Captadores, como escolher ?! (Alguém me ajuda?)

    Autor Mensagem
    Madureira
    Veterano
    # mai/04


    Amigos, sou um pouco leigo quando o assunto eh captadores.
    Gostaria de saber se tem alguma "Receitinha de bolo" pra escolher uma captação legal pra guitarra, ou como distimguir captadores, o que um modelo faz e o outro não...
    Alguem tem alguma ideia de onde eu posso aprender a escolher os meus proximos captadores, ou me explicar como fazer isso !?

    Eu toco rocknroll classico e derivados...
    Tb gosto de GuitarHerols...

    Valew !

    JKS_knight
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    kra, qual é a tua guitarra? Tem floyd Rose ?
    Ou ainda, você pretende comprar humbucker (duplo) ou single coil (simples, tipo de strato)?

    Manda mais umas informações.

    todo caso, para te adiantar, olha no site do edmar que tem umas dicas legais:
    www.edmarluighi.com.br

    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    O que vc procura, brilho, saturação, definicao, seja mais um pouco especifico no timbre que vc pretende atingir... parecido com que guitarrista

    CORVO
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    COMO SABER QUAL O SOM DE UM CAPTADOR

    a) BOBINA: Quanto mais estreitas e próximas dos magnetos forem as voltas da bobina do captador mais a sonoridade tenderá ao agudo e brilhante, e quanto mais distante for essa bobina do centro magnético mais gordo e médio será o som.

    b) NÚMERO DE VOLTAS: Quanto mais voltas tiver a bobina maior será a saída do captador e menor será o seu brilho e timbre, ou seja, um dos grandes segredos da sonoridade de um captador está no de voltas da sua bobina. Quando alguém fala em "envenenar" um captador estará falando em aumentar ou diminuir o número de voltas da bobina, ou seja, aumentar a saída e perder timbre ou o oposto. Quando um captador sai de fábrica sabemos que ele tem aquele determinado som mas após ter sua bobina alterada ele será outro captador e essa sonoridade jamais poderá ser igualada novamente, ou seja, se pegarmos um captador, dermos mais umas voltas de bobina nele e gostarmos do som dificilmente conseguiremos fazer isso novamente pois não foi usada uma máquina de precisão, isso sem falar que um acabamento perfeito de velta de bobina só é possível com maquinário de precisão apropriado.

    c) RESISTÊNCIA D.C. E PICO DE RESSONÂNCIA: Um bom parâmetro para lermos o som de um captador são esses números, principalmente quando queremos comprar um captador novo para substituição. Quanto maior a resistência d.c. maior será a saída. Um captador com saída baixa tem em torno de 4.5K re resistência enquanto um de saída alta tem em torno de 16K. Já o pico de ressonância indica o brilho do captador, sendo que quanto maior o valor maior será seu brilho. Captadores com bastante brilho têm em torno de 9.0KHz e os mais velados perto de 3.0KHz. É claro que o pico de ressonância e a resistência d.c. são inversamente proporcionais: quanto mais um aumenta mais o outro diminui de modo geral.

    CONCLUSÃO: As variações de sonoridade dos captadores são infinitas devido ao infinito fatorial de combinações possíveis. Um captador pode ser single coil ou humbucker, ser ativo ou passivo, ter magnetos de alnico II, V ou cerâmica; ter as voltas das bobinas mais próximas ou distantes dos magnetos, ter mais ou menos voltas de bobina e ter inúmeras variações de resistência d.c. e de pico de ressonância, e somado a isso temos as diferentes sonoridades provenientes das inúmeras combinações de madeiras, de parte mecânica, de efeitos, de amplificadores...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captadores, como escolher ?! (Alguém me ajuda?)