Madeira do corpo da guitarra

Autor Mensagem
diego gazotto
Veterano
# abr/04


Pessoal... alguém sebe me dizer se eu consigo comprar um corpo feito em alder, modelo strato, da fender???

E se alguém já usou ou usa um corpo com essa madeira, me diga: vou conseguir melhores timbres com ela???

stratopeido
Veterano
# abr/04
· votar


madeira - timbre.. topico perigoso.. hehehehe

caiohleal
Veterano
# abr/04
· votar


diego gazotto
da fender exatamente ñ... mas vc consegue comprar um corpo em alder, modelo strato sim... um luthier pode fazer isso para vc


E se alguém já usou ou usa um corpo com essa madeira, me diga: vou conseguir melhores timbres com ela???
eu uso... mas em comparação com qual madeira vc quer saber se é melhor???



stratopeido
aeheaueahueahueahea

Passoka
Veterano
# abr/04
· votar


ppra comprar é só ir nesse site:

http://www.warmoth.com/

tem de tudo que é tipo de madeira e com cortes decentes. Só o frete deve sair um pouco caro, mas pelo que dizem, vale muito a pena.

diego gazotto
Veterano
# abr/04
· votar


caiohleal, com qualquer outra madeira...
eu só quero saber se o alder é a uma das melhores madeiras??

Passoka
Veterano
# abr/04
· votar


diego gazotto
Diego, trocar a madeira vc não consegue timbres melhores ou piores e sim diferentes. Veja o que vc quer antes

diego gazotto
Veterano
# abr/04
· votar


Passoka,

quero uma guitarra aveludada e de boa qualidade... pois uso captadores texas special... e gostaria de colocalos num bom corpo.. entende???

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


Conseguir um corpo de Alder você consegue mas não vejo nenhuma vantagem dessa madeira importada em cima de determinadas madeiras nacionais como Freijó e Vinhático para timbragens similares, apenas lembre-se que madeira não fala sozinha e não tem um timbre próprio específico. O Alder puxa o timbre mais para o brilhante mas seu som mudará bastante dependendo dos captadores que use. Como você disse que tem 3 Texas Special o som deles combinados com o corpo de Alder deve puxar mais para o timbre de uma Fender Stratocaster, que é exatamente o oposto ao que eu considero "aveludado". Só uma coisa: se você for comprar 1 corpo + 1 braço + hardware + pintura + cordas + montagem e regulagem do instrumento instalando seus Texas special vai gastar bem mais do que se comprasse uma boa guitarra pronta. Será que vale à pena?

stratopeido
Veterano
# abr/04
· votar


soh falta o comentario do allanfly.. auhauhau

caiohleal
Veterano
# abr/04
· votar


stratopeido
deus me livre

diego gazotto
Veterano
# abr/04
· votar


eu só quero mesmo é um bom corpo... com uma madeira boa...

Soulface
Veterano
# abr/04
· votar


Porra... podia jurar q o Allanfly estaria nesse tópico! hauehaeuhaeuae

diego gazotto
Veterano
# abr/04
· votar


Gente obrigado pelas respostas!!!

só mais uma perguntinha... alguém sabe me dizer se o corpo da guitarra fender squier affinity strat é maciço???

Passoka
Veterano
# abr/04
· votar


CORVO
Na verdade acho que não é uma questão de vantagem mas segurança. Pô, não é fácil conseguir uma guitar de freijó para testar. Já as de alder vc tem várias referencias tanto para stratos como superstrats.

Mogno e Basswood tambem vc acha varias guitars para referencia. Quando vc pega uma guitar de basswood ou alder vc ja consegue identificar as variacoes dos componentes como Pups e escala no som pq vc ja testou varias outras. Ja nessas alternativas, vc teria de testar varias.

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


Passoka, eu já construí guitarras com todas estas madeiras e posso atestar que a sonoridade é mais ou menos essa, apenas lembrando que a madeira do corpo não "fala" sozinha e para a guitarra no final ficar boa precisará de muito mais do que isso, como um bom braço, uma boa construção, bons captadores, bom hardware e estar bem regulada e ajustada com boas cordas. Muita gente se engana achando que a madeira do corpo é a única responsável pelo som de um instrumento. Essas referências que você citou valem para estes instrumentos mas se você fizer uma guitarra com corpo de Alder e usar outros componentes e/ou uma construção diferente ela jamais terá um som similar ao da Fender, por exemplo. O som da Fender é o som do projeto, do conjunto da obra, e não do corpo de Alder simplesmente.

MACker
Veterano
# abr/04
· votar


po q Alder uq
vai no meio do mato e cata um pedaço de pau de goiaba pa fazer tua guita

dah um timbre massa :)

leo6strings
Veterano
# abr/04
· votar


Comprei uma tagima antiga e o corpo dela e de alder, o braco de maple e a escala de jacaranda. agora vai ter seymour duncans..

leo6strings
Veterano
# abr/04
· votar


procura uma dessas, nao deve ser dificil de achar. Se bem q com essas novas tagimas a procura pelas antigas vai ser grande

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


leo6strings, a Tagima NUNCA fez guitarras com corpo de Alder. Recentemente (e não antigamente) ela lançou algumas com corpo de Ash e braço de Maple.

leo6strings
Veterano
# abr/04
· votar


Ao menos foi o que a Marutec e um luthier me disseram.

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


leo6strings, quem da Marutec e qual luthier? E o seu "antiga" seria de que época? Agora fiquei curioso e estou quase ligando para o Seiji para perguntar.

Muriciobr
Veterano
# abr/04
· votar


leo6strings
CORVO
Olha não sei onde vc conseguiu essa guitarra em Alder, mas seguindo Seiji Tagima, nunca foi fabricada pela Tagima

leo6strings
Veterano
# abr/04
· votar


Bem, eu realmente desconfio da informacao, pq raios fariam uma guitarra em alder e deixariam de faze-la? Mandei um email com o serial dela (as novas nao tem serial)
Essa Tagima eh de 97 segue ai o email da marutec:

Olá Leonardo!

Esta guitarra realmente é de 1997. A madeira usada nesta época era o Alder, que é a mesma madeira usada pela Fender, os pickups são coreanos. O headstock é do mesmo estilo Fender, antes da CBS nos anos 70.
O fato dela ser coreana não compromete a qualidade da guitarra porque foi desenvolvida pelo próprio Tagima com madeira e peças de melhor qualidade.

Abraço,


Paulo Almeida - Depto Comercial
Marutec Ind. Com. Imp. Exp. Ltda.
Tel.: (5511) 6915-8900
Fax: (5511) 6914-6268
[i][/i]

De compensado e MDF tenho certeza que nao he feita.

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


leo6strings, creio que em 1997 as guitarras já tinham corpo de Caixeta, madeira que hoje eles chamam de Marupá. Do Sudeste para cima sempre se chamou caixeta e mais para o Sul Marupá, e como Marupá parece ser um nome mais imponente eles o adotaram.

A propósito, pelo que eles falaram aí o headstock deve ser o pequeno, não? Compare o peso da guitarra com outras da Fender e se forem do mesmo peso talvez seja mesmo de Alder, quem sabe?

leo6strings
Veterano
# abr/04
· votar


CORVO
entao, um amigo meu tem uma americam standard da fender, e eu achei elas bem parecidas no peso e minha guitarra tem um cheio forte da madeira (na cavidade do tremolo).
De qualquer forma, o marupa eh uma boa madeira para strato, para usar junto com os single coils da strat?
o headstock eh mesmo o pequeno (prefiro o 70s).

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


leo6strings, falei com o Seiji (Tagima) hoje e ele me confirmou que a Tagima NUNCA fez guitarras com corpo de Alder e que só passou a usar número de série recentemente. O Marupá é uma madeira legal sim. Nada de mais mas o mais importante é se você gosta da guitarra. Se gosta, se tem o seu som, ela pode ser de qualquer coisa que isso não terá importância.

TRATOR BREATH
Veterano
# abr/04
· votar


strato de tomate

Leandro
Veterano
# abr/04
· votar


stratopeido
caiohleal
Soulface
O AllanFLy (ou AllanMustaine) não deve ter visto ainda! =P

kadudu2
Veterano
# dez/06
· votar


TRATOR BREATH
ou..

Strato de "Tonante"

uhauhauhauhauhaua



topico ressucitado..

iMPeLLiTTeRi
Veterano
# dez/06
· votar


kadudu2

Ressucitou para postar uma piada idiota ainda por cima...

Ficar ressucitando tópicos de maneira idiota é motivo de ban.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Madeira do corpo da guitarra