Como melhorar a velocidade do raciocínio harmônico

    Autor Mensagem
    nIgHtWoLf
    Veterano
    # mar/04


    Pessoal , preciso da ajuda de vcs, por exemplo, eu tenho uma harmonia jazz pra improvisar, mas eu realmente me sinto seguro improvisando se eu me guiar pelo meu ouvido, pois improvisar pensando nas notas de tensao, notas a evitar, eu acho difícil pra cacete,pois tem que ter as notas do acorde ja na cabeca e pensar rápido eu acho dificil, ainda mais que a harmonia muda de acorde varias vezs durante a música. Vcs tem dicas pra aumentar a velocidade do raciocínio no improviso?

    stratopeido
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    vai jogar xadrez

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    nIgHtWoLf

    Estude o CAGED, inversões e pense nas categorias de acorde. Uma vez eu escrevi que os acordes maiores não possuem sétima menor e fui pixado. As categorias dos acordes indicam o que deve ser feito. Quanto ao acorde maior nunca possuir sétima menor é uma verdade. Temos essas categorias: Maior, Menor, Aumentado, Diminuto e Dominante e o acorde com sétima menor se enquadra nesta última categoria: Dominante.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    Se você pensar na categoria do acorde é muito mais fácil, porque você já conhece a sua estrutura básica e o contexto harmônico que vai dizer qual a tensão que um determinado acorde pode ter.

    nIgHtWoLf
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Se parar pra pensar qquais as notas eu consigo, mas to dizendo, como aquele caras fodoes do jazz olham aquele harmonia fodona e sabem perfeitamente que notas tem cada acorde que é tocado, a velocidade do raciocinio deles é bem rápida

    Digao
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    nIgHtWoLf

    escute muito jazz... pq um charlie parker nao pensava em acordes pra fazer o q ele fazia...

    Digao
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    nIgHtWoLf

    escute muito jazz... pq um charlie parker nao pensava em acordes pra fazer o q ele fazia...

    Dae e so tentar pegar a manha...

    eu como nao toco muito jazz.. so tento bricar... tento achar um tom e ficar em cima daquilo... mas tentando sentir as varias mudadas q tem... o negocio e conhecer bem o tema q vc vai tocar...

    eiji
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    vc naum tem q pensar .. tem q ter visualizado.... eh pratica , paciencia , se vc soh se basear no ouvido vai perder muito ... do mesmo jeito q soh se baser na tecnica

    eiji
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    vc naum tem q pensar .. tem q ter visualizado.... eh pratica , paciencia , se vc soh se basear no ouvido vai perder muito ... do mesmo jeito q soh se baser na tecnica

    AllanFly
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    nIgHtWoLf

    Eles treinam muito, ninguém nasce assim. Faça bases com acordes e depois fique solando em cima. Faça isto apenas para um tom, os outros são relativos e logo análogos. A prática leva à perfeição, não há outro modo. Dê ouvidos ao que o LeandroPanucci fala, eu vi o site dele.

    Digao
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    e se tirar o jazz... tipo num blues ou coisa assim (q e o q mais toco)... eu uso sempre a penta mas com algumas variacoes... tipo em A maior posso usar A maior mesmo... ou G maior ou C maior... e colocando algumas outras notas q teoricamente estariam fora desses tons mas soam legais..

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    nIgHtWoLf

    QUER UM CONSOLO? Wes Montgomery não sabia nada do que tocava.

    eiji
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    bom se vc for a reencarnação dele vai se dar bem ...se naum estuda...hehehe

    Digao
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    e tocava so com o dedao...

    i am
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    nao ouca Malmmestein!

    nIgHtWoLf
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    LeandroPanucci

    Ja estou um pouco aliviado, hehe

    nIgHtWoLf
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    i am

    Porque nao ouvir malmsteen? eu acho ele bem foda

    i am
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    malmsteen nao é guitarrista1 ele é digitador musical! ele so desse e sobe escalas em alta velocidade.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    Estude todas as cadências II, V, I que você ouvir por aí. Veja alguma delas:

    Dm7, G7(9), C7M

    F#m7(b5), B7, Em7

    Gm7, C7(#5), F7M

    Fm6, Bb7, Eb7M

    Ou o mais tradicional clichê de 5as:

    |: Dm7, G7, C7M, F7M, Bm7(b5), E7, Am, G/B, C, C#dim :|

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    Dominar as inversões e substituições também ajuda, veja como:

    O que um G7 e um Bm7(b5) tem em comum. Até então que os dois são de função dominante. Agora adicione mais uma terça sobre o G7. O que vira? Um G7(9)... mais o que isso tem a ver com o meio diminuto Bm7(b5)???

    Qual é a 3ª de G7(9)? É o Si... Então inverta o G7(9) e transforme ele num G7(9)/B... o mesmo se tornará um Bm7(b5).

    São acordes equivalentes. Então sobre qualquer acorde de função dominante você encontrará um diminuto (falo diminuto porque o clima entre o diminuto e o meio-diminuto é muito parecido) no III° grau. Ou seja, experimente solar um Bdim sobre um G7, ou um Ddim sobre um G7. Ou um Fdim sobre um G7. Ou um G#dim sobre um G7... é a mesma coisa.

    Outra coisa interessante são como as inversões pode confundir o ouvido, criando nuances e climas muito intrigantes. Experimente esta progressão e observe o último acorde:

    | C | C#° | Dm7 | D#° | Em7 |

    Este simple mi menor com sétima pode ser encarado como um Dó com nona e baixo em mi (primeira inversão).




    e------------------------------------------------------
    B---5---5---6---7---8-----------------1----------------
    G---5---3---5---5---7-----------------0----------------
    D---5---5---3---7---5-----------------2----------------
    A---3---4---5---6---7---0-1-2-3-------3----------------
    E------------------------------------------------------


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como melhorar a velocidade do raciocínio harmônico