se eu faço um solo com as notas

C D E F G A B

eu naum deveria aplicar exatamente o mesmo intervalo à todas elas? por exemplo, 2 tons (terça maior), dai ficaria

E F# A B C# D#

Mas segundo esse texto ai em cima eu apenas vou dois graus pra frente na escala. Só q como a escala naum tem sempre os mesmos intervalos, vai ficar um negocio irregular no fim, vejam:

E F G A B C D

Ou seja, se eu tocar a dobra desse jeito as vezes estarei 2 tons acima, as vezes 1 e 1/2...

Vega
Veterano
# mai/04
· votar


inthelight
eh sempre a terça (ou quinta, ou oitava, etc) da tonica....sempre o msm intervalo....

MKazan
Veterano
# mai/04
· votar


putz... eu tava usando um raciocinio tosco baseado no campo harmônico.
o resultado é o mesmo, mas desse jeito q vcs explicaram o raciocínio fica bem mais facil.

LeandroP
Moderador
# mai/04
· votar


pergunta idiota: "Não é perigoso quebrar a guitarra se tentar dobrar ela".

hoje eu tô besta mesmo

Legal esse tópico. Merece um "!".

canilupi
Veterano
# mai/04
· votar


LeandroPanucci
hoje eu tô besta mesmo

ahuahuahuahuahuaha
o.0
dexa de modéstia seu Madruga , tu tah sempre besta cara :)
:]

Buzezudo
Veterano
# mai/04
· votar


LeandroPanucci

huahauhau!!!

se for tonante não quebra nem a pau...
coisa ruim eh foda de estragar

MKazan
Veterano
# mai/04
· votar


ae. eu gostei da explicação. vou botar esse tópico no sticky.

LeandroP
Moderador
# mai/04
· votar


canilupi

he he he... e você além de metido, é gozado mesmo he he he he

sacou? metido? gozado?

he he he

Leandro
Veterano
# mai/04
· votar


sacou? metido? gozado?

huahuahuhauhauhauhua

nothing else matters
Veterano
# mai/04
· votar


tabelinha aki legal

3ªs,6ªs=harmonizaveis-shape diferente
4ªs,5ªs,8ª=perfeitos-shape igual

inthelight
Veterano
# mai/04
· votar


Vega

eh sempre a terça (ou quinta, ou oitava, etc) da tonica....sempre o msm intervalo....

olha o exemplo do


Agente Smith
Para vc axar as terças Vc faz o seguinte: Organiza a escala a aprtir da terceira nota(C)

C-D-E-F-G-A-B

então alinha com as notas da escala normal:

A-B-C-D-E-F-G
C-D-E-F-G-A-B

Assim A terça de A na escala menor é C e assim por diante.


nesse exemplo dele a terça de A é C. a distancia eh 1 tom e meio. agora a terça de C é E e a distância é 2 tons! naum é o mesmo intervalo!

na minha cabeça pra fazer uma dobra tem q seguir sempre o mesmo intervalo... ou naum?

nothing else matters
Veterano
# mai/04
· votar


uma harmonia implantada (solos,soh as notas ireia falar)
C E G D F# D

aih vc quer fazer a segunnda voz em terças

aih vai ficar
E G B F# A F#

1ª voz= C E G D F# D
2ª voz=E G B F# A F#

nothing else matters
Veterano
# mai/04
· votar


inthelight
n
as terças sao harmoniaveis
nao tem o msm shape
n seguem sempre os msms intervalos

inthelight
Veterano
# mai/04
· votar


nothing else matters

hmmm. acho q entendi... tipo, a dobra tem q seguir a escala para q soe "certo", naum é? se seguisse rigorosamente o mesmo intervalo ia sair da escala e soar "errado". é isso?

nothing else matters
Veterano
# mai/04
· votar


inthelight
isso
correto cara
aprende rapido vc heim?!
;D

inthelight
Veterano
# mai/04
· votar


nothing else matters

qdo ouço uma boa explicação! valeu ae por ajudar!

nothing else matters
Veterano
# mai/04
· votar


inthelight
=]
q isso!
quando tiver umas duvidazinhas eh soh falar!

Agente Smith
Veterano
# mai/04
· votar


inthelight A-C(1 tom e meio=terça menor)
C-E(2 tons=terça maior)
saco?

inthelight
Veterano
# mai/04
· votar


Agente Smith
jah entendi, valeu!

LeandroP
Moderador
# mai/04 · Editado por: LeandroP
· votar


Eu penso + ou - assim:

Se fizer uma dobra usando 3as ou 6as (6a é uma inversão da 3a), soa mais melódico.

Se fizer uma dobra usando 4as ou 5as (4a é uma inversão da 5a), soa mais "pesado".

Se fizer uma dobra usando 7as ou 9as (7a é uma inversão da 9a), soa "sei lá o quê" he he he he... nunca usei esta dobra he he he


mas não sei se já perceberam o que disse. Sobre intensão "melódica" e intensão "pesada"... sei lá.

The Ancient Mariner
Veterano
# mai/04
· votar


uma dúvida ai...

quando tu corre 4 casas pra frente pra solar junto, fazendo a mesma coisa, como se chama isso???

LeandroP
Moderador
# mai/04
· votar


The Ancient Mariner

bem vindo ao assunto!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúdida - Dobras de Guitarra