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Buzezudo Veterano |
# mai/04
a respeito das dobras, como se fazer...
2-confira as notas que são usadas nela, por exemplo, suponhamos que seu solo use as notas E, F#, G, D, C e A; 3-verifique o tom e a escala usada para se fazer o solo, no nosso caso foi usado a escala de Sol Maior; 4-ache as terças de cada nota, estas terças podem ser acima ou abaixo. É muito fácil achar a terça de uma nota, pegue a escala G A B C D E F# G, para se achar a terça de uma nota basta pular a seguinte e a próxima nota é a terça dela, por exemplo, a nota G, para achar a terça dela pule a seguinte, a nota A e a próxima nota, B é a terça. Para achar a terça abaixo, faça o mesmo procedimento, mas ao invés de subir a escala, você deve descer. A terça abaixo de G seria E. Tente descobrir as terças das outras notas da melodia, procure as terças acima e abaixo. Na hora de tocar, você tem que escolher entre uma ou outra e a melhor ferramenta para escolher entre as duas é seu ouvido. Normalmente, em uma melodia, quando se usa um tipo de intervalo (terça acima, por exemplo) mantém-se este intervalo até o final. Isto não é regra, mas acontece na maioria dos casos. As dobras podem usar outros intervalos também como quartas, quintas, etc... e não precisam seguir, necessariamente, uma escala. Algumas melodias usam notas de várias escalas. Por isso, como já disse, use seu ouvido para decidir entre as notas. Mas começar pelas terças em uma só escala é um bom exercício para treinar seu ouvido e seu raciocínio. Tente! Quanto à nossa melodia, as terças daquelas notas seriam G, A, B, F#, E e C.
agora vamos as dúvidas:
1- Como que o cara sabe que nessa situação ai, a escala que é usada é a de Sol Maior??
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Agente Smith Veterano |
# mai/04
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axo que o raciocinio em terças é o seguinte:
Num solo vc usa um escala de Am(A-B-C-D-E-F-G)
Para vc axar as terças Vc faz o seguinte: Organiza a escala a aprtir da terceira nota(C)
C-D-E-F-G-A-B
então alinha com as notas da escala normal:
A-B-C-D-E-F-G
C-D-E-F-G-A-B
Assim A terça de A na escala menor é C e assim por diante.
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Leandro Veterano |
# mai/04
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1- Como que o cara sabe que nessa situação ai, a escala que é usada é a de Sol Maior??
Pelas notas q ele disse que eram usadas .
E, F#, G, D, C e A
Faça a escala de G e verifique que ela possui exatamente estas notas (apenas um acidente, no F#)
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Buzezudo Veterano |
# mai/04
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Agente Smith
e tem alguma explicação pra ser sempre a terceira nota??
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Leandro Veterano |
# mai/04
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Buzezudo
Bem... eh um solo em terça, neh? =P
hehe
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Agente Smith Veterano |
# mai/04
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Buzezudo pois o terciro grau da escala é chamada a terça(a nota que diz se o acorde é maior ou menor), mas não é sempre a terça.MElodias em terça são as mais comuns, mas vc pode fazer como quiser. Em quintas(5 grau da escala) Sextas, setimas oitavas etc. mas os mais comuns são:
-terças
-Oitavas(é so tocar uma oitava abaixo ou assima, 12 casas)
-quintas(muito usada pelo Kiss, tipo, a intro de detroit rock city é em quintas)
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Buzezudo Veterano |
# mai/04
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Leandro
sohhh!!
teoria naum eh o meu forte!! hehehheee
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Buzezudo Veterano |
# mai/04
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e tem que saber as escalas de cor pra fazer isso??
soh isso que complica...
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inthelight Veterano |
# mai/04 · Editado por: inthelight
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e tem que saber as escalas de cor pra fazer isso??
precisar naum precisa, mas se naum souber vc vai ter q andar com uma tabelinha de escalas na mao, q nem eu faço hehe
e eu tenho outra duvida; pra fazer dobras em um determinado intervalo vc naum deveria manter sempre esse intervalo? por exemplo, se eu faço um solo com as notas
C D E F G A B
eu naum deveria aplicar exatamente o mesmo intervalo à todas elas? por exemplo, 2 tons (terça maior), dai ficaria
E F# A B C# D#
Mas segundo esse texto ai em cima eu apenas vou dois graus pra frente na escala. Só q como a escala naum tem sempre os mesmos intervalos, vai ficar um negocio irregular no fim, vejam:
E F G A B C D
Ou seja, se eu tocar a dobra desse jeito as vezes estarei 2 tons acima, as vezes 1 e 1/2...
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Vega Veterano |
# mai/04
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inthelight
eh sempre a terça (ou quinta, ou oitava, etc) da tonica....sempre o msm intervalo....
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MKazan Veterano |
# mai/04
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putz... eu tava usando um raciocinio tosco baseado no campo harmônico.
o resultado é o mesmo, mas desse jeito q vcs explicaram o raciocínio fica bem mais facil.
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LeandroP Moderador |
# mai/04
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pergunta idiota: "Não é perigoso quebrar a guitarra se tentar dobrar ela".
hoje eu tô besta mesmo
Legal esse tópico. Merece um "!".
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canilupi Veterano |
# mai/04
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LeandroPanucci
hoje eu tô besta mesmo
ahuahuahuahuahuaha
o.0
dexa de modéstia seu Madruga , tu tah sempre besta cara :)
:]
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Buzezudo Veterano |
# mai/04
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LeandroPanucci
huahauhau!!!
se for tonante não quebra nem a pau...
coisa ruim eh foda de estragar
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MKazan Veterano |
# mai/04
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ae. eu gostei da explicação. vou botar esse tópico no sticky.
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LeandroP Moderador |
# mai/04
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canilupi
he he he... e você além de metido, é gozado mesmo he he he he
sacou? metido? gozado?
he he he
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Leandro Veterano |
# mai/04
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sacou? metido? gozado?
huahuahuhauhauhauhua
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nothing else matters Veterano |
# mai/04
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tabelinha aki legal
3ªs,6ªs=harmonizaveis-shape diferente
4ªs,5ªs,8ª=perfeitos-shape igual
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inthelight Veterano |
# mai/04
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Vega
eh sempre a terça (ou quinta, ou oitava, etc) da tonica....sempre o msm intervalo....
olha o exemplo do
Agente Smith
Para vc axar as terças Vc faz o seguinte: Organiza a escala a aprtir da terceira nota(C)
C-D-E-F-G-A-B
então alinha com as notas da escala normal:
A-B-C-D-E-F-G
C-D-E-F-G-A-B
Assim A terça de A na escala menor é C e assim por diante.
nesse exemplo dele a terça de A é C. a distancia eh 1 tom e meio. agora a terça de C é E e a distância é 2 tons! naum é o mesmo intervalo!
na minha cabeça pra fazer uma dobra tem q seguir sempre o mesmo intervalo... ou naum?
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nothing else matters Veterano |
# mai/04
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uma harmonia implantada (solos,soh as notas ireia falar)
C E G D F# D
aih vc quer fazer a segunnda voz em terças
aih vai ficar
E G B F# A F#
1ª voz= C E G D F# D
2ª voz=E G B F# A F#
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nothing else matters Veterano |
# mai/04
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inthelight
n
as terças sao harmoniaveis
nao tem o msm shape
n seguem sempre os msms intervalos
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inthelight Veterano |
# mai/04
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nothing else matters
hmmm. acho q entendi... tipo, a dobra tem q seguir a escala para q soe "certo", naum é? se seguisse rigorosamente o mesmo intervalo ia sair da escala e soar "errado". é isso?
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nothing else matters Veterano |
# mai/04
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inthelight
isso
correto cara
aprende rapido vc heim?!
;D
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inthelight Veterano |
# mai/04
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nothing else matters
qdo ouço uma boa explicação! valeu ae por ajudar!
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nothing else matters Veterano |
# mai/04
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inthelight
=]
q isso!
quando tiver umas duvidazinhas eh soh falar!
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Agente Smith Veterano |
# mai/04
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inthelight A-C(1 tom e meio=terça menor)
C-E(2 tons=terça maior)
saco?
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inthelight Veterano |
# mai/04
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Agente Smith
jah entendi, valeu!
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LeandroP Moderador |
# mai/04 · Editado por: LeandroP
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Eu penso + ou - assim:
Se fizer uma dobra usando 3as ou 6as (6a é uma inversão da 3a), soa mais melódico.
Se fizer uma dobra usando 4as ou 5as (4a é uma inversão da 5a), soa mais "pesado".
Se fizer uma dobra usando 7as ou 9as (7a é uma inversão da 9a), soa "sei lá o quê" he he he he... nunca usei esta dobra he he he
mas não sei se já perceberam o que disse. Sobre intensão "melódica" e intensão "pesada"... sei lá.
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The Ancient Mariner Veterano |
# mai/04
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uma dúvida ai...
quando tu corre 4 casas pra frente pra solar junto, fazendo a mesma coisa, como se chama isso???
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LeandroP Moderador |
# mai/04
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The Ancient Mariner
bem vindo ao assunto!
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