Alguem ai eh luthier ou tm conhecimento sobre faze

    Autor Mensagem
    janick
    Veterano
    # mar/04


    ae galera blza? primeiro ja vo me desculpar pq eu acho q daki vai sair um textinho meio grande. bem, eu, tava pensando esses dias em melhorar a minha guitarra . . . n sei c eh uma boa . . . a alguns dias, tive uma ideia . . . fazer uma guitarra minha,uma strato(estou com fissura por stratocasters). mas eu n sei o custo de uma madeira para fazer o corpo . . . pensei em jacaranda ou cedro ou alder, dependendo do preço, nao pretendo gastar mtooo, mas uma boa quantia, + - 800 ou menos c puder. bem, eu queria saber se alguem tem ou sabe onde tem algum site que mostre como fazer uma stratocaster, com medidas para corte, ferramentas necessarias, esquema eletrico, . . . portanto ja aviso;eu nao tenho experiencia nenhuma com isso, porem, tenho muita força de vontade para fazer e mta vontade de fazer uma guitarra. bem, por favor, dessa vez me ajudem, eu to afim de fazer uma dessas . . . bem, e preços, eu qria saber qto q ficava + - isso e onde eu poderia comprar(onde comprar nem precisa, mas c alguem quiser me dar ideia . . . )
    bem, aki vao os preços das peças( se eskeci de alguma me avisem por favor, ok?
    - jacaranda maciço(1mX20cm)(corpo)
    - Pau marfim(1mX10cm)(braço)
    - 3 captadores single coils(nao precisa ser dos fodoes, pode ser um medianozinho)
    - 3 botoes
    - chave seletora de 5 posiçoes
    - ponte tremmolo(nao importa marca . . . tremmolo normal de strato)
    - tarraxas(nao precisa ser gotoh, mas alguma q segure bem ne . . .)
    - o jack
    - tampa de plastico atras da ponte e fiaçoes
    - escudo
    bem, por favor ajudem e deem ideia de qto sai, o projeto e tdo e tals, to afim d fazer isso . . . eu gostaria mto de ter minha propria guitarra. bem, sei la,apesar das ultimas coisas q eu falei q estava afim e nao fiz, dessa ideia eu realmente ja me interessava anteriormente(varios guitarristas tambem tm essa ideia!=P), ai eu to querendo pelo menos da um primeiro passo.
    vlw galera!

    janick
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    bem, tm mta coisa mesmo, ai vai c dificil de vcs me responderem!eheheh . . . mas ok!
    =P
    ps - Up!

    flavio
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    janick
    Kra eu vi no mercado livre q tinha um luthier q vendia corpos de guitarra stratos e telecasters...o kra cobrava 760 pelo corpo e braco...
    se nao me engano o corpo era de cedro e o braco marfim com a escala do proprio braco.

    vow procurar o link e se eu axo...

    sinceramente eu axo q +- 1100 vc monta uma guitarra descente...

    janick
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    hm . . . tm um kra q eh marceneiro la no colegio, acho q c eu de a madeira e o projeto eh so monta um orçamento com ele ne?

    JazzMaster
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    dah uma olhada no link.....
    http://www.musictechbrasil.com/bass_&_guitarparts/american/wd/corpo_gu itarra/strato_acabado/corpo_fender_stratocaster.htm

    janick
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    JazzMaster
    o preço ta em real???
    =]]]]]???
    por favor q esteja!!

    janick
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    opa, ao q parece n ta . . .

    JazzMaster
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    naum sei ao certo...manda um mail pros caras.....

    janick
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    ok . . . mas c tiver em dolar eh mto caro . . .

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    janick

    Deve ser em Reais mesmo. O custo é mais ou menos isto. Agora se for em dóllar eu vou fabricar corpo de guita e ficar rico... não é possível... tenta saber isso e posta aqui depois;-)

    i am
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    vc esqueceu um monte de coisa como trastes, parafusos, pintura, tirante, mola, e alguns detalhes q aumenta o seu custo. cara eu acho q no minimo o custo sai a R$ 1500,00.

    rocapi2000
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Fale com o Luthier Rafael Gimenez, aliás esse mes no site tem uma coluna "Dica do Luthier"que ele fala de todas as madeiras. O Email dele tmb tá lá.

    WWW.TOCANDOGUITARRA.COM.BR

    Rodrigo Almeida
    visite www.tocandoguitarra.com.br

    CORVO
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Essa peça de Jacarandá, se você achar uma com estas medidas e ela for preta, estaria avaliada por baixo no barato em uns U$3.000.00, e se você fizer um corpo de Jacarandá a guitarra, além de pesar perto de 10Kg (muito mesmo), terá um som muito fechado. Jacarandá seria somente para a escala no caso das guitarras.

    RATM
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    O jacaranda vc pode substituir por JAtoba. Sao mto parecidas essas madeiras. A mudança de som eh quase imperceptivel

    N3kr0N
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    veio, o tirante eu encontrei de 14reais, o escudo +-30
    os knobs,cada, +-7, o da chave seletora +-1, potenciometro 500,cada, +- 18, traste, no mercado livre, 40reais, captadores kent armstrong single +-57 cada, os formões +-6reais cada, lixadeira eu encontrei por 108, serra tico-tico +-180, mini-retífica, no mercado livre, +- 108 reais, prensa manual +- 12, fazer sua própria guitarra = não tem preço! hehehe

    N3kr0N
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    RATM
    O jacaranda vc pode substituir por JAtoba. Sao mto parecidas essas madeiras. A mudança de som eh quase imperceptivel
    cara sabia disso não, sa cores são parecidas, 'presta pra fazr escala tb? valeu!!!!

    CORVO
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Sem querer ser chato mas já sendo o Jacarandá não tem absolutamente nada a ver com o Jatobá, mas nada mesmo. a única madeira de qualidade similar ao Jacarandá para escalas no Brasil é a Braúna. O Roxinho também funciona pois também é da família das leguminosas, também tem os veios fechados e tem uma sonoridade muito similar à do Jacarandá, só que é roxa, mas não faça o corpo inteiro de nenhuma delas porque o som ficaria muito fechado. São boas para escalas e tampos, embora um tampo de Jacarandá saia bem caro e duvido que você consiga uma peça deste tamanho, a não ser que encontre uma porta antiga ou algo assim. Ah, se encontrar eu tô comprando.

    Madeiras legais para você fazer o corpo e que não custarão muito:
    - Marupá: É a madeira da maioria das Tagima. É leve e puxa o som mais para o agudo mas o som acaba não tendo muito corpo.
    - Cedro: Pesa um pouco mais e puxa o som um pouco mais para o médio.
    - Freijó: É mais bonita e timbra melhor em frequências mais graves.
    - Vinhático: Primo do Mogno de sonoridade similar ao Freijó, de cor mais vermelho-amarelada.

    CONSELHO: se quer mesmo fazer uma guitarra bem feita faça o curso de luthieria da B&H, mas se quer apenas uma guitarra compre uma pronta porque vai gastar bem menos pois comprar peças e montar um aguitarra sai muito mais caro do que comprar uma pronta.

    espectro
    Veterano
    # abr/04 · Editado por: espectro
    · votar


    ae veio blz?

    eu vou te dar uns conselhos:

    1º- consegue uma strato emprestada pra vc poder tirar o molde
    2º- compra uma prancha de cedro ( e meio pesada) que se consegue fácil
    3º- marca o risco do corte com o molde que tu fez e tenta levar numa madeireira ou marcenaria pra os cara corta no máximo vao te cobra uns 10 mango
    5º- compra um jogo de formão, e faz as cavidades do corpo com formão, acredite eh fácil!
    6º- desite de fazer um braço!!! eh mto foda(experiencia propria) vai num lutier e manda fazer um braço sai de 250 a 300 reais, mas um braço feito por luthier eh mto foda


    ferramentas e materiais que vc vai precisar p/ o corpo:
    formões, martelo, grosa, limas, chaves de fenda, lixas (grana 80,220,320,400,600,1200), uma furadeira tb ajudaria bastante, seladora p/ madeira(fundo,passa com pincel msm, umas 10 demãos), tinta automotiva(compra tubo de spray), verniz bi-componente(umas 10 demãos tb), pasta p/ polir (se vc vai polir a mão vc vai sofrer, e não vai ficar como o esperado, mas ate q fica bom)e cera de carro.

    e deixa pra furar, cortar e colocar a ponte so depois do braço ficar pronto, a primeira coisa que tem que fazer eh o braço!

    espectro
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    esse site pode te ajudar mas ta em ingles

    http://europa.spaceports.com/~fishbake/index.html

    RATM
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    CORVO
    Entao vah falar isso pro Henry Ho, blz???
    Manda uma carta pra ele na Guitar Player falando isso.

    CORVO
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    RATM, vou fazer isso amanhã e posto a resposta dele aqui, ok? O título será JATOBÁ.

    tubemaniac
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: tubemaniac
    · votar


    caras, eu fiz uma guitarra eu naum entendia nada de madeira nem tihna ferramenta (e nem guitarra) entaum e medi as distancias de ponte, nut e o espaco entre os trastes e fiz.
    um a migo do meu pai cortou o contorno do corpo por uns maços de cigarro e os buracos eu fiz com o formao. jah o braço foi um inferno; primeiramente eu fiz um braço de embuia bem fino, ele tinha ficado bom mas eu havia colocado o tensor errado entao tive de jogar ele fora pois minha guita depois de um tempo ficou parecendo um berimbau o braço empenou geral. ai eu achei uma madeireira onde eu compro caibros de marfim de 15 anos por em média 8 reais entaum serrei apeca no tamanho adequado e tentei bolar um jeito de serrar o braço enfim eu serrei o braço da minha guita com uma serrinha de cortar ferro. sim aquelas com um arco e uma serrinha demorei seis dias mais eu cortei e o braço ficou bom
    em termos de sonoridade a minha guita ficou boa acho ela melhor que muita fender squirer etc.
    Mas essa eu fiz na cagada, nunca achei que fosse conseguir agora eu vou comprar uma serra e ver se consigo fazer uns instrumentos profissionais sabem , ah eh eu tambem fiz um tube screamer ts 808 que ficou muito bom e tava querendo fazer uns amps de PA para a banda vou comecar um essa semana

    flw tenho que ir.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguem ai eh luthier ou tm conhecimento sobre faze