Uma pergunta sobre harmônicos, mas um pouco difere

    Autor Mensagem
    Fencer
    Veterano
    # abr/04


    Certo... sabemos como são feitos, conseguimos fazer, uns melhores, outros piores, eles provocam aqueles gritos lancinantes das guitarras... ou sons suaves e quase imperceptíveis quando feitos em timbre limpo... mas alguém aí sabe por que o harmônico se chama harmônico? Qual o conceito para que aquele tipo de som seja chamado assim?

    Seu craison
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    sei-la eu ja basta p/ mim saber fazelos e escutalos

    o armonico parece que limpa o som da nota tipo pega uma vibração minima da corda pode ser pq é uma vibração limpa armonica....................sei-la eu só falei besteira HAiHai

    Seu craison
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    ow talvez tenha auguma coisa a ver com os campos armonicos os quais eu naum conheço......

    Seu craison
    Veterano
    # abr/04 · Editado por: Seu craison
    · votar


    e tbm pode ser pq é um nome que soa legal tipo.....



    po mano faiz o riff na escala de Ré maior elavada a quarta potencia DE 1.567 sustenida e tErnima na setima menoR com um Harmonico artificial com um vibrato!!!!!


    PORRA É SONORO P/ CARAIO!


    haIUhaUHui

    gustavo macaco
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    acho que a nota é composta por varios harmonicos juntos

    viniciusjau
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    sei lá.. e pq "bend" se chama "bend" ??

    Leandro
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    viniciusjau
    Pq bend significa deformar (esticar a corda é deformá-la).

    Quanto ao harmônico, tem algo nas ondas sonoras que se chama harmônica. É como uma distorção na onda senoidal (do som, elétrica, ou qualquer outra q seja senoidal), tipo umas deformidades, a onda não é redondinha, bonitinha e lisinha como às vezes imaginamos.
    Não sei se tem a ver com esse caso, mas tlvz... (até pq não sei o efeito do harmônico na onda).

    babirondo
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    sei la pq harmonico eh chamado harmonico

    Whatever
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Aproveitando o tópico, alguem pode me dizer por que raios os harmônicos naturais existem em determinados pontos da guitarra? e porque as vezes são iguais, se tocados em comprimentos diferentes da corda? afinal, porque essa porra existe? heheh.

    Leandro
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Whatever
    Não sei pq existem só em certos pontos, mas acho q o negócio de soar igual em lugares diferentes é pq as duas partes da corda vibram (antes e depois do dedo). Então, em pontos diferentes, vc pode dividir a corda da mesma forma.

    babirondo
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Vou chutar uma resposta:
    Eu acho q tem a ver com o campo harmonico. Ainda estou estudando o campo harmonico por isso naum tenho certeza

    gustavo macaco
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    vc divide o comprimento da corda em 4, os harmomicos soam melhor nesses pontos

    lucilus
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Po, soh 3 ano, soh fisica, tudo vibracao de onda, entao os pontos sao especificos de acordo coma frequencia da onda...entao eh fisica pow hahuaa

    cao fofo
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    tem um harmonico loko q eu faço, vc tira o armonico na casa 5 eu acho, deixa a nota fluir e ainda faz um bend com ele ai ele muda a frequencia um pouco, moooo lokao

    Kirk_Hammett
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: Kirk_Hammett
    · votar


    Fencer

    Se chama harmônico porque gera 2 notas distintas que vibram simultaneamente. Isso é harmonia, 2 ou mais notas soando ao mesmo tempo.

    Zandor
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    O harmonico tem esse nome porque Deus Quis Assim

    fgr
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    bela pergunta!!!!!
    Não faço a minima ideia!! RSRSRS

    Sei que o harmonico é o som mais puro de uma nota!

    Whatever
    Cara, uma coisa que me deixa arrepiado é como pode uma pessoa ter a capacidade de percepção auditiva pra elaborar um campo harmonico!!!

    Li uma vez que Pitagoras esticou uma corda e foi vendo os sons feitos e reparou que quanto mais curto o espaço da vibração mais agudo fica o som, então deu notas a cada tom(sei lá que cargas d'agua deu nele pra dividir onde seria cada nota). O interessante cara é que nesses harmonicos que se dão em certos lugares se você reparar não são simples notas e sim a 3° ou a 5°(se nao me engano) ou 8° grau da corda em questão!!!!

    Muito louco essa coisa de musica!

    Dogs2
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    harmônico é alguma coisa que eu não me lembro
    mas tipo, faça isso com a boca: "uuuuuu". Os harmônicos ficam na frente.
    Agora faz "iiiii". Os harmônicos ficam atrás, por isso a dificuldade de cantar um "i" agudo.

    Tem um papo assim, que eu li num livro uma vez. Mas eu não sei o que significa.

    Shining Guitar
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: Shining Guitar
    · votar


    basicamente vc abafa a frequencia dominante (a nota) e deixa soar apenas os harmonicos.....é dae tb que vem todo o conceito de harmonia. por os harmonicos mais audiveis de uma determinada nota são sempre a sua terça e sua quinta

    Facchini
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    porra esse Seu craison é mto analfabeto....

    Shining Guitar
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    ah sim....onde vc encontra harmoinicos naturas: C= corda
    C/2
    C/3
    C/4 e assim por diante.......observando isso pitagoras criou a escala pitagoriaca (ou pitagonica) que seria um esbosso da escala diatonica que apareceria mais tarde

    Shining Guitar
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    lembrando que ninguem sabe como soa uma frequencia "pura" por exemplo um lá 440hertz se vc usar um gerador de frequencia vc vai ver a diferença pois a nota sai mais pura sem os harmonicos....

    quando vc fizer a experiencia vc vai ver que qualquer nota que vc toca em qualquer instrumento vem acompanhada de harmonicos, e os que vc consegue ouvir claramente são a terça e a quinta

    Shining Guitar
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    curiosidade que quando pitagoras observou os harmonicos e criou a escala, ele determinou que a 4°aumentada dividiria a escala no meio. por isso chamou a quarta de diabolis (aquele que divide) quando esses conceitos chegaram na europa, o papa acho que num ia ficar muito legal o pessoal da igreja falando em diabolis e mudou o nome para tritono. por isso que o tritono tem essa historia macabra mas num soa tão diabolico quanto uma 2°menor por exemplo, o tritono foi apenas um mal entendido cultural

    Flying CCCP
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    gustavo macaco
    acho que a nota é composta por varios harmonicos juntos

    É por aí mesmo, eu acho...

    Thyago Almeida
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Fencer
    Leandro
    Whatever
    gustavo macaco
    babirondo


    Bom, vou tentar dar uma explicação simples.

    A corda de um intrumento de corda eh um meio homogêneo por onde passam ondas mecanicas estacionarias. Uma caraceristica desse tipo de onda é q elas geram nós em pontos. Esses nós saum os resultados da equação soma das ondas (q vão e das q vem) onde temos amplitude zero.

    O comprimento da onda estacionaria q passa pela corda solta da guitarra é 2L, onde L eh o comprimento da corda. Ou seja, vc tem um nó em cada extremidade da corda. Esse eh o primeiro harmonico dessa corda. Se forçarmos um nó na metade da corda (traste 12) teremos a frequencia de vibração (sentida pelo captador) multiplicada por 2 (imaginem o nó agora na metade da corda formando um simbolo do infinito). Esse eh o segundo harmonico.

    Agora eh soh desenvolver o raciocinio. Onde pudermos gerar nós q possam se desenvolver linearmente ao longo da corda teremos aí mais um ponto onde faremos um harmonico. Esses pontos vc encontra dividindo sucessivamente a corda por 2, aí o harmonico sai bonitinho.

    Na pratica vc consegue dar um harmonico natural ou artificial nos pontos onde vc consegue dividir a corda por um multiplo de 2, e lembrem-se q se vc estiver apertando algum traste o comprimento da corda agora será da ponte até o seu dedo.

    Thyago Almeida
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    gustavo macaco

    acho que a nota é composta por varios harmonicos juntos


    Tah certo sua colocação. Mas na fisica 'harmonico' tem um significado diferente do harmônico da guitarra. Mas as notas q ouvimos dos nossos instrumentos saum compostas de varias frequencias soando de foma harmonica. Em um instrumento acustico as cordas fazem o corpo do instrumento vibrar e o ar dentro da caixa de ressonancia do instrumento gera varias frequencias diferentes. A soma dessas frequencias te da a nota q vc ouve e a forma como elas se interferem te da o timbre.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uma pergunta sobre harmônicos, mas um pouco difere