power chord com 2 ou 3 dedos

Autor Mensagem
gustavo macaco
Veterano
# abr/04
· votar

e palheto com a mao esquerda abafando as cordas com o triceps direito

aprendi com betao

Unknown Guitar Player
Veterano
# abr/04
· votar

gustavo macaco
isso qualquer canhoto faz hehhee

nothing else matters
Veterano
# abr/04
· votar

gustavo macaco
c eh foda cara

gustavo macaco
Veterano
# abr/04
· votar

sim mas ai que mora o segredo: eu sou destro

e faço tudo isso enquanto canto we are the world em aramaico

Unknown Guitar Player
Veterano
# abr/04
· votar

gustavo macaco
eh possivel fazer isso tocando piano com os pés tb, se vc quiser melhorar faça isso de cabeça para baixo...

Leandro
Veterano
# abr/04
· votar

Unknown Guitar Player
Duvido vc abafar as cordas com o tríceps enquanto toca =P

Unknown Guitar Player
Veterano
# abr/04
· votar

Leandro
Primeiro eu teria q saber o q eh triceps =)

Jean
Veterano
# abr/04
· votar

CADE A PARTE PRA FAZER BUSCA POR TOPICOS SENHOR MODERADOR?

Leandro
Veterano
# abr/04
· votar

Jean
Embaixo do logo do cifraclub.

Leandro
Veterano
# abr/04
· votar

Unknown Guitar Player
Eh... assim fica difícil mesmo =P

Jean
Veterano
# abr/04
· votar

Leandro
vlw

Leandro
Veterano
# abr/04
· votar

LeandroPanucci
hehe, verdade... o Tony Iommi faz com 4 e pouco tb, =P

Jean
Por nada ;)

Penta_Blues
Moderador
# fev/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar

Boa tarde!!!

Bem, inicialmente eu vou fazer uma observação com relação aos inevitáveis post´s dizendo que o tópico foi ressuscitado, que o cara que perguntou já deve estar tocando melhor que o Malmsteen, que o cara morreu e já deve estar fedendo, etc, etc, etc...rs
Primeiro: caso vcs tenham paciência pra ler desde o início este tópico poderão perceber que cada um diz uma coisa mas nada embasado em conhecimento. Tudo fica no "jeito mais confortável" e não é isso que define se deve se tocar Power Chord com dois ou três dedos (até quatro como verão a seguir).
Segundo: mesmo que o autor do tópico seja um músico profissional hoje em dia, a dúvida existe pra muitos frequentadores deste Fórum e principalmente para os novatos.
Terceiro: como todo mundo usa, um dia usou ou um dia usará Power Chord e partindo do princípio que conhecimento nunca é demais, acho que vale a pena escrever sobre o assunto.
E, finalmente, minha tentativa é de contribuir para que aqueles que têm dúvida sobre como construir e utilizar Power Chord's aprendam a sua idéia e não necessitem mais recorrer a "dicionários" ou coisas do tipo pra formarem seja um simples Power Chord, seja um acorde mais elaborado.
Bom, introduzi muito...rsrsrs
Abrirei outro post para a matéria...
Aguardem...rs
Valeu!!!

gustavo_gremio
Veterano
# fev/07
· votar

Depende da música, se é uma música mais leve, uso somente a tonica e a quinta, pra ganhar mais pesoa musica, em vez da oitava a mais embaixo, coloco mais uma terça na corda mais grave, exemplo: Sol Dó Sol ou 63 53 45

Penta_Blues
Moderador
# fev/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar

Boa tarde!!!

gustavo_gremio
Obrigado pela ajuda, meu camarada. Vamos dar uma completada nisso...rs

Power Chords
Os Power Chords são os acordes mais utilizados e difundidos no Rock de maneira geral, principalmente entre guitarristas iniciantes e gêneros que não se preocupam com Harmonias elaboradas ou rebuscadas. Sua facilidade de compreensão e execução está no fato de que, entendidos os principios de sua formação, é possível transportá-los por toda a extensão da escala da guitarra.
O Power Chord mais utilizado é aquele formado por Tônica e Quinta Justa, e sua popularidade se deve a dois fatores:
a) Funciona exatamente da mesma maneira em qualquer casa, desde que a Tônica permaneça entre as três últimas cordas (4ª, 5ª e 6ª).
b) Não inclui na sua formação a Terça, deixando assim de ter a característica Maior ou Menor do acorde.
A base para a formação do Power Chord tradicional são os Intervalos Consonantes, ou seja, Tônica e Quinta (com um intervalo de Quinta Justa) para os Bicordes, e Tônica, Quinta e Oitava (repetindo o intervalo de Quinta Justa do modelo anterior e acrescentando o de Quarta Justa entre a Quinta e a Oitava) para as Tríades.
Como estes acordes normalmente não possuem Terça, eles adquirem um caráter de suspensão e perdem, em princípio, sua função harmônica, não significando no entanto que seu uso pode ser indiscriminado, pois sua Tônica permite atribuir uma certa regra ao seu emprego.
De maneira geral, basta saber posicionar a Tônica no lugar certo para não se complicar com os Power Chords. Mas, como tudo possui seus "segredinhos", nos Power Chords estes residem em conhecer suas variações e em aplicar os conhecimentos relativos a Acordes e Graus de um Campo Harmônico.
De posse destes conhecimentos, podemos então montar os seguintes Power Chords e suas variações:
1 - Power Chord Tradicional: Tônica e Quinta Justa
Como visto anteriormente, devido ao uso de apenas duas notas na sua formação e de utilizar cordas subsequentes em seu "shape", este Power Chord pode ser usado nas três últimas cordas.
2 - Power Chord adicionando outra Tônica: Tônica, Quinta Justa e Oitava
Dá ao Power Chord uma característica mais "brilhante", mas deve-se tomar cuidado com seu "shape" que é diferente ao se usar as 5ª e 6ª cordas daquele na 4ª, por conta da variação de intervalos para as demais cordas.
3 - Power Chord adicionando outra Quinta: Quinta Justa, Tônica, Quinta Justa e Oitava
Este Power Chord tem um som mais "cheio" e grave devido à Quinta acima da Tônica.
4 - Power Chord Invertido: Quinta e Tônica
Ainda trabalhando com os I e V Graus, fazemos neste modelo uma inversão, ou seja, a nota mais aguda é a Tônica do Power Chord.
5 - Power Chord para substituir Acordes Maiores: Tônica, Quinta Justa, Oitava e Décima.
Mas Décima não é uma Terça e Power Chord não possui terças?!...
Correto, os tradicionais não. E por isso mesmo este modelo de Power Chord se amarra à única função de substituir os acordes Maiores, principalmente quando um tema tocado todo em Power Chord requer transições de arpejos rápidos. Outra característica desse Power Chord é que ele só funciona em tônicas localizadas na 6ª corda.
6 - Power Chord Menor: Tônica e Terça Menor
O desenho lembra um Power Chord invertido e serve para harmonizar-se quando estamos utilizando Escalas Menores da Tônica ou sua Relativa Maior, sendo muito útil numa transição ou para quebrar a monotonia de uma sequência de Power Chords tradicionais.
7 - Power Chord Maior: Tônica e Terça Maior
Este Power Chord, muito usado por bandas de Rock mais "pesado", tem o mesmo princípio de emprego do Power Chord anterior, com a diferença deste ser harmonizado nas Escalas Maiores da Tônica ou na sua Relativa Menor.
Todas estas variações permitem que, aplicando os conhecimentos sobre formação de acordes e Intervalos, se altere o andamento harmônico da composição apenas alterando o padrão de Power Chord utilizado.
Acho que deu pra ter uma noção de que não se trata apenas de ficar mais confortável tocar Power Chord com dois ou três dedos, mas sim de que sensação pretendemos passar em nossa composição aos recorrermos aos Power Chords.
Valeu!!!

Steve Van Halen
Veterano
# fev/07
· votar

eu acho mais da ora tocar power chord com a quinta no baixo fica mto loco

[raptor]
Veterano
# fev/07
· votar

Penta_Blues
Muito bom. Só não concordo com a frase Os Power Chords são os acordes mais utilizados e difundidos no Rock de maneira geral, principalmente entre guitarristas iniciantes e gêneros que não se preocupam com Harmonias elaboradas ou rebuscadas.. Executar um powerchord pra mim é tão fácil quanto tocar um acorde, mas o ponto é que eles são feitos pra tocar com distorção. Existe bases com harmonias fodas que podem ser feitas apenas com powerchords.

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar

Boa tarde!!!

[raptor]
Concordo contigo quando vc se refere à complexidade que se pode dar usando "ferramentas" simples. Não há dúvida que se pode fazer uma Harmonia complexa e ainda assim encaixar Power Chords.
Mas não é o comum, pois como não há, na minha opinião, dificuldade técnica pra se fazer um Power Chord tradicional (basta comparar com um F#m11/C# ou uma pestana qualquer) estes são usados para melodias simples ou por iniciantes, como lhe falei.
Existem dois aspectos:
O de se digitar o acorde (este muito simples, pois não há dificuldade em se posicionar dois dedos na escala de uma guitarra) e o de se empregar o acorde (já este podendo ser tão simples quanto um Nirvana ou tão complexo quanto uma composição do nosso grande músico e professor Mozart Melo).
Valeu!!!

emiliomiguel
Veterano
# fev/07
· votar

Penta_Blues
legal o seu post!!!só vejo vc posta coisa interessante.

ki_suco
Veterano
# fev/07
· votar

eu faço sempre com 1 e 4
e tem vezes que eu "pego" a oitava com o dedo 4 ainda
ou ponho a 5a no baixo com o dedo 1

ki_suco
Veterano
# fev/07
· votar

Penta_Blues
tem o "progressivo" ainda
tônica, quinta e nona

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar

Boa tarde!!!

emiliomiguel
Obrigado pelo apoio meu camarada, mas o mérito é todo de pessoas como vc que buscam o conhecimento e consideram interessante aquilo que me proponho a dividir. Me deixa muito satisfeito constatar que o pouco que sei é útil e se multiplica entre amigos!

ki_suco
Legal, meu camarada! Mais um conhecimento adquirido sobre o assunto! Sua contribuição deixa o tema mais completo.

Valeu!!!

ThiagoMira666
Membro
# fev/13
· votar

Eu faço co 2, fica mais pesado.

Thyago_Trajano
Veterano
# fev/13
· votar

cara...presta atenção na data..

felipelfln
Veterano
# fev/13
· votar

CAVA CAVA CAVA CAVA CAVA CAVA CAVA CAVA CAVA CAVA CAVA ACHOOOU!

Eu acostumei a fazer com 3, mas as vezes sai com 2.... É meio instintivo, depende da musica.
Em algumas fica legal até colocar a 5a no baixo. Da um pesão haha mas as vezes fica feio

renatocaster
Moderador
# fev/13
· votar

Quer aprender uns power chords pouco convencionais? Aprenda com o titio Dave Mustaine!

Penta_Blues
Moderador
# fev/13
· votar

Boa tarde!!!

Thyago_Trajano
cara...presta atenção na data..
O que é que tem a data?

Valeu!!!

sebber
Veterano
# fev/13
· votar

Às vezes evito com 3 dedos se desconfio que a guitarra esteja meio desafinada devido às alavancadas e bends.

Também gosto da 5ª mais grave, dependendo do momento.

Mas no geral: 2 dedos.

informal
Veterano
# fev/13
· votar

Penta_Blues
Excelente aula de algo que muitos julgam como simples coisa de iniciante. Por aí dá se ver que mesmo o simples pode se tornar complexo: parabéns pela forma clara e sólida com que apresentou as opções.
Bom, a forma que acho mais útil de executar os PC é com dois dedos, o 1 e o 3, deixando o dedo 4 livre para fazer contrapontos melódicos e tornar o acorde mais rico. Pode ser acrescentando uma sexta ou sétima como os bluseiros ou uma nona como o Andy Summers, ficando bem interessante as passagens.

denisb411
Membro Novato
# nov/17
· votar

E no caso de ser só duas cordas, vcs usam quais dedos? Indicador e mindinho ou indicador e anelar? Qual o mais recomendado?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a power chord com 2 ou 3 dedos