Tônica dos acordes

    Autor Mensagem
    HARD_ROCKEIRO
    Veterano
    # mar/04


    Ae pessoal, eu gostaria de uma ajuda a respeito da formação de acordes.
    Tipo, num acorde Bm7b5, dentro do campo harmônico de C, a tônica do acorde é a nota B. Então, na hora de montar o acorde no braço da guitarra, a nota mais grave do acorde deve ser necessariamente a tônica ou a ordem q as notas aparecem no braço não importa? Ou a diferença só ocorre em termos de arranjo?

    Muriciobr
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Assim, pelo q eu estudei vc usa a mais grave como tônica sim, no caso B. Se vc mudar por exemplo pondo o D(3º menor) vc fará o Acorde B, mas com sua primeira inversão, se vc por F#(5º) será B com a segunda inversão. Espero não ter complicado mais ainda

    HARD_ROCKEIRO
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Muriciobr
    Mas se eu inverter o acorde, isso alterará a sequência dos acordes do encadeamento? Tipo, se esse acorde for invertido, os acordes q vierem na progressão terão q ser invertidos tb?

    Muriciobr
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Não necessáriamente, pq B com o Baixo em D ou em qualquer outra inversão não deixa de ser B, por isso ele não afeta os outros acordes da cadência. Mas se vc inverter os outros acordes dará um toque a mais na sua cadência harmônica

    GuitarHouse
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    E ai.

    Bm7b5. Tonica eh o B. Baixo em B

    Se fosse Bm7b5/D ai seria com o baixo em D, apenas trocaria a ordem.(talvez em locais restritos para montá-lo)

    HARD_ROCKEIRO
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Valeu ai galera, foi uma ajuda e tanto

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    HARD_ROCKEIRO

    A nota mais grave pode ser qualque uma da formação do acorde. O que pode determinar isso é o caminho do baixo sobre a melodia. Por exemplo em uma caída diatônica de Fá pra Ré menor, você coloca um Dó com baixo em Mi:

    | F | C/E | Dm |


    No caso do acorde Bm7(b5) pode ser considerado um G7(9) com terça no baixo... uma boa oportunidade pra substituição de acordes ou tocar um acorde e arpejar outro num solo.

    HARD_ROCKEIRO
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    LeandroPanucci

    Mas no caso, substituir o acorde Bm7(b5) por um G7(9) com terça no baixo vai depender do campo harmônico em q estiver a progressão, ou essa substituição pode ocorrer sempre?

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    HARD_ROCKEIRO

    Pra não tropeças nas minhas palavras, eu diria quase sempre.... talvez 98% das aplicações....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tônica dos acordes