Jazz

Autor Mensagem
Zephid
Veterano
# abr/04


Eae, galera
Tipo, eu queria conhecer melhor o jazz, escuto muito pouca coisa no estilo (Frank Zappa na sua época mais "jazzistica" e John Scofield).

Ouvi dizer que, como no heavy metal, o jazz é dividido em vários sub estilos. Eu queria , se possivel, uma introdução e descrição aos subestilos de jazz com exemplos de bandas (de preferencia com guitarra).

Valeu!

maggie
Veterana
# abr/04
· votar


Zephid
Agora estou sem tempo de escrever... mas se tu puder entra em www.accuradio.com e escuta um pouquinho lá... só os mestres.

Cel
Veterano
# abr/04
· votar


eu entrei no fórum agora pouco p/ criar um tópico sobre jazz, mas vc foi mais rapido que eu :)
Estava querendo umas dicas p/ aprender a tocar jazz

maggie
Veterana
# abr/04
· votar


Cel
Tem o site www.guitartricks.com , várias dicas úteis.

gustavo macaco
Veterano
# abr/04
· votar


primeiro de tudo tem que procunciar jazz, e nao jézz ehee

_Wander_
Veterano
# abr/04
· votar


gustavo macaco
primeiro de tudo tem que procunciar jazz, e nao jézz ehee

verdade e Blues voce tem que pronuciar Blu...

Homem Cueca
Veterano
# abr/04
· votar


george benson
frank gambale (fucion mas tmb eh manero)
leandro panucci
Pat metheny
Victor Biglione

gustavo macaco
Veterano
# abr/04
· votar


escuta robben ford

num é jazz tradicional, mas é bem loco

Homem Cueca
Veterano
# abr/04
· votar


gustavo macaco
eh jazz conteporaneo e blues....

gustavo macaco
Veterano
# abr/04
· votar


sim, meio fuzzion tb

ele tem uma pegada e um timbre animal

e o vocal é mto legal tb

Zephid
Veterano
# abr/04
· votar


maggie

Gostei dessa accuradio, gostei muito do que escutei lá (apesar de não lembrar alguns nomes).

Homem Cueca
Desses que você falo eu escutei Pat Metheny e George Benson, a música que escutei do Pat era bem maluca... rs, a do George era mais calma, bem legal.

Mas ainda fico uma duvida, e esse negócio de sub estilos? Existem mesmo? Quais são e quais suas características? Exemplos?

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


Tuck & Patty

Robben Ford

Charlie Parker

Wes Montgomery

John Coltrane

Miles Davis

Joe Pas

George Benson

Billie Holiday

Nina Simone

nothing else matters
Veterano
# abr/04
· votar


LeandroPanucci
corrigindo:
Joe Pass
heehe
John Lee Hocker(buesao)

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


nothing else matters

quercomprarumtecladocomproblemanabarradeespaço?

Johnny
Veterano
# abr/04
· votar


Eu queria expor uma opinião...

Eu adoro Jazz e toda as suas vertentes, mas gosto muito de ouvir e admiro muito a complexidade do estilo, mas acho que não cai bem pra guitarra! Sempre achei que jazz com guitarra fica muito música de elevador! Acho que não fica legal. Sempre achei que o Jazz no básico do Contra-baixo, Piano e Bateria é o ideal, talvez um saxofone assim pra dar uma enchida, mas nada de mais!

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


Johnny

precisas ouvir mais jazz então meu caro colega.

Johnny
Veterano
# abr/04
· votar


LeandroPanucci

Não é uma questão de ouvir mais ou ouvir menos! Aliás, poucas pessoas aqui me conhecem o suficiente pra dizer o quanto e que qualidade de jazz eu escuto! Mas pelo menos 2 vezes por mês eu vou no restaurante Escavolo (caro pra dedéu)aqui em Curitiba que tem um grupinho que toca um Jazz de primeiríssima e sem guitarra. No shopping aqui perto de casa um grupinho também formado só por Contra-baixo, Piano e um instrumentista que toca Sax, Acordeon, e outros metais geralmente fazem um jazz muito bom. Quando não fazem um jazz muito bom eles tocam tango e outras coisas. Bom cara! Eu preciso ouvir mais Jazz! Já ouvi Jazz executado por Espanhóis em plena Plaza Mayor em Madrid tocado com piano, contra-baixo e violão clássico (o violão clássico era um José Ramirez muito bom, deu pra comparar muito bem com o som que eu tinha acbado de experimentar de um Manuel Contreras na lutheria da rua tangente a praça - Calle Mayor). Mas era executado enfatisando principalmente escala cigana em modo menor em improviso. Era algo muito diferente, ou seja, muito original.

Bom cara... pra completar o meu currículum de "escutador" de jazz eu sempre que posso assisto o tal do Momento Jazz que passa no Multishow! Só pra dar uma diferenciada, saca?

Putz... e esqueci de comentar que fiquei muito frustrado ao perder um "jam" feito por norte americanos quando eu estava no mesmo pup em Londres só que em um outro recinto que tocava um barulhento rock londrino. Depois que descobri o outro recinto já era tarde.

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


Johnny

Calma he he he... não quero o seu curriculo de escutador de Jazz. De repente você não ouviu muitos guitarristas de jazz e isto não te desvaloriza nem um pouco.

O mais comum é um trio de baixo, piano e batera rolando um jazz, mas tem muitos com guitarra e é isso que quis dizer "ouvir mais jazz".

No shopping perto da minha casa também rola muito jazz e choro. Em restaurantes caros eu não sei porque não tenho o dom de pagar R$50,00 em 50g de comida, ouvindo um jazz e ficar estralando o dedo na mesa.

Ainda não pude conhecer a Europa... por enquanto as noites de Sampa salva a minha pele.

Desculpe a minha ignorância!

gustavo macaco
Veterano
# abr/04
· votar


LeandroPanucci

ehee

Johnny
Veterano
# abr/04
· votar


LeandroPanucci

Que é isso cara! Desculpe vc! As vezes eu falo em um tom meio agressivo e nem percebo! Isso é ruim quando a gente só escreve! É como executar uma peça sem por interpretação e dinâmica. Prometo que das próximas vezes eu releio antes de postar!

É verdade cara! Lugares que tem um bom grupinho tocando e tals são muito caros. Aqui em Curitiba em geral os restauranetes são bem mais baratos! Com 15 reais da pra se entupir em uma boa churrascaria. Mas aqueles lugares legais com boa música já são bem mais carinhos.

Cara... eu já ouvi guitarra em jazz sim, mas não curti!
Agora é o seguinte! Tem um guitarrista uma vez que eu vi e achei iteressante (Talvez vc saiba que é!) Ele é um negro magrão todo estilero que usa uma técnica muito legal de tocar duas guitarras ao mesmo tempo! Como se fizesse só "hammer" nas duas, entende?

gustavo macaco
Veterano
# abr/04
· votar


stanley jordan

gustavo macaco
Veterano
# abr/04
· votar


escuta o cornucopia dele

mto foda

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


Johnny

Ele esteve no Brasil recentemente.
Já ouviu Toninho Horta? John McLaughlin?... eles arrebentam a boca do balão mesmo!

Johnny
Veterano
# abr/04
· votar


LeandroPanucci

O Jonh McLaughlin eu já ouvi sim, mas o Toninho Horta nem tinha ouvido falar! Mas vou procurar saber.

maggie
Veterana
# abr/04
· votar


Johnny
Talvez seja o timbre usado no jazz, aquela coisa mais cool e tal, por isso tu acha parecido com "música de elevador"...

Já ouviu Jonh Pizzarelli? Ele faz umas improvisações ótimas, criativas...

gustavo macaco
Veterano
# abr/04
· votar


o Toninho Horta nem tinha ouvido falar!

ele semeou mta coisa legal no jazz nacional

nossa que infame ahahaha

Lizard King
Veterano
# abr/04
· votar


www.felipecesani.hpg.ig.com.br/indexthe.htm

Homem Cueca
Veterano
# abr/04
· votar


Johnny
num conhece TONINHO HORTA!?!?!?!?!!??!?!?!?!?!?!?!?1?!?!?!?!?!?
POR ISSO O BRASIL NUMN VAI PRA FRENTE...

Johnny
Veterano
# abr/04
· votar


Homem Cueca

Não conheço mesmo, mas garanto que não é por isso que o Brasil não vai pra frente! Simplesmente não conheço pois apesar de admirar muito jazz ele não é a minha praia! O meu negócio sempre foi Blues e Rock'n Roll e antes disso eu sou muito ligado à musica erudita. Adoro o Barroco e a música popular espanhola e brasileira, aliás eu toco isso em orquestra! Talvez isso leve o país pra frente! Não sei como se pondera esse tipo de conhecimento, talvez vc com o seu "arquetipo de vanguarda" saiba me dizer o que seria ir para frente...

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


Johnny

Toninho Horta tem um jeito de tocar tão peculiar, que depois de ouvir uma vez, você acaba identificando as outras músicas dele. De repente você já ouviu porque ele acompanhou muitos nomes da mpb. Outro grande cara uqe me influenciou bastante foi o Hélio Delmiro, que já tocou com Miltons Nascimento, entre outros. Ouça a música "caçador de mim" do Milton Nascimento e se prepare pra viajar no solo... é coisa de outro mundo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Jazz