Ajuda... sobre improvisaçaum...

    Autor Mensagem
    feker
    Veterano
    # abr/04


    oiee..

    eu sei q u melhor geituh d aprendeh a improvisar eh improvisanduh.. i issuh eu to fazenduh..

    soh q eu inda tenhu umas duvidas... tipuh:

    eu usu a escala pentatonica menor pra improvisah i keria sabeh q outras eu posso usar (para blues e rock)...

    e tipuh.. pra naum fik sempre soh emcima d uma pentatonica eu posso usar as notas relativas?!?!?!

    e tipuh... c tm uma base d por exemplo C, D e Am... quandu a base trok d nota eu tenhu q trok a escala da improvisação tbm ou sigo cum a d C????

    c alguem souber responder....
    Valeuuuu

    feker
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    upppppppppppp

    inthelight
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    para blues e rock a mais usual é a pentatonica mesmo...Mas claro q vc pode usar outras, a maior diatonica, menor melodica, etc.

    notas relativas? como assim? vc não tá falando das escalas maiores e suas relativas menores? tipo C e Am? Se for o caso, são duas escalas com as mesmas notas, ou seja, pode usar qualquer uma.

    qdo a base trocar de acorde, provavelmente vai trocar para um acorde q está no mesmo campo harmonico, ou seja, no mesmo tom, por isso vc não precisa mudar de escala.

    algo
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    modos gregos, eficientes e legais,dá pra brincar com o braço inteiro.

    Reverbman
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Pq vc naun compra uma video-aula??

    Fear of the dark
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Alguem decifra o que ele escreveu ali...
    (foi mal veio, nao me segurei)

    estuda o campo harmonico e os modos gregos decora umas escalas, umas tecnicas pega uma base por ai e manda bala!

    LeandroP
    Moderador
    # abr/04
    · votar


    feker

    Procure usar as escalas dos acordes, mesmo pentatônica, mas cada uma sobre cada acorde. Procure também enfatizar as notas da tríade quando estiver fazendo uma pentatônica por exemplo. Mesmo que fique lento em função do raciocínio, fica legal... abre mais as portas e sai da mesmisse.

    Ouça uma música que fiz bem debochada, chama-se Cabaré Blues. Você percebe que é tudo penta, mas uma pra cada acorde, enfatizando as tríades. A música se encontra em Lá.

    http://www.cifraclub.com.br/palcomp3/mp3/goplay.php?id=1900

    feker
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    valeu a ajuda galera...... intendi....

    mas o q seria "enfatizar as tríades"???

    e alguem sabe d um tópico q fale sobre campo harmonico (nem sei o q eh isso)????

    Valeusaummm

    Edson Sousa
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Enfatizar as tríades, é deixar bem claro, no caso tocando as notas dos acordes. Quando tiver solando toque as escalas , mas enfatize as notas dos acordes onde vc estiver improvisando.
    Ex.: Am vc toca a escala menor de A, mas enfatiza as notas do acorde: la, do, mi

    LeandroP
    Moderador
    # abr/04
    · votar


    feker

    Tríades são as "três" notas do acorde. Por exemplo, quando você dedilha um simples dó maior, está tocando Dó, Mi, Sol, certo? Então quando tocar as pentas, dê mais ênfase as notas da tríade que está rolando no momento. Assim a sua melodia caminha junto com a harmonia;-)

    feker
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    bahhhhh..... nem sabia dessa história d tríades....

    intaum tríades são as 3 notas q formam os acordes.... mt legal... vo tentah decorah as tríades dus acordes principais.... e depois eu posso tentar enfatizar as tríades....

    bom.... valeu pela ajuda d todos ae!!!!!

    mais além eu volto a postar....!!!!!

    teh mais.... abraçaum pra galera ae!!

    LeandroP
    Moderador
    # abr/04
    · votar


    feker

    Quer uma dica pra decorar? Procure saber o que é CAGED e depois tu vai ver como vai mudar a maneira de ver as notas, acordes no braço... boa sorte!

    jimmypagelf
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    TIRA DA SUA CABEÇA CARA AS IDEIAS, DEIXE SUA MENTE FLUIR NA GUITA, ESQUECE UM POUCO DE ESCALAS CARA, SEJA A GUITARRA SACOU, DEIXE SUA MÃO FLUTUAR SOBRE AS ESCALAS, ESTEJA ISPIRADO SACOU!! MAS SO NÃO VAI TER UM ORGASMO RSRSRSSRSRS

    feker
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    hehehehhe..... sakeiii....

    mas tipo.... eu já ía fechar este tópico... mas agora fikei curioso....

    o q eh CAGED?????

    valeuuu

    RLima
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    no google diz:
    caged = http://www.musicfocus.com/Music_Focus_Caged.html

    é isso? um livro com técnicas "revolucionárias"?

    feker
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    será?

    feker
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    ninguem sabe u q eh CAGED????

    LeandroPanucci
    o q eh?

    Fear of the dark
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    eu tambem to querendo saber o que é isso, parece cigla de cooperativa

    inthelight
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    feker

    CAGED são as formas básicas dos acordes, vc jah deve ter percebido q existem 5 formas para 7 acordes, pois E e F são a mesma forma, assim como A e B. O que muda é q vc desloca 1 tom (2casas) para a direita de A para B, e 1/2 tom de E para F (e é necessario fazer a pestana para não mudar a estrutura, no caso do E por exemplo vc naum precisa de pestana pq a pestana seria o capotraste do instrumento, mas qdo desloca pra F tem q ter a pestana)

    Ou seja, CAGED são as formas basicas, e com a pestana vc vai formando todos os acordes com essas formas basicas

    AgSarola
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    CAGED isso deve ser os shapes, os formatos dos diferentes tipos de acorde!!!

    Black_Guardian
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    CAGED seria o seguinte, vc faz um C comunzao ai se vc subir 1 tom esse acorde(botando pestana onde eram as cordas soltas logico) vc vai ter um D(em forma de C), o mesmo acontece com todos os acordes, escalas, arpeggios etc eh soh vc ir subindo ou descendo tons e tara outros acordes etc. tipo se vc tem um arpeggio C, q nada mais eh do q a triade(1a 3a 5a), e quer fazer esse arpegio em D vc naum precisa mudar o shape e soh mudar as casas isso soh acontece nos instrumentos de corda num piado por exemplo vc teria q mudar todo shape do arpeggio para passalo para D.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda... sobre improvisaçaum...