Autor |
Mensagem |
ThiagoJazz Veterano |
# jan/05
· votar
Frank Gambale e John Scofield são fodaaaaaaaa \o/
Sem dúvida!
|
Man Well Veterano |
# jan/05
· votar
LeandroPanucci
num conheço....
|
Tom_Sawyer Veterano |
# jan/05
· votar
Django Reinhardt tambem é o cara. Ele é um cigano FDP q faz coisas incriveis dentro do jazz. Alguem conhece?
|
ThiagoJazz Veterano |
# jan/05 · Editado por: ThiagoJazz
· votar
Tom_Sawer
Ele foi a principal inspiração do Wes Montgomery e Joe Pass.
Segue um texto do Clube de jazz (http://www.clubedejazz.com.br) sobre ele:
O guitarrista Django Reinhardt utilizou da sua ascendência cigana para se tornar o primeiro músico de jazz aclamado vindo da Europa. Nascido em 23 de Janeiro de 1910, em Liverchies, na Bélgica, Reinhardt cresceu em um acampamento cigano fora de Paris. Ele estudou violino, e depois um violão-banjo. Por volta de seus 13 anos, ele já era bom o bastante para tocar em Paris, e em 1922 ele começou a trabalhar profissionalmente.
Mas em 1928, um fogo na caravana mutilou os primeiros dois dedos da sua mão esquerda. Apesar da limitação, Reinhardt se reabilitou, desenvolvendo uma revolucionária técnica de dois dedos. Por volta de 1930, Reinhardt voltou a tocar, dessa vez em cafés no Montmarte enquanto absorvia o jazz das gravações americanas de Louis Armstrong, Duke Ellington, Joe Venuti e do violonista americano Eddie Lang.
Em 1934 ele conheceu o violinista Stephane Grappelli, com quem ele fundou o quinteto “Hot Club of France". O grupo alcançou aclamação internacional e no espaço de um ano gravou mais de 100 discos, incluindo sucessos do jazz, como "Dinah", "Tiger Rag", "Lady Be Good","Stardust" e "St. Louis Blues".
Entre os sucessos da dupla Reinhardt-Grappelli, estão "Djangology", "Minor Swing", “Bricktop", "Swing 39" e o hit internacional, "Nuages". Os críticos ignoraram o trabalho na época, mas agora os consideram clássicos. Muitos americanos que vieram para a Europa tocar com Reinhardt que se vestia como um príncipe cigano para lhe dar um ar de distinção.
Reinhardt se tornou rapidamente o jazzista mais importante da Europa, um fato que agitou muitos músicos americanos. Reinhardt tocou com o Quinteto até 1939, quando Grappelli se mudou para Londres para escapar da Segunda Guerra Mundial. Reinhardt viajou ao redor da Europa e África para fugir dos alemães, tocou em grandes bandas e formou um quinteto novo com o clarinetista Hubert Rostaing; Ele também compôs trabalhos sinfônicos e fez a trilha sonora para um filme de 1946, “Le Village De La Colere”.
Reinhardt fez um tour pelos Estados Unidos com Ellington em 1946, onde ele tocou com um violão amplificado pela primeira vez. Reinhardt voltou para a Europa desiludido com os Estados Unidos, e mudou o seu interesse para o bebop. Ele passou os anos restantes em Samois, França, tocando guitarra, viajando e gravando com um quinteto novo, que às vezes tinha a presença de Grappelli.
Reinhardt será lembrado por desenvolver uma voz de solo sem igual, forjada em raízes ciganas, contendo uma desenvoltura melódica combinada a um talento romântico. Reinhardt morreu de infarto no dia 16 de maio de 1953 em Fontainebleau, França.
|
Tom_Sawyer Veterano |
# jan/05
· votar
ThiagoJazz
Eu ja olvi essa hitória dos dedos queimados.... mas a queimadura naum conseguiu tirar o seu talento e fez com q ele criase uma nova tecnica...
|
Leonardo La Selva Veterano |
# jan/05
· votar
MIKE STERN! adoro as músicas desse kra...tbm curto scofield, wes montgomery, Miles, Coltrane, Parker, Helio Delmiro e Egberto gismonte (dois grandes brasucas q detonam...) sem contar nosso grande Hermeto...já fui em 3 shows dele e ADOREI...o kra é pura piraçao..é claro q foge à linha jazz as vezes...mas sua grande influencia vem dessa praia...
adoro tbm a linha fusion...eric j., gambale e cia.
|
The Blue Special Guitar Veterano |
# jan/05
· votar
Tem uns jazz que são cabulosos para tocar...
|
Joe Pass Veterano |
# jan/05
· votar
de guitaristas, gosto de Joe Pass, wes montgomery, al di meola, django reinhardt, john maclauglin, pat metheny, toninho horta, george benson.. agora de jazz msm eh foda ..tem o chick corea, bill evans, oscar peterson, thelonious monk, cesar camargo mariano, zimbo trio, herbie hancock, parker, coltrane, miles, dizzy gillespie, ella, sarah vaughan
Jazz é foda mesmo, no nosso país é mto difícil ter contato com o estilo...pra conhecer e estudar tem que ir mto atras, e msm assim é foda de achar coisas a respeito..
|
aldo landi Veterano |
# jan/05 · Editado por: aldo landi
· votar
G_Gabriel_G eu citei uma frase que me disseram depois de tocar jazz durante um show. Sacou! que glória? que noite perdida? Vamos ao detalhe:
Toco Jazz a muito tempo e com músicos de jazz lá de fora toquei. A questão é assim:
Jazz é pra quem sabe e toca. Para quem sabe ouvir. Caso contrário ninguém entende. Disse eu pro cara: Olha, se gosto do peido que faço , melhor! pior seria se apreciasse o seu...
Vou deixar uma dica. Uma vez tocando com um sax americano, depois do meu solo o cara vira e diz: Yeah, man... You are jazz.... tempos depois voltei a tocar com o cara aí ele vira e diz... Fuck you man, !!!! YOU ARE JAZZ MAN!!! .. Quer dizer na primeira frase eu estava, jazz ... Na segunda eu era jazz. Entende a diferença?
Quando citei a frase foi com a intensão de mostrar o que o público aqui acha de jazz. Vai sustentar família tocando jazz pra ver...Sabia que não existe mais bar de jazz na cidade de New York?, Sabia que o mistura fina está falindo? Cadê o sanja Bar? Viver do Jazz .... Olha o que lí de um crítico em Tókio:
Aqui no Japão , se o músico é Europeu leva uma nota 5, Se é das américas 6... se é do norte ( america) 7... se for preto 8.... se tocar jazz 9... se for brasileiro 10!
Entendeu?Sabe que som de preto brasileiro faz em Tókio? PAGODE! quer dizer ele estava analisando o público. Era meio imparcial e pude sentir que era verdade. Um desconhecido tocando pandeiro , desde-que seja preto e brasileiro, tem mais público e trabalho que Coltrane se fosse vivo. É isso que a mídia fez com a música, com o Jazz e os Jazzistas. Discriminação pura. Eu só entendi, quando ouvi a a frase do peido. Para aquele cara, eu não era nada.... Viu do que a mídia é capaz? CULPO A MÍDIA E AS GRAVADORAS. Por impor tanta nojeira no ouvido do povo.
Se amanhã eu acordar e o novo som vier a ser algo de jazz , estou pronto. Se não , toco o que tiver que tocar para levar essa tal vida até o fim.
Não usem, nobres colegas, minhas palavras para justificar vosso gosto pessoal dizendo que de certa foram endosso meu.
Entendam o sentido que estou dando, disse: -Olha o que disseram uma vez:Jazz é que nem peido.... Falow?
|
aldo landi Veterano |
# jan/05
· votar
Joe Pass
Digo pra vc:Não tem que ir muito longe não.
|
aldo landi Veterano |
# jan/05
· votar
Tom_Sawyer
Django foi fudido. Tocava na onda dele. Era (época)do Swing. Muita coisa rolou depois dele. É uma boa referência, mas, não é tudo.
|
Tom_Sawyer Veterano |
# jan/05
· votar
aldo landi
Sim.. mas dentro do Jazz ele é icone..
|
FDG Veterano |
# jan/05
· votar
jazz é muito bom,escutei muita coisa já,desde coisas famosas até desconhecidas
|